Capacitar o aluno a compreender a natureza do processo administrativo e do processo empreendedor.
Teorias Modernas e Contemporâneas da Administração;Projeto Técnico de Organizações;Comportamento Humano nas Organizações;Negócios, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
MÓDULO 1: DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: Reaalizar coisas com e através de pessoas. Administração e Organização. O conceito de organização. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR: Abordagem do Processo. Abordagem dos Papéis. Outras contribuições. Crítica à visão instrumental. TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO : Movimento Clássico. Movimento das Relações Humanas. Movimento dos Sistemas. Movimento da Contingência. TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE ADMINISTRAÇÃO: Movimento da Qualidade. Movimento das Reengenharia. Movimento do Conhecimento.MÓDULO 2: PROJETO TÉCNICO DE ORGANIZAÇÕES: PLANEJAMENTO: Propósito dos planos. Visão e missão organizacional. Propósito das metas. Tipos de planejamaento. Processo estratégico. Tomada de decisão. TECNOLOGIA: Definição. Complexidade técnica. Tarefas rotineiras. Interdependência de tarefas. Tecnologias de produção. Tecnologias de informação. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Diferenciação e produção. Tecnologias de informação. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Diferenciação e integração. Centralização e descentralização. Padronização e adaptação. Estruturas mecânicas e orgânicas. Autoridade. Controle. Tipos de estrutura. PODER: Conflito. Fontes de poder. Dominação e autoridade. Políticas. MÓDULO 3: COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES.MOTIVAÇÃO: Definição. Teorias clássicas de motivação. Teorias contemporâneas de motivação. Desenho do cargo. Envolvimento dos funcionários. Recompensas. GRUPO: Definição. Estágios de desenvolvimento. Tomada de decisão. Equipes. Diferença entre grupo e equipe. Equipe eficaz. LIDERANÇA: Definição. Teorias clássicas de liderança. Teorias contemporâneas. Liderança x administração. CULTURA ORGANIZACIONAL: Definição. Função da cultura. Aprendizado de uma cultura organizacional. MÓDULO 4: NEGÓCIOS, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADEHABILIDADES EMPREENDEDORAS: Definição de empreendedor. Sentimentos dos empreendedores. Características do empreendedor. Perfís não empreendedores. PROCESSO EMPREENDEDOR: Empreendedorismo clássico: a start-up. Oportunidade empreendedora. Plano de negócio. Recursos necessários. Administração da empresa. Ciclo de vida da organização. ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR. Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor. Risco do negócio. Mudança e manutenção. Novidade e rotina. Estratégia e operação. SUSTENTABILIDADE: Econômica. Social. Ambiental. Perfil do novo gestor. Sistema de gestão ambiental. Produção mais limpa. Empresa verde.
Baron, R.A. E Shane, S.A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Thomson Learning, 2006. Cap. 1 e 2. Bessant, J. e Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009 Chesbrough, H. et al. Open Innovation: Researching a New Paradigm. New York: Oxford University Press, 2006. Chiavenato. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Dornelas, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1 e 2. Jungmann, D.M., Bonetti, E.A. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente. Brasília: SENAI, 2010. Mintzberg, H.; Quinn, J.B. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Osterwalder, A. E Pigneur, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. São Paulo: Alta Books, 2011. Complementar Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Report 2019-2020.https://www.gemconsortium.org Hitt, M.A. et al. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. Maximiano, A. C. A. Introdução à Administração. 6ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004. OECD. Oslo Manual 2018: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation, 4th ed. 2018. Oech, R.V. Tenho uma ideia: como ser mais criativo e ter seus melhores insights. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2011. Oliveira, M.G. et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. Site INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). https://www.gov.br/inpi/pt-br Trott, P. Innovation Management and New Product Development. 3rd ed. Essex, England: Pearson, 2005. World Economic Forum (WEF). The Global Competitiveness Report 2019. Geneva: 2019.