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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0500 - Organização: conceitos, metodologias e modelagem
Organization: concepts, methodologies and modeling

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Objetivo instrucional: capacitar os alunos a compreender os limites e pressupostos da Organização para diagnosticar e propor ações de melhorias para problemas de natureza administrativa, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio.

Objetivo de aprendizagem: ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de compreender as variáveis de um problema de natureza administrativa, propor ações de melhoria, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
861467 - Fabio Muller Guerrini
 
Programa Resumido
Diagnóstico e ações de melhoria para problemas de natureza administrativa utilizando a metodologia de sistemas soft (SSM); Captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação utilizando o método For Enterprise Modeiing (4EM); Modelagem de processos de negócio utilizando a linguagem Business Process Modeling and Notation (BPMN 2.0).
 
 
 
Programa
Módulo l: Diagnóstico e ações de melhoria para problemas de natureza administrativa.
Definições preliminares: o que é metodologia de sistemas soft, etapas da metodologia.
Identificar os elementos essenciais da modelagem: foco, intenção e usuário.
Situação Probremática: identificar a estrutura da situação, o processo da situação, o clima da situação, elaborar uma figura rica representando os elementos essenciais. Declarar uma questão a ser respondida a partir dos elementos anteriores para definir a situação problemática expressa.
Definição chave de sistemas relevantes: Identificar o CATWOE, PQR, critérios de desempenho baseado em eficiência, eficácia e efetividade,
Modelo conceituai: Identificar a entidade a ser transformada, a entidade em processo de transformação e a entidade em estado de transformação correlacionadas com as etapas do modelo conceitual, Realizar a comparação do modelo conceitual com a situação problemática expressa,
Melhorias e ações: identificar as melhorias sistemicamente desejáveis e culturalmente possíveis e propor as ações de melhoria.
Módulo II: Captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Definições preliminares: introdução ao método For Enterprise Modeling (4EM)
Objetivos organizacionais: desenvolver o modelo de objetivos identificando os objetivos, oportunidades, ameaças, pontos fracos e pontos fortes.
Regras de negócios: desenvolver o modelo de regras de negócios associando as regras negócios aos objetivos.
Processos de negócios: desenvolver o modelo de processos de negócios, identificando as entradas, processos e saídas em uma visão estratégica.
Atores e recursos: desenvolver o modelo de atores e recursos identificando as unidades organizacionais, unidades individuais, papéis e recursos,
Requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação: desenvolver o modelo de componentes e requisitos técnicos, identificando os objetivos do sistema de informação, os requisitos funcionais e os requisitos não funcionais e correlacionar com os principais elementos dos outros modelos.
Conceitos: desenvolver o modelo de conceitos, identificando os conceitos que foram subentendidos nos modelos anteriores, e seus respectivos atributos, para que as pessoas da Organização tenham uma compreensão comum.
Módulo III- Modelagem de processos de negócio
Desenvolver a modelagem de processos de negócio a partir do processo definido com o método 4EM, detalhando as atividades e identificando as entidades presentes com a linguagem BPMN 2.0.

INCLUIR 60 HORAS DE CARGA HORÁRIA EXTENSIONISTA.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: A disciplina será orientada para o desenvolvimento de casos. A documentação dos casos deve ser elaborada a cada au!a, e, a cada etapa seguinte, incorpora-se na modelagem o aprendizado da etapa anterior. Para as entregas semanais será utilizado um documento para facilitar a discussão e a entrega ao final da aula. Para os relatórios de cada módulo será utilizado um documento no qual os modelos devem ser adicionados, acrescidos de um texto descritivo. A correção dos casos será feita por pares e apresentação expositiva pelos alunos. Ao final do módulo haverá uma prova individual. Método: O método baseia-se no principio de aprendizagem ativa, no qual o aluno produz conteúdo como resultado da disciplina. Nesse sentido, a disciplina será orientada para o desenvolvimento dos casos e abordagem de sala de aula invertida, que prevê atividades para serem realizadas antes, durante e após as aulas: "Antes da aula": assistir os vídeos e ler a bibliografia indicada. "Durante a aula": fazer uma avaliação do conteúdo assimilado nas atividades antes da aula. O professor desenvolverá um caso com a participação dos alunos e, em seguida, os alunos desenvolverão um caso com a assistência do professor para dirimir dúvidas, "Após a aula": postar o caso para correção por pares. É importante ressaltar que a disciplina dispõe de dois créditos-trabalho para o desenvolvimento das atividades ANTES e APÓS as aulas.
Critério
Provas: 70%; Casos: 20%; Atividades de apoio ao aprendizado: 10% Critério de Aprovação: O critério de aprovação é que nota final seja igual ou maior que cinco (5).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócio BPM. Rio de Janeiro, Campus, 2014.
GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; CAZARINI, E.W.; PÁDUA, S.I.D. Modelagem da Organização: uma visão integrada, Porto Alegre, Bookman, 2014.
GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para engenheiros. Rio de Janeiro, Elsevier-Campus, 2016.

Complementar
P1DD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão, Porto Alegre, Bookman, 1998.
 

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