Capacitar o aluno a compreender a natureza do processo administrativo e do processo empreendedor. Simular a ideação, planejamento e apresentação da ideia de um novo negócio de forma simplificada.
Teorias da Administração; Gestão Estratégica e Projeto de Organizações; Inovação e Propriedade Intelectual Criatividade e Ambiente Inovador Empreendedores e Processo Empreendedor Oportunidades e Modelos de Negócio Plano de Negócios Assessoria e Negociação Empresarial.
1. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Administração e Organização. O conceito de organização. Funções do Administrador. Teorias Clássicas e Contemporâneas da Administração. 2. GESTÃO ESTRATÉGICA E PROJETO ORGANIZACIONAL: Propósito dos planos. Tipos de estratégia. Visão e missão organizacional. Processo estratégico. Diferenciação e integração organizacional. Centralização e descentralização. Padronização e adaptação. Estruturas mecânicas e orgânicas. Autoridade. Controle. Tipos de estrutura. 3. INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL: Definição de inovação. Invenção e inovação. Tipos de Inovação. Inovação Aberta e Fechada. Definição de propriedade intelectual. Dimensões de Direito de Propriedade Intelectual. Tipos de Direitos. Direito de Autor e Conexos. Patentes de Invenção e Modelo de Utilidade. Marcas. Desenho Industrial. Programas de Computador. Indicação Geográfica. Segredo Industrial. 4. CRIATIVIDADE E AMBIENTE INOVADOR: Definição de Criatividade. Processo Criativo. Confiança Criativa. Inovação no Mercado Globalizado. Valor Agregado e Balança Comercial. Competitividade em Inovação. Formação de Novas Ideias. Características dos Ambientes Inovadores. Gestão Organizacional para Inovação. 5. EMPREENDEDORES E PROCESSO EMPREENDEDOR: Definição de Empreendedor. Características de sucesso dos empreendedores. Empreendedor e Administrador. Tipos de Empreendedores. Mitos. Monitor Global de Empreendedorismo. Empreendedor de Oportunidade e Necessidade. Realidade Brasileira. Etapas do Processo Empreendedor. Avaliação de Perfil Empreendedor. 6. OPORTUNIDADES E MODELOS DE NEGÓCIO: Identificação de Oportunidades de Negócio. Avaliação de Oportunidades. Tipos de Oportunidades. Timing de Mercado. Estrutura dos Negócios. Elementos de Criação e Exploração de Valor. Competitividade de Negócios e Cadeia Industrial. 7. PLANO DE NEGÓCIOS: Finalidade e Tipos de Planos de Negócios. Principais Seções dos Planos de Negócios. Planejamento de Mercado. Planejamento Operacional. Planejamento de Equipe. Planejamento Financeiro. Apresentação de Planos de Negócio. Softwares. 8. ASSESSORIA E NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL: Incubadoras e Aceleradoras. Gestão de Negócios. Questões Legais nas Pequenas Empresas. Fontes de Financiamento. Métodos de Valoração de Negócios. Fluxo de Caixa Descontado. Técnicas de Negociação. Negociação ganha-ganha.
Baron, R.A. E Shane, S.A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Thomson Learning, 2006. Cap. 1 e 2. Bessant, J. e Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009 Chesbrough, H. et al. Open Innovation: Researching a New Paradigm. New York: Oxford University Press, 2006. Chiavenato. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Dornelas, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1 e 2. Jungmann, D.M., Bonetti, E.A. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente. Brasília: SENAI, 2010. Mintzberg, H.; Quinn, J.B. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Osterwalder, A. E Pigneur, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. São Paulo: Alta Books, 2011. Complementar Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Report 2019-2020.https://www.gemconsortium.org Hitt, M.A. et al. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Maximiano, A. C. A. Introdução à Administração. 6ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004. OECD. Oslo Manual 2018: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation, 4th ed. 2018. Oech, R.V. Tenho uma ideia: como ser mais criativo e ter seus melhores insights. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2011. Oliveira, M.G. et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. Site INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). https://www.gov.br/inpi/pt-br Trott, P. Innovation Management and New Product Development. 3rd ed. Essex, England: Pearson, 2005. World Economic Forum (WEF). The Global Competitiveness Report 2019. Geneva: 2019.