Objetivos didáticos: provocar discussões sobre a tecnologia da informação e comunicação (TIC) no contexto estratégico das organizações e trabalhar os conceitos relacionados ao desenvolvimento e uso de sistemas de informação Objetivos instrucionais: ao final, o aluno deverá ter adquirido o conhecimento dos conceitos relacionados aos sistemas informatizados, modelos, TIC e de uma metodologia para o desenvolvimento de um sistema de informação. Deverá também ser capaz de fazer uma análise crítica e estratégica do uso da TIC no contexto das organizações. Habilidades: na condução dessa disciplina pretende-se também desenvolver e trabalhar algumas habilidades necessárias à vida profissional do aluno, tais como: comunicação oral e escrita, estruturação de problemas, desenvolvimento de liderança e trabalho colaborativo/cooperativo por meio da valorização do trabalho em equipe.
Modelagem Organizacional. Sistemas de informação. Metodologias e linguagens. Projeto de uma empresa baseada em sistema de informação sob o ponto de vista estratégico. Desenvolvimento do pensamento crítico, espírito colaborativo e liderança.
Modelagem Organizacional: conceito, definições e aplicações. Sistemas de informação: conceito, definições, arquitetura, ciclo de vida e aplicações.Metodologias e linguagens: Metodologia EKD (Enterprise Knowledge Developing), Análise Essencial de Sistemas, Modelagem de Banco de Dados e Linguagem UML (Unified Modeling Language). Projeto de uma empresa baseada em sistema de informação: Modelo organizacional, modelo lógico e modelo físico do sistema de informação, modelo de dados (entidade-relacionamento). Avaliação crítica sobre a estrutura organizacional proposta além dos aspectos relacionados à ética e sustentabilidade.Metodologia:As competências serão desenvolvidas com a utilização da metodologia PBL (Problem Based Learning), apoiada no processo pedagógico pela metodologia da problematização. Os alunos são divididos em equipes que recebem os desafios baseados em problemas reais. Esses desafios são trabalhados pelas equipes durante a semana por meio de trabalhos de pesquisa individuais, reuniões presenciais e debates em ambientes virtuais, como: fóruns, wikis, mídias sociais etc. Na aula presencial, coordenada pelo professor, a disciplina será desenvolvida com base nos princípios de aprendizagem colaborativa. Utiliza-se a metodologia PBL, centrada no trabalho em equipe, no desenvolvimento do pensamento crítico por meio do desenvolvimento de projeto. O projeto será desenvolvido baseando-se em uma pequena empresa, se possível real, onde o ciclo de vida do sistema de informação será exercitado passo a passo. Com o desenvolvimento do modelo organizacional o aluno terá a oportunidade de vivenciar os problemas relacionados à construção de um sistema de informação. O projeto será desenvolvido de forma compartilhada com as disciplinas: Empreendedorismo e Projeto de Investimentos, e terá peso 0,6 na nota final do aluno.Além do projeto, os grupos irão desenvolver atividades para o desenvolvimento de liderança e pensamento crítico. Periodicamente serão desenvolvidas avaliações pelos pares, sobre o desempenho do líder e dos colegas da equipe, proporcionando a dinâmica de substituição do líder sempre que a equipe julgar conveniente, sempre sob a supervisão e mediação do professor. Requisitos: Sala preparada para trabalhos em equipes com computadores e Internet.
RAINER Jr., R. Kelly; CEGIELSKI, Casey G. – Introdução a Sistemas de Informação: Apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. 3ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.O'BRIEN, James A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2ed. São Paulo: Saraiva, 2004.LUCAS Jr., Henry C. Tecnologia da Informação: tomada de decisão estratégica para administradores, Rio de Janeiro: LTC, 2006LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informações Gerenciais: administrando a empresa digital. 5ed. São Paulo: Pearson, 2004.Manuais referentes às Metodologias e linguagens utilizadas.