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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0501 - Pensamento Administrativo: História, Movimentos, Escolas
Management Thought: History, Movements, Schools

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é desenvolver competências de concepção de modelos de gestão por meio do diagnóstico e solução de problemas administrativos, analisando em perspectiva histórica os grandes referenciais modernos e contemporâneos da administração.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
 
Programa Resumido
1.FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. Definição de administração. Funções do administrador. Organização tradicional. Organização burocrática. 2. TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO. Movimento da racionalização do trabalho. Movimento das relações humanas. Movimento dos sistemas. Movimento da contingência. 3. TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO. Organização pós-moderna. Movimento da qualidade. Movimento da reengenharia. Movimento do conhecimento. 4. MUDANÇAS E CRÍTICAS À TEORIA ADMINISTRATIVA. Teorias interorganizacionais. Crítica.
 
 
 
Programa
 MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO. Realizar coisas com e através de pessoas. Administração e organização. O conceito de organização. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR. Abordagem do Processo. Abordagem dos Papéis. Outras contribuições. ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL. Ordem social. Dominação e autoridade. Legitimidade. Ofício. Artesanato. ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA. Impessoalidade.
Formalismo. Administradores profissionais. Deveres de administrador governados pelas regras.
 MÓDULO 2: TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO.
MOVIMENTO DA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO. Escola Científica. Escola Clássica. Escola da Psicologia Industrial. MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS. Escola das Relações Humanas. Escola dos Sistemas Cooperativos. Escolas Racionalistas. MOVIMENTO DOS SISTEMAS. Escola Institucional. Escola do Comportamento Humano. Escola Neoclássica. Escola Sociotécnica. Escola da Engenharia Industrial. MOVIMENTO DA CONTINGÊNCIA. Escola da Contingência. Escola do Comportamento Organizacional.
Escola do Planejamento Estratégico. Escola da Administração da Produção.
 MÓDULO 3: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO. ORGANIZAÇÃO PÓS-MODERNA. Superação ou atualização da burocracia? Base de legitimidade. Tecnologia da informação. Estrutura flexível. MOVIMENTO DA QUALIDADE. Histórico. A filosofia da gestão total da qualidade. Participação ampla. O cliente entra em cena. MOVIMENTO DA REENGENHARIA. Histórico. Reestruturação geopolítica, dos estados e dos mercados. Reestruturação das corporações. Corte nas estruturas. Processo de negócio. MOVIMENTO DO CONHECIMENTO. Síntese processo e comportamento. Gestão do conhecimento. Formalização do conhecimento. Conhecimento além dos sistemas de informação.
 MÓDULO 4: MUDANÇAS E CRÍTICAS À TEORIA ADMINISTRATIVA. TEORIAS INTER-RGANIZACIONAIS. Ambiente organizacional. Teoria da Contingência. Teoria Institucional. Teoria da Dependência de Recursos. Teoria da Ecologia Organizacional. CRÍTICA. Racionalidade instrumental e substantivada na ação do administrador. Economicismo e humanismo em Administração. Teoria Crítica nos estudos
Organizacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina usará o método de ensino-aprendizagem conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) e terá como principal novidade a ênfase na aprendizagem centrada no aluno, esforçando-se em obter a participação ativa do aluno. Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. O professor é um facilitador da aprendizagem.
Critério
A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações: a) não concentrar em um único instrumento de avaliação, serão utilizados: provas, relatórios, apresentações orais, debates e auto avaliação; b) não concentrar em uma única ocasião de avaliação, os vários instrumentos serão aplicados no decorrer dos quatro módulos. 1. Diagnóstico e solução de problemas em grupo (12 ocorrências) .......2,0 2. Provinhas: avaliações parciais (4 ocorrências) ...................................4,0 3. Auto avaliação de desempenho (1 ocorrência) ...................................1,0 4. Prova final (1 ocorrência) .....................................................................3,0 Critério: Os conteúdos serão avaliados pela aprendizagem de conhecimentos de Administração, especialmente a atuação do administrador, e das habilidades de diagnóstico e solução de problemas administrativos. Os instrumentos de avaliação buscam a avaliar esses dois aspectos.
Norma de Recuperação
1. Prova de todo conteúdo com valor de dez pontos.
 
Bibliografia
     
1) MOTTA, F.C.P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. 4a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2022.
2) WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento clássico. São Paulo: Ática, 2008.
3) WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento moderno. São Paulo: Ática, 2008.

Complementar
1) ARAGÃO, J. E. O. S.; ESCRIVÃO FILHO, E. Introdução à Administração: Desenvolvimento Histórico, Educação e Perspectivas Profissionais. São Paulo: Atlas, 2016.
2) CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 8a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
3) ESCRIVÃO FILHO, E.; PERUSSI FILHO, S. Teorias de administração: introdução ao estudo do trabalho do administrador. São Paulo: Saraiva, 2010.
4) GUERRINI, F. M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para Engenheiros. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
5) KWASNICKA, E. L. Teoria geral da administração. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2011.
6) MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2015.
7) NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.
8) TRAGTENBERG, M. Burocracia e administração. São Paulo: Ática, 1980.
9) WARLICH, B.M.S. Uma Análise das Teorias de Organização. Rio de Janeiro: FGV, 1986.
 

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