Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0452 - Higiene e Segurança do Trabalho
Occupational Healther and Safetty

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação: 02/08/2011

Objetivos
Apresentar ao aluno o ambiente institucional destinado à higiene e segurança do trabalho, isto é, as instituições e responsabilidades dos profissionais de engenharia. Discutir os principais riscos de acidentes e doenças de trabalho no setor produtivo. Fornecer ao aluno uma capacidade de identificar os principais riscos e saber agir profissionalmente quanto a eles.
 
 
 
Programa Resumido
Aulas Teóricas:Parte I  
Ambiente Institucional para a prevenção de acidentes e segurança do trabalho: visão geral das condições de higiene e segurança do trabalho no Brasil; legislação vigente em higiene e segurança do trabalho; órgãos de segurança e medicina do trabalho; profissionais que atuam em Higiene e Segurança do Trabalho; perspectivas da Higiene e Segurança do Trabalho em função da modernização tecnológica e administrativa.
Aulas Teóricas: parte II
Avaliação e preenção dos principais riscos de acidentes: estudo dos agentes principais agentes agressivos ocupacionais e de metodologias para desenvolvimento de programas de prevenção desses riscos.
Haverá aulas práticas de laboratório.
 
 
 
Programa
Aulas Teóricas: Parte I
Ambiente Institucional para a prevenção de acidentes e segurança do trabalho: visão geral das condições de higiene e segurança do trabalho no Brasil; legislação vigente em segurança do trabalho; órgãos de segurança e medicina do trabalho; profissionais que atuam em Higiene e Segurança do Trabalho; perspectivas da Higiene e Segurança do Trabalho em função da modernização tecnológica e administrativa.
Parte II
Avaliação e prevenção dos principais riscos de acidentes: estudo dos agentes principais agentes agressivos ocupacionais e de metodologias para desenvolvimento de programas de prevenção desses riscos.
Aulas Práticas de Laboratório:
Aula: Estudo de normas regulamentadoras: Objetivo didático: Trabalho em Grupo para demonstrar aos alunos a estrutura das Normas Regulamentadores do Ministérico do Trabalho. O objetivo é ensinar aos alunos como consultá-las, a partir de casos práticos.
Aula: Preparação de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: Objetivo Didático: Demonstrar aos alunos o que é um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e dar-lhes a oportunidade de preparar uma avaliação de riscos em um posto de trabalho.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas, seminários em equipe, visitas a indústrias e realização de trabalhos em grupo..
Critério
Serão atribuídas notas para todos os exercícios, seminários e trabalhos realizados pelo aluno no decorrer da disciplina. O critério de aprovação é a obtenção da média maior que cinco do total de notas atribuído.
Norma de Recuperação
Prova única com nota maior ou igual a 5.00 (cinco).
 
Bibliografia
     
Básica:
MINISTÉRIO DO TRABALHO. Normas Regulamentadoras. Disponível em
BUSCHINELLI, J.T.P, ROCHA, L.E., RIGOTTO, R.L. (orgs) Isto é trabalho de gente?: vida, doença e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1993.
Consulta:
ARAUJO, G. M.; REGAZZI, R. D. Perícia e avaliação de ruído e calor: teoria e prática. Rio de Janeiro: (s.n.), 2002.
GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0452

Clique para consultar o oferecimento para SEP0452

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP