Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0500 - Organização: conceitos, metodologias e modelagem
Organization: concepts, methodologies and modeling

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
A proposta da disciplina é aprender a raciocinar sobre um problema de natureza administrativa utilizando os conceitos de modelagem de diferentes perspectivas teóricas. O objetivo dessa abordagem é que a pessoa seja capaz de identificar o método mais adequado para modelar um problema, em função do nível de decisão.
     Os fundamentos da Administração visam apresentar a formação do pensamento administrativo, a partir de temas organizacionais relacionados a estrutura, decisão, tecnologia e comportamento. Discute-se o aspecto racional-legal, o processo administrativo baseado nas etapas de planejamento, organização, liderança e controle; e os tipos de dominação distinguem diferentes tipos de autoridade; a superconformidade; e, finalmente, o que seria uma Organização pós-burocrática.
      As idéias fundadoras do projeto da Organização surgem com a definição da Organização Burocrática, como um modelo de compreensão da Organização como um sistema social. O princípio da racionalidade limitada delimita o processo decisório do administrador, a partir de seu conhecimento, crenças e interesse no assunto, de forma a buscar uma solução que satisfaz o problema. Os sistemas sociotécnicos propõem um modelo de análise de trabalho baseado nos conceitos de otimização conjunta de sistemas sociais com sistemas técnicos. A visão contingencial preconiza que não há uma teoria administrativa que possa ser aplicada indistintamente para todas as empresas, sugerindo que para cada empresa deve ser desenvolvido um projeto de Organização. Nesse contexto, observa-se que a modelagem pode ser uma vertente para implementar o projeto da Organização.
      O problema de natureza administrativa necessita ser inserido em um contexto mais amplo, para que ele possa ser compreendido. Uma situação que se apresenta para no mundo real, normalmente, é um problema desestruturado, que necessita de um esforço para ser expresso de forma inteligível. O pensamento sistêmico vai permitir identificar os conceitos relevantes para que problema possa ser abordado através de um modelo conceitual que será comparado com a situação real expressa. A partir dessa  comparação entre o pensamento sistêmico e o mundo real, identificam-se as mudanças possíveis e desejadas e propõem-se as ações para melhorar a situação expressa. Há, portanto, um diagnóstico necessário que parte de uma situação atual para propor uma situação futura desejada.
     As ações de melhoria definem um foco, uma intenção e o usuário para o qual será desenvolvido o modelo de empresa. O modelo de empresa possui uma visão de alto nível, de caráter estratégico, que visa o desdobramento dos objetivos organizacionais em processos de negócio que são definidos e operacionalizados por atores e recursos e baseados em regras de negócio. O modelo de empresa faz a captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.
     Em uma visão mais direcionada para as questões operacionais, é possível compreender, documentar, modelar, analisar, simular e executar a empresa através dos processos de negócio, mudar continuamente os processos de negócio e os recursos envolvidos para melhoria de desempenho. Essa visão permite alinha processos operacionais de diferentes áreas, garantindo um foco maior e criação de valor por toda a cadeia de valor. A visão por processos de negócio alinha objetivos transversalmente a todos os departamentos.
     A apresentação da proposta da disciplina correlaciona essas diferentes abordagens e utiliza projetos específicos para cada um dos módulos de forma a aplicar as técnicas e métodos pertinentes a cada abordagem respectivamente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
861467 - Fabio Muller Guerrini
 
Programa Resumido
Fundamentos da administração, Elementos de Projeto da Organização, Metodologia de Sistemas Soft (SSM); modelagem da Organização (4EM); Modelagem por Processos (BPN2.0).
 
 
 
Programa
Módulo I: Fundamentos da Administração
Definição de Administração, o processo administrativo, os papéis do administrador; Organização e tipos de dominação, superconformidade, Organização pós-burocrática; Teorias Modernas e Contemporâneas de Administração.

Módulo II: Elementos de Projeto da Organização
Princípio da racionalidade limitada, sistemas sociotécnicos, abordagem contingencial; Elementos técnicos: autoridade, planejamento, tecnologia, estrutura, poder; Elementos comportamentais: influência, motivação, grupo, liderança, cultura organizacional; Elementos cognitivos: persuasão, negociação, decisão, estratégia emergente.

Módulo III: Metodologia de sistemas soft (SSM)
Situação problemática desestruturada, situação problemática expressa, definições-chave, modelo conceitual, comparação do modelo conceitual com a situação problemática expressa, mudanças possíveis e desejáveis, ações para melhorar a situação expressa.

Módulo IV: Modelagem da Organização (4EM)
Objetivos, regras de negócio, atores e recursos, processos de negócio, componentes e requisitos técnicos, conceitos, análise de consistência dos modelos, captura de requisitos organizacionais para o desenvolvimento de sistemas de informação.

Módulo V: Modelagem por Processos (BPM2.0)
BPM: definição, modelagem com BPMN 2.0, validação, simulação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: A disciplina será orientada para o desenvolvimento de casos. A documentação dos casos deve ser elaborada a cada au!a, e, a cada etapa seguinte, incorpora-se na modelagem o aprendizado da etapa anterior. Para as entregas semanais será utilizado um documento para facilitar a discussão e a entrega ao final da aula. Para os relatórios de cada módulo será utilizado um documento no qual os modelos devem ser adicionados, acrescidos de um texto descritivo. A correção dos casos será feita por pares e apresentação expositiva pelos alunos. Ao final do módulo haverá uma prova individual. Método: O método baseia-se no principio de aprendizagem ativa, no qual o aluno produz conteúdo como resultado da disciplina. Nesse sentido, a disciplina será orientada para o desenvolvimento dos casos e abordagem de sala de aula invertida, que prevê atividades para serem realizadas antes, durante e após as aulas: "Antes da aula": assistir os vídeos e ler a bibliografia indicada. "Durante a aula": fazer uma avaliação do conteúdo assimilado nas atividades antes da aula. O professor desenvolverá um caso com a participação dos alunos e, em seguida, os alunos desenvolverão um caso com a assistência do professor para dirimir dúvidas, "Após a aula": postar o caso para correção por pares. É importante ressaltar que a disciplina dispõe de dois créditos-trabalho para o desenvolvimento das atividades ANTES e APÓS as aulas.
Critério
Provas: 70%; Casos: 20%; Atividades de apoio ao aprendizado: 10% Critério de Aprovação: O critério de aprovação é que nota final seja igual ou maior que cinco (5).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BALDAM, R.; VALLE, R.; ROZENFELD, H. Gerenciamento de processos de negócio BPM. Rio de Janeiro, Campus, 2014.
GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; CAZARINI, E.W.; PÁDUA, S.I.D. Modelagem da Organização: uma visão integrada, Porto Alegre, Bookman, 2014.
GUERRINI, F.M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para engenheiros. Rio de Janeiro, Elsevier-Campus, 2016.

Complementar
P1DD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para a tomada de decisão, Porto Alegre, Bookman, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0500

Clique para consultar o oferecimento para SEP0500

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP