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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0546 - Estratégia: Conceito, Escolas, Planejamento
Strategic Process

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) relacionadas à  elaboração e operacionalização da estratégia em uma organização.
 Os conhecimentos serão desenvolvidos baseados nos grandes temas: 1) Pensamento
estratégico e pensamento administrativo; 2) Conceito de estratégia; Escolas do pensamento estratégico; 3) Planejamento estratégico; 4) Dificuldades e desenvolvimentos recentes.
 A habilidades serão desenvolvidas relacionadas à atuação de administradores no diagnóstico e resolução de problemas administrativos, como habilidades: de diagnóstico administrativo, de busca de informações (conceitos, teorias); de comunicação oral; de comunicação escrita; relacionais; de solução de problemas.
 A atitude coloca os conhecimentos e as habilidades em movimento. Atitudes que serão valorizados durante a disciplina: Ser proativo; Ser flexível nos prazos e decisões; Ser transparente na comunicação; Alinhar o seu objetivo pessoal com o objetivo do grupo; Ser comprometido com os objetivos e tarefas do grupo; Respeitar as diferenças de opinião; Ter empatias com os colegas do grupo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
 
Programa Resumido
Localizando a questão estratégica no pensamento administrativo. O que é estratégico? Planejamento estratégico. Etapas da metodologia de planejamento estratégico. Aprimorando o planejamento estratégico.
 
 
 
Programa
1. Localizando a questão estratégica no pensamento administrativo
1.1. Formação do pensamento administrativo moderno e contemporâneo
1.2. Organização burocrática: marco do pensamento administrativo e contexto da decisão estratégica
1.3. Definição de administração: múltiplas possibilidades e implicações estratégicas
1.4. Formação do pensamento estratégico e relações com o pensamento administrativo
1.5. Modelo sistêmico da organização: totalidade, ambiente e hierarquia
1.6. O que não é estratégico?
2. O que é estratégico?
2.1. Definição de estratégia
2.2. Os 4 P´s da estratégia
2.3. As escolas do pensamento estratégico
2.4. Os tipos de estratégias
2.5. De novo a organização burocrática: pequena empresa tem estratégia?
2.6. Especificidades de organização e gestão da pequena empresa: tamanho, formalismo e impessoalidade
3. Planejamento estratégico
3.1. Uma das maneiras de constituir estratégia: o planejamento estratégico
3.2. Planejamento, sistema de planejamento e níveis de planejamento
3.3. Metodologia de planejamento estratégico
3.4. Modelos de metodologia de planejamento estratégico
3.5. Modelo de Thompson Jr., Strickland, Gamble como entendimento das etapas
3.6. Recomendações para o planejamento estratégico na pequena empresa
4. Etapas da metodologia de planejamento estratégico
4.1. Diretrizes estratégicas: visão, missão e objetivos
4.2. Análise externa (técnica PESTEL) e interna (técnica SWOT)
4.3. Formulação da estratégia: corporativa (técnica BCG), de negócio (técnica as 5
forças de Porter) e funcionais
4.4. Ações estratégicas de sustentação da estratégia
4.5. Implantação da estratégia com mudanças na: cultura organizacional, liderança, estrutura organizacional, sistemas de informação e controle
4.6. Monitoramento e controle estratégico
5. Aprimorando o planejamento estratégico
5.1. O planejamento estratégico não funciona?
5.2. Dificuldades do planejamento em operacionalizar a estratégia: Obstáculos à execução da estratégia. A execução é um processo e não uma etapa. Balanced Scorecard (BSC). Mapas estratégicos.
5.3. Ampliando o planejamento estratégico. Conceito de administração estratégica
5.4. Indicadores de planejamento estratégico. KPI (Key Performance Indicator -
Indicador-Chave de Desempenho). Alguns exemplos de indicadores estratégicos.
5.5. Ferramentas de acompanhamento dos indicadores. Árvore de indicadores. BSC. OKRs (Objectives and Key Results).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de ensino-aprendizagem: A disciplina usará o método de ensino-aprendizagem conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) e terá como principal novidade a ênfase na aprendizagem centrada no aluno, esforçando-se em obter a participação ativa do aluno. Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. O professor é um facilitador da aprendizagem. Relação das habilidades a serem desenvolvidas com o conteúdo: A PBL usa da proposição de problemas para inverter a ordem do ensino-aprendizagem convencional (expositiva) e antes de apresentar os conceitos daquela aula, o professor desafia academicamente os alunos a refletirem sobre um problema administrativo. Desta forma, em toda aula as habilidades e atitudes são mobilizadas em conjunto com o conhecimento da aula. Avaliação: O fundamento da avaliação é seu papel de captação de evidências da efetividade da aprendizagem do aluno. Deficiências na aprendizagem podem ocorrer em razão do método de ensino, do método de estudo, da motivação do aluno e do professor e aspectos afetivos dos alunos e do professor. O professor deve estar atento às evidências e manter dialogo para rápida ação corretiva. Método da avaliação: Seguindo as orientações: a) não concentrar em um único instrumento de avaliação, serão utilizados: provas, relatórios, apresentações orais, debates e auto avaliação; b) não concentrar em uma única ocasião de avaliação, os vários instrumentos serão aplicados no decorrer dos quatro módulos.
Critério
1. Diagnóstico e solução de problemas em grupo (12 ocorrências) .......2,0 2. Provinhas: avaliações parciais (4 ocorrências) ...................................4,0 3. Auto avaliação de desempenho (1 ocorrência) ..................................1,0 4. Prova final (1 ocorrência) ....................................................................3,0
Norma de Recuperação
1. Prova de todo conteúdo com valor de dez pontos.
 
Bibliografia
     
Referências Básicas:
AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
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WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Referências Complementares:
ANSOFF, H. I. Estratégia Empresarial. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.
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GAMBLE, J. E.; THOMPSON JR., A. A. Fundamentos da administração estratégica: a busca pela vantagem competitiva. AMGH Editora, 2012.
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KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
KLUYVER, C. A.; PEARCE III, J. A. Estratégia: uma visão executiva. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2012.
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PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v. 74, n. 6, p. 61-78, 1996.
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VASCONCELOS, F. C.; CYRINO, A. B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de empresas, v. 40, 2000, p. 20-37.
THOMPSON Jr., A. A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, J. E. Administração estratégica. 15ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
 

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