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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0529 - Administração e Empreendedorismo
Management and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender a natureza do processo administrativo e do processo empreendedor. Simular a ideação, planejamento e apresentação da ideia de um novo negócio de forma simplificada.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
3691626 - Maicon Gouvêa de Oliveira
 
Programa Resumido
Teorias da Administração;
Gestão Estratégica e Projeto de Organizações;
Inovação e Propriedade Intelectual
Criatividade e Ambiente Inovador
Empreendedores e Processo Empreendedor
Oportunidades e Modelos de Negócio
Plano de Negócios
Assessoria e Negociação Empresarial.
 
 
 
Programa
1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Administração e Organização. O conceito de organização. Funções do Administrador. Teorias Clássicas e Contemporâneas da Administração.
2. GESTÃO ESTRATÉGICA E PROJETO ORGANIZACIONAL: Propósito dos planos. Tipos de estratégia. Visão e missão organizacional. Processo estratégico. Diferenciação e integração organizacional. Centralização e descentralização. Padronização e adaptação. Estruturas mecânicas e orgânicas. Autoridade. Controle. Tipos de estrutura.
3. INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL: Definição de inovação. Invenção e inovação. Tipos de Inovação. Inovação Aberta e Fechada. Definição de propriedade intelectual. Dimensões de Direito de Propriedade Intelectual. Tipos de Direitos. Direito de Autor e Conexos. Patentes de Invenção e Modelo de Utilidade. Marcas. Desenho Industrial. Programas de Computador. Indicação Geográfica. Segredo Industrial.
4. CRIATIVIDADE E AMBIENTE INOVADOR: Definição de Criatividade. Processo Criativo. Confiança Criativa. Inovação no Mercado Globalizado. Valor Agregado e Balança Comercial. Competitividade em Inovação. Formação de Novas Ideias. Características dos Ambientes Inovadores. Gestão Organizacional para Inovação.
5. EMPREENDEDORES E PROCESSO EMPREENDEDOR: Definição de Empreendedor. Características de sucesso dos empreendedores. Empreendedor e Administrador. Tipos de Empreendedores. Mitos. Monitor Global de Empreendedorismo. Empreendedor de Oportunidade e Necessidade. Realidade Brasileira. Etapas do Processo Empreendedor. Avaliação de Perfil Empreendedor.
6. OPORTUNIDADES E MODELOS DE NEGÓCIO: Identificação de Oportunidades de Negócio. Avaliação de Oportunidades. Tipos de Oportunidades. Timing de Mercado. Estrutura dos Negócios. Elementos de Criação e Exploração de Valor. Competitividade de Negócios e Cadeia Industrial.
7. PLANO DE NEGÓCIOS: Finalidade e Tipos de Planos de Negócios. Principais Seções dos Planos de Negócios. Planejamento de Mercado. Planejamento Operacional. Planejamento de Equipe. Planejamento Financeiro. Apresentação de Planos de Negócio. Softwares.
8. ASSESSORIA E NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL: Incubadoras e Aceleradoras. Gestão de Negócios. Questões Legais nas Pequenas Empresas. Fontes de Financiamento. Métodos de Valoração de Negócios. Fluxo de Caixa Descontado. Técnicas de Negociação. Negociação ganha-ganha.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de Ensino-Aprendizagem: Desenvolver competências (conteúdo, habilidades e atitudes) baseadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem na qual os alunos têm maior protagonismo no seu aprendizado por meio do desenvolvimento de atividades individuais e em grupo, e com a utilização diversificada de métodos de ensino-aprendizagem, como aula expositiva, vídeos para discussão em sala, dinâmicas, seminários, projetos, e atividades remotas no moodle.
Critério
Prova individual depois da primeira metade do curso sobre conceitos gerais de administração e empreendorismo. (Peso 4,0) Exercícios individuais semanais via sistema e-disciplinas USP na primeira metade do curso. (Peso 1,0) Seminários em grupo de apoio à elaboração da ideia e plano de negócio simplificado na segunda parte do curso (Peso 2,0) Apresentação final do grupo sobre ideia do negócio no formato de Pitch (Peso 1,0) Relatório no formato de plano de negócio simplificado no final do curso (Peso 2,0) Critério de Aprovação: A aprovação segue os critérios de avaliação apresentados. Na primeira parte do curso foca-se na avaliação individualizada dos alunos considerando os conceitos gerais de administração e empreendedorismo. Na segunda parte do grupo foca-se na avaliação do projeto de plano de negócio desenvolvimento em grupo, com o apoio de seminários e da apresentação final. Dessa forma o aluno tem oportunidade de evoluir no aprendizado durante o curso, passando de um momento de aprendizado individual para aprendizado compartilhado, sendo avaliador por diferentes instrumentos (atividades, prova, seminário, apresentação oral e relatório escrito).
Norma de Recuperação
O aluno que não atingir a média de cinco pontos poderá agendar com o docente uma prova de recuperação, dentro do período definido pela coordenação do seu curso de graduação. A média final será a média aritmética entre a média e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
 Baron, R.A. E Shane, S.A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Thomson  Learning, 2006. Cap. 1 e 2.
 Bessant, J. e Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009
 Chesbrough, H. et al. Open Innovation: Researching a New Paradigm. New York: Oxford University Press, 2006.
 Chiavenato. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 
 Dornelas, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1 e 2.
 Jungmann, D.M., Bonetti, E.A. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente. Brasília: SENAI, 2010.
 Mintzberg, H.; Quinn, J.B. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
 Osterwalder, A. E Pigneur, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. São Paulo: Alta
Books, 2011.
Complementar
 Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Report 2019-2020.https://www.gemconsortium.org
 Hitt, M.A. et al. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
 Maximiano, A. C. A. Introdução à Administração. 6ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
 OECD. Oslo Manual 2018: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation, 4th ed. 2018.
 Oech, R.V. Tenho uma ideia: como ser mais criativo e ter seus melhores insights. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2011.
 Oliveira, M.G. et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
 Site INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). https://www.gov.br/inpi/pt-br
 Trott, P. Innovation Management and New Product Development. 3rd ed. Essex, England: Pearson, 2005.
 World Economic Forum (WEF). The Global Competitiveness Report 2019. Geneva: 2019.
 

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