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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0546 - Processo Estratégico
Strategic Process

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
O objetivo principal da disciplina é desenvolver competências, ou seja, os saberes (conhecimentos), o saber fazer (habilidades) e o saber ser (atitudes), relacionadas ao "Processo Estratégico", de modo a contribuir para a futura atuação profissioanl e social do engenheiro de produção.
 
 
 
Programa Resumido
1. O processo estratégico: Arquitetura Organizacional; Organização e Ambiente; Níveis Organizacionais; Decisões Programadas e Decisões Não-Programadas.
2. Estratégia: o planejamento como enfoque predominante: Origens e evolução; Planejamento Estratégico; Administração Estratégica.
3. Metodologia de Planejamento Estratégico: Desenvolvendo valores; Estabelecendo alvos; Elaborando a estragégia; Implementando a estratégia; Avaliando o desempenho.
4. Escolas do Processo estratégico: Escolas Prescritivas; Escolas Descritivas; Escola Integrativa.
5. Pensamento Estratégico: As falácias do Planejamento Estratégico; Visão versus Programação; Visão como síntese do aprendizado pessoal e organizacional.
 
 
 
Programa
1. O processo estratégico: Arquitetura Organizacional; Organização e Ambiente; Níveis Organizacionais; Decisões Programadas e Decisões Não-Programadas.
2. Estratégia: o planejamento como enfoque predominante: Origens e revolução; Planejamento Estratégico; Administração Estratégica.
3. Metodologia de Planejamento Estratégico: Desenvolvendo valores; Estabelecendo alvos; Elaborando a estratégia; Implementando a estratégia; Avaliando o desempenho.
4. Escolas do Processo Estratégico: Escolas Prescritivas; Escolas Descritivas; Escola Integrativa.
5. Pensamento Estratégico: As falácias do Planejamento Estratégico; Visão versus Programação; Visão como síntese do aprendizado pessoal e organizacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia da disciplina será baseada na PBL - Problem-Based Learning, aprendizagem baseada em problemas, e terá como principal novidade o enfoque na aprendizagem, centrada no aluno, afastando-se do enfoque tradicional fundamento no professor especialista a distribuir saber para os alunos "vazios".Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. Os grupos serão constituídos por 4 (no máximo 5) alunos que - além de participar ativamente no trabalho coletivo, contribuindo para a discussão, buscando recursos, pesquisando, propondo soluções para o problema apresentado, etc. - assumirão, alternadamente, os seguintes papéis e responsabilidades: Líder, Redator, Porta-voz.
Critério
A avaliação será feita com relação ao desempenho dos alunos e ao desenvolvimento da disciplina, pautando-se nos objetivos -de conhecimentos, habilidades e atitudes - propostos.
Avaliação: avaliação da aluno - Forma: Auto-avaliação. Avaliação do Professor. Periodicidade: Após o término de cada problema. Peso 4; Após o término de cada problema. Peso 3; Ao final dos segmentos. Peso 3.
Norma de Recuperação
Não será oferecida atividades de recuperação.
 
Bibliografia
     
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SALIM, Cesar Simões; Hochman, Nelson; RAMAL, Andreia; RAMAL, Silvina Ana. Construindo Planos de Negócios. São Paulo: Campus, 2003.
THOMPSON, Arthur A.; STRICKLAND III, A. J. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira e Thomson Learning, 2002.
 

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