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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0529 - Administração e Empreendedorismo
Management and Entrepreneurship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Capacitar o aluno a compreender a natureza do processo administrativo e do processo empreendedor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
3691626 - Maicon Gouvêa de Oliveira
 
Programa Resumido
Teorias Modernas e Contemporâneas da Administração;
Projeto Técnico de Organizações;
Comportamento Humano nas Organizações;
Negócios, Empreendedorismo e Sustentabilidade.
 
 
 
Programa
MÓDULO 1: DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO: Reaalizar coisas com e através de pessoas. Administração e Organização. O conceito de organização. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR: Abordagem do Processo. Abordagem dos Papéis. Outras contribuições. Crítica à visão instrumental. TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO : Movimento Clássico. Movimento das Relações Humanas. Movimento dos Sistemas. Movimento da Contingência. TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DE ADMINISTRAÇÃO: Movimento da Qualidade. Movimento das Reengenharia. Movimento do Conhecimento.
MÓDULO 2: PROJETO TÉCNICO DE ORGANIZAÇÕES:
PLANEJAMENTO: Propósito dos planos. Visão e missão organizacional. Propósito das metas. Tipos de planejamaento. Processo estratégico. Tomada de decisão. TECNOLOGIA: Definição. Complexidade técnica. Tarefas rotineiras. Interdependência de tarefas. Tecnologias de produção. Tecnologias de informação. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Diferenciação e produção. Tecnologias de informação. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Diferenciação e integração. Centralização e descentralização. Padronização e adaptação. Estruturas mecânicas e orgânicas. Autoridade. Controle. Tipos de estrutura. PODER: Conflito. Fontes de poder. Dominação e autoridade. Políticas.
MÓDULO 3: COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES.
MOTIVAÇÃO: Definição. Teorias clássicas de motivação. Teorias contemporâneas de motivação. Desenho do cargo. Envolvimento dos funcionários. Recompensas. GRUPO: Definição. Estágios de desenvolvimento. Tomada de decisão. Equipes. Diferença entre grupo e equipe. Equipe eficaz. LIDERANÇA: Definição. Teorias clássicas de liderança. Teorias contemporâneas. Liderança x administração. CULTURA ORGANIZACIONAL: Definição. Função da cultura. Aprendizado de uma cultura organizacional.
MÓDULO 4: NEGÓCIOS, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE
HABILIDADES EMPREENDEDORAS: Definição de empreendedor. Sentimentos dos empreendedores. Características do empreendedor. Perfís não empreendedores. PROCESSO EMPREENDEDOR: Empreendedorismo clássico: a start-up. Oportunidade empreendedora. Plano de negócio. Recursos necessários. Administração da empresa. Ciclo de vida da organização. ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR. Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor. Risco do negócio. Mudança e manutenção. Novidade e rotina. Estratégia e operação. SUSTENTABILIDADE: Econômica. Social. Ambiental. Perfil do novo gestor. Sistema de gestão ambiental. Produção mais limpa. Empresa verde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de Ensino-Aprendizagem: Desenvolver competências (conteúdo, habilidades e atitudes) baseadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem na qual os alunos têm maior protagonismo no seu aprendizado por meio do desenvolvimento de atividades individuais e em grupo, e com a utilização diversificada de métodos de ensino-aprendizagem, como aula expositiva, vídeos para discussão em sala, dinâmicas, seminários, projetos, e atividades remotas no moodle.
Critério
Prova individual depois da primeira metade do curso sobre conceitos gerais de administração e empreendorismo. (Peso 4,0) Exercícios individuais semanais via sistema e-disciplinas USP na primeira metade do curso. (Peso 1,0) Seminários em grupo de apoio à elaboração da ideia e plano de negócio simplificado na segunda parte do curso (Peso 2,0) Apresentação final do grupo sobre ideia do negócio no formato de Pitch (Peso 1,0) Relatório no formato de plano de negócio simplificado no final do curso (Peso 2,0) Critério de Aprovação: A aprovação segue os critérios de avaliação apresentados. Na primeira parte do curso foca-se na avaliação individualizada dos alunos considerando os conceitos gerais de administração e empreendedorismo. Na segunda parte do grupo foca-se na avaliação do projeto de plano de negócio desenvolvimento em grupo, com o apoio de seminários e da apresentação final. Dessa forma o aluno tem oportunidade de evoluir no aprendizado durante o curso, passando de um momento de aprendizado individual para aprendizado compartilhado, sendo avaliador por diferentes instrumentos (atividades, prova, seminário, apresentação oral e relatório escrito).
Norma de Recuperação
O aluno que não atingir a média de cinco pontos poderá agendar com o docente uma prova de recuperação, dentro do período definido pela coordenação do seu curso de graduação. A média final será a média aritmética entre a média e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
 Baron, R.A. E Shane, S.A. Empreendedorismo: Uma visão do processo. Thomson  Learning, 2006. Cap. 1 e 2.
 Bessant, J. e Tidd, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009
 Chesbrough, H. et al. Open Innovation: Researching a New Paradigm. New York: Oxford University Press, 2006.
 Chiavenato. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 
 Dornelas, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. Cap. 1 e 2.
 Jungmann, D.M., Bonetti, E.A. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente. Brasília: SENAI, 2010.
 Mintzberg, H.; Quinn, J.B. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
 Osterwalder, A. E Pigneur, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. São Paulo: Alta
Books, 2011.
Complementar
 Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Report 2019-2020.https://www.gemconsortium.org
 Hitt, M.A. et al. Administração Estratégica: competitividade e globalização. 2ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
 Maximiano, A. C. A. Introdução à Administração. 6ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.
 OECD. Oslo Manual 2018: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation, 4th ed. 2018.
 Oech, R.V. Tenho uma ideia: como ser mais criativo e ter seus melhores insights. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2011.
 Oliveira, M.G. et al. Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
 Site INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). https://www.gov.br/inpi/pt-br
 Trott, P. Innovation Management and New Product Development. 3rd ed. Essex, England: Pearson, 2005.
 World Economic Forum (WEF). The Global Competitiveness Report 2019. Geneva: 2019.
 

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