Conhecer os processos necessários para empreender.
Conceito de empreendedorismo. O empreendedor. Oportunidades empreendedoras. Criação de empresas. Viabilidade, risco e lucro. Estrutura de um Plano de Negócios. Críticas ao empreendedorismo.
- Empreendedorismo como área de conhecimento científico:• Histórico da Teoria e Prática Empreendedora;• Conceito de Empreendedorismo;• O Processo Empreendedor;• Pesquisa na área de Empreendedorismo;• A realidade brasileira e as condições de contorno para iniciativas empreendedoras;• Impactos na sociedade do empreendedorismo.- Quem empreende? • Habilidades Empreendedoras;• Sistema de Vida Empreendedora;• Visão de empreender;• Processos de criatividade;• Cultura Empreendedora.- O que Empreende?• Oportunidades Empreendedoras;• Necessidades dos clientes;• Oferecimento de produtos e/ou serviços;• Sustentabilidade: novas oportunidades;• Mercado: concorrência, segmentação e estratégia.- Como Empreende?• Criação de Empresas;• Fatores de Sucesso e Mortalidade das Empresas;• Gestão de Produção e/ou Operação;• Gestão de Pessoas;• Gestão Mercadológica;• Gestão de Tecnologia de Informação.- É Viável Empreender?• Investimento inicial;• Demonstração dos resultados;• Receitas;• Projeção de Fluxo de Caixa;• Balanço Patrimonial;• Ponto de Equilíbrio;• Análise de Investimento.- Plano de negócios na prática.- A Ideologia do Empreendedorismo.
1. AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. Bookman: 1999.2. BANGS JR, D. H. Guia prático como abrir seu próprio negócio: um guia completo para novos empreendedores. São Paulo: Nobel, 1997.3. BARKI, R; ALZOGARAY, J. Guia completo de funcionamento de uma empresa: micro, média e grande. Petrópolis: Vozes, 1992.4. BULGACOV, S. Manual de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1999.5. CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração estratégica. Makron Books: 2005.6. DEGEN, R. Fundamentos da iniciativa empresarial. McGraw-Hill: 1989.7. DEGEN, R. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. 8ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.8. DOLABELA, F. A vez do sonho. São Paulo: Cultura, 2000.9. DOLABELA, F. O segredo de Luiza. São Paulo: Cultura, 2006.10. DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.11. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.12. DRUCKER, P. F. A profissão de administrador. Pioneira Thomson Learning: 2001.13. FILION, L. J. O empreendedorismo como tema de estudos superiores: empreendedorismo, ciência, técnica e arte. Campus: 2001.14. FILION, L. J.; DOLABELA, F. C. Boa idéia! E agora? Cultura, 2000.15. GERBER, M. E. O mito do empreendedor revisitado. São Paulo: Saraiva, 1996.16. MARCONDES, R. C; BERNARDES, C. Criando empresas para o sucesso. São Paulo: Atlas, 1997.17. OECH, R.V. Um “toc” na cuca: técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida. 10ª ed. São Paulo: Cultura, 1995.18. PACHECO, F. Talentos brasileiros: saiba o que eles têm em comum. São Paulo: Negócios, 2002.19. PEREIRA, H. J; Santos, S. A (Orgs). Criando seu próprio negócio: como desenvolver seu potencial empreendedor. Brasília: Sebrae, 1995.20. SALIM, C. S. Construindo plano de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2001.