Objetivo instrucional: capacitar os alunos a compreender os limites e pressupostos da Organização para diagnosticar e propor ações de melhorias para problemas de natureza administrativa, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio. Objetivo de aprendizagem: ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de compreender as variáveis de um problema de natureza administrativa, propor ações de melhoria, capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação e modelar processos de negócio.
Diagnóstico e ações de melhoria para problemas de natureza administrativa utilizando a metodologia de sistemas soft (SSM); Captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação utilizando o método For Enterprise Modeiing (4EM); Modelagem de processos de negócio utilizando a linguagem Business Process Modeling and Notation (BPMN 2.0).
Módulo l: Diagnóstico e ações de melhoria para problemas de natureza administrativa. Definições preliminares: o que é metodologia de sistemas soft, etapas da metodologia. Identificar os elementos essenciais da modelagem: foco, intenção e usuário. Situação Probremática: identificar a estrutura da situação, o processo da situação, o clima da situação, elaborar uma figura rica representando os elementos essenciais. Declarar uma questão a ser respondida a partir dos elementos anteriores para definir a situação problemática expressa. Definição chave de sistemas relevantes: Identificar o CATWOE, PQR, critérios de desempenho baseado em eficiência, eficácia e efetividade, Modelo conceituai: Identificar a entidade a ser transformada, a entidade em processo de transformação e a entidade em estado de transformação correlacionadas com as etapas do modelo conceitual, Realizar a comparação do modelo conceitual com a situação problemática expressa, Melhorias e ações: identificar as melhorias sistemicamente desejáveis e culturalmente possíveis e propor as ações de melhoria. Módulo II: Captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação. Definições preliminares: introdução ao método For Enterprise Modeling (4EM) Objetivos organizacionais: desenvolver o modelo de objetivos identificando os objetivos, oportunidades, ameaças, pontos fracos e pontos fortes. Regras de negócios: desenvolver o modelo de regras de negócios associando as regras negócios aos objetivos. Processos de negócios: desenvolver o modelo de processos de negócios, identificando as entradas, processos e saídas em uma visão estratégica. Atores e recursos: desenvolver o modelo de atores e recursos identificando as unidades organizacionais, unidades individuais, papéis e recursos, Requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação: desenvolver o modelo de componentes e requisitos técnicos, identificando os objetivos do sistema de informação, os requisitos funcionais e os requisitos não funcionais e correlacionar com os principais elementos dos outros modelos. Conceitos: desenvolver o modelo de conceitos, identificando os conceitos que foram subentendidos nos modelos anteriores, e seus respectivos atributos, para que as pessoas da Organização tenham uma compreensão comum. Módulo III- Modelagem de processos de negócio Desenvolver a modelagem de processos de negócio a partir do processo definido com o método 4EM, detalhando as atividades e identificando as entidades presentes com a linguagem BPMN 2.0. INCLUIR 60 HORAS DE CARGA HORÁRIA EXTENSIONISTA.
BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócio BPM. Rio de Janeiro, Campus, 2014. GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; CAZARINI, E.W.; PÁDUA, S.I.D. Modelagem da Organização: uma visão integrada, Porto Alegre, Bookman, 2014. GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para engenheiros. Rio de Janeiro, Elsevier-Campus, 2016. Complementar P1DD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão, Porto Alegre, Bookman, 1998.