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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0545 - Especificidades de Gestão da Pequena Empresa
Specificities of Small Business Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é desenvolver competências gerenciais próprias da pequena empresa, reconhecendo suas especificidades organizacionais e de gestão, preparando para efetivo desempenho nesse porte de empresa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
 
Programa Resumido
1) ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO. Teoria do negócio de PETER DRUCKER. Teoria do ciclo de vida das organizações. Grupo primário e secundário. 2) ESPECIFICIDADES DE GESTÃO DA PEQUENA EMPRESA. Contexto histórico. Importância. Definição de pequena empresa. Especificidades de gestão. 3) VISÃO RACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO. Planejamento. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional. 4) VISÃO COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO. Liderança. Cultura organizacional. Grupos e equipes. 5) VISÃO COGNITIVA DA ADMINISTRAÇÃO. Tomada de decisão. Estratégia emergente. Coalizão.
 
 
 
Programa
1. MÓDULO 1: ADMINISTRAÇÃO.E ORGANIZAÇÃO
TEORIA DO NEGÓCIO DE PETER DRUCKER. Suas três partes: 1) ambiente (externo) da organização; 2) missão; 3) competências essenciais. A organização como estruturante das partes. A administração como propulsor da organização. TEORIA DO CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES. Estágios de desenvolvimento. Tempo e tamanho no desenvolvimento. Demandas gerenciais típicas nos estágios iniciais. GRUPO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. Características dos grupos. Características da organização (burocrática). Diferenças grupo e organização.

2. MÓDULO 2: ESPECIFICIDADES DE GESTÃO DA PEQUENA EMPRESA.
CONTEXTO HISTÓRICO. Era das oficinas. Era das corporações. Era da revalorização das pequenas empresas. Causas da revalorização. IMPORTÂNCIA. Participação na economia. Fatores de sucesso. Causas de mortalidade. DEFINIÇÃO DE PEQUENA EMPRESA. Classificação do porte de empresas. Critérios quantitativos. Critérios qualitativos. Definição. ESPECIFICIDADES DE GESTÃO. Especificidades teóricas da literatura. Especificidades empíricas das pesquisas. Principais especificidades reconhecidas. Aspectos positivos. Aspectos negativos.

3. MÓDULO 3: VISÃO RACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO E ESPECIFICIDADES.
PLANEJAMENTO. Definição. Processo. Sistema. Especificidades de planejamento na
pequena empresa. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Estratégia. Metodologia. Modelos.
Especificidades de planejamento estratégico na pequena empresa. ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL. Definição. Propósito. Departamentalização. Especificidades
estruturais na pequena empresa.

4. MÓDULO 4: VISÃO COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO.
LIDERANÇA. Conceito. Teorias. Modelos. Especificidades de liderança na pequena empresa. CULTURA ORGANIZACIONAL. Conceito. Função. Elementos. Especificidades da cultura na pequena empresa. GRUPOS E EQUIPES. Grupo formal e informal. Equipes. Diferenças. Especificidades de grupos e equipes na pequena empresa.

5. MÓDULO 5: VISÃO COGNITIVA DA ADMINISTRAÇÃO.
TOMADA DE DECISÃO. Processo. Tipos de decisão. Modelos. Especificidades de tomada de decisão na pequena empresa. ESTRATÉGIA EMERGENTE. Processo. Visão. Aprendizado. Especificidades da estratégia emergente na pequena empresa. COALIZÃO. Metas múltiplas. Conflito e negociação. Modelos. Especificidades de coalizão na pequena empresa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações: a) não concentrar em um único instrumento de avaliação, serão utilizados: provas, relatórios, apresentações orais, debates e auto avaliação; b) não concentrar em uma única ocasião de avaliação, os vários instrumentos serão aplicados no decorrer dos quatro módulos. Método de ensino –aprendizagem A disciplina usará o método de ensino-aprendizagem conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) e terá como principal novidade a ênfase na aprendizagem centrada no aluno, esforçando-se em obter a participação ativa do aluno. Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. O professor é um facilitador da aprendizagem.
Critério
1. Diagnóstico e solução de problemas em grupo (12 ocorrências) .......2,0 2. Provinhas: avaliações parciais (4 ocorrências) ...................................4,0 3. Auto avaliação de desempenho (1 ocorrência) ...................................1,0 4. Prova final (1 ocorrência) .....................................................................3,0 O fundamento da avaliação é seu papel de captação de evidências da efetividade da aprendizagem do aluno. Deficiências na aprendizagem podem ocorrer em razão do método de ensino, do método de estudo, da motivação do aluno e do professor e aspectos afetivos dos alunos e do professor. O professor deve estar atento às evidências e manter dialogo para rápida ação corretiva.
Norma de Recuperação
Prova de todo conteúdo com valor de dez pontos. Os conteúdos serão avaliados pela aprendizagem de conhecimentos de Administração, especialmente a atuação do administrador, e das habilidades de diagnóstico e solução de problemas administrativos. Os instrumentos de avaliação buscam a avaliar esses dois aspectos.
 
Bibliografia
     
1. ESCRIVÃO FILHO, E.; TERENCE, A. C. F. [Orgs} Gestão de pequenas empresas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023. [No prelo].
2. FARAH, O. E.; CAVALCANTI, M.; MARCONDES, L. P. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2020.

Complementar
3. ALBUQUERQUE, A. F.; NAGANO, M. S.; PHILIPPSEN JUNIOR, L. A.; OLIVEIRA, J. Identifying SME mortality factors in the life cycle stages: an empirical approach of relevant factors for small business owner-managers in Brazil. Journal of Global Entrepreneurship Research, 7(1), 1-15, 2017.
4. ALMEIDA, I. X.; WERNKE, R. ESTILOS gerenciais dos dirigentes de pequenas empresas: estudo baseado no ciclo de vida organizacional. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 7(3), 110-140, 2018.
5. CÊRA, K.; ESCRIVÃO FILHO, E. Particularidades de gestão da pequena empresa: condicionantes ambientais, organizacionais e comportamentais do dirigente. EGEPE–Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3, 796-812, 2003.
6. CEZARINO, L. O.; CAMPOMAR, M. C. Micro e pequenas empresas: características estruturais e gerenciais. Revista Hispeci & Lema, 9, 10-12, 2006.
7. CRNKOVIC, L. H.; MORETTI, S. L. A. Gestão de micro e pequenas empresas: uma proposta de disciplina para a formação do engenheiro. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, (4), 11, 2012.
8. ESCRIVÃO FILHO, E. Pequena empresa e administração estratégica: reconhecendo especificidades, restrições e facilitadores com o mapa organizacional (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo). 2006.
9. GRZYBOVSKI, D.; MACHADO, R. T.; TEIXEIRA, E. B.; SILVA, M. D. Governança de pequenas empresas familiares brasileiras: aspectos a considerar no modelo adotado. Ciencias da Administraçao, 15(37), 198-210, 2013.
10. OLIVEIRA, J.; ESCRIVÃO FILHO, E.; NAGANO, M. S.; FERRAUDO, A. S.; ROSIM, D. What do small business owner-managers do? A managerial work perspective. Journal of global entrepreneurship research, 5(1), 1-21, 2015.
11. ROSIM, D.; ESCRIVÃO FILHO, E.; NAGANO, M. S.; PHILIPPSEN Jr, L. Semelhanças e diferenças entre o trabalho do dirigente da pequena empresa e do administrador das corporações. Anais, 2018. 12. TERENCE, A. C. F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa. Desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. São Carlos, São Paulo: USP. 2002.
 

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