Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) relacionadas à elaboração e operacionalização da estratégia em uma organização. Os conhecimentos serão desenvolvidos baseados nos grandes temas: 1) Pensamento estratégico e pensamento administrativo; 2) Conceito de estratégia; Escolas do pensamento estratégico; 3) Planejamento estratégico; 4) Dificuldades e desenvolvimentos recentes. A habilidades serão desenvolvidas relacionadas à atuação de administradores no diagnóstico e resolução de problemas administrativos, como habilidades: de diagnóstico administrativo, de busca de informações (conceitos, teorias); de comunicação oral; de comunicação escrita; relacionais; de solução de problemas. A atitude coloca os conhecimentos e as habilidades em movimento. Atitudes que serão valorizados durante a disciplina: Ser proativo; Ser flexível nos prazos e decisões; Ser transparente na comunicação; Alinhar o seu objetivo pessoal com o objetivo do grupo; Ser comprometido com os objetivos e tarefas do grupo; Respeitar as diferenças de opinião; Ter empatias com os colegas do grupo.
Localizando a questão estratégica no pensamento administrativo. O que é estratégico? Planejamento estratégico. Etapas da metodologia de planejamento estratégico. Aprimorando o planejamento estratégico.
1. Localizando a questão estratégica no pensamento administrativo 1.1. Formação do pensamento administrativo moderno e contemporâneo 1.2. Organização burocrática: marco do pensamento administrativo e contexto da decisão estratégica 1.3. Definição de administração: múltiplas possibilidades e implicações estratégicas 1.4. Formação do pensamento estratégico e relações com o pensamento administrativo 1.5. Modelo sistêmico da organização: totalidade, ambiente e hierarquia 1.6. O que não é estratégico? 2. O que é estratégico? 2.1. Definição de estratégia 2.2. Os 4 P´s da estratégia 2.3. As escolas do pensamento estratégico 2.4. Os tipos de estratégias 2.5. De novo a organização burocrática: pequena empresa tem estratégia? 2.6. Especificidades de organização e gestão da pequena empresa: tamanho, formalismo e impessoalidade 3. Planejamento estratégico 3.1. Uma das maneiras de constituir estratégia: o planejamento estratégico 3.2. Planejamento, sistema de planejamento e níveis de planejamento 3.3. Metodologia de planejamento estratégico 3.4. Modelos de metodologia de planejamento estratégico 3.5. Modelo de Thompson Jr., Strickland, Gamble como entendimento das etapas 3.6. Recomendações para o planejamento estratégico na pequena empresa 4. Etapas da metodologia de planejamento estratégico 4.1. Diretrizes estratégicas: visão, missão e objetivos 4.2. Análise externa (técnica PESTEL) e interna (técnica SWOT) 4.3. Formulação da estratégia: corporativa (técnica BCG), de negócio (técnica as 5 forças de Porter) e funcionais 4.4. Ações estratégicas de sustentação da estratégia 4.5. Implantação da estratégia com mudanças na: cultura organizacional, liderança, estrutura organizacional, sistemas de informação e controle 4.6. Monitoramento e controle estratégico 5. Aprimorando o planejamento estratégico 5.1. O planejamento estratégico não funciona? 5.2. Dificuldades do planejamento em operacionalizar a estratégia: Obstáculos à execução da estratégia. A execução é um processo e não uma etapa. Balanced Scorecard (BSC). Mapas estratégicos. 5.3. Ampliando o planejamento estratégico. Conceito de administração estratégica 5.4. Indicadores de planejamento estratégico. KPI (Key Performance Indicator - Indicador-Chave de Desempenho). Alguns exemplos de indicadores estratégicos. 5.5. Ferramentas de acompanhamento dos indicadores. Árvore de indicadores. BSC. OKRs (Objectives and Key Results).
Referências Básicas: AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Thomson, 2022. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. & LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000. Referências Complementares: ANSOFF, H. I. Estratégia Empresarial. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977. ANSOFF, H. I.; McDONNELL, E. J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. ANSOFF, H. I. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1983. ANSOFF, H. Igor. Strategic issue management. Strategic management jornal, v.1, n.2 1980, p.131-148. CERTO, S. C.; PETER, J. P.; MARCONDES, R.C.; CESAR, A. M. R. Administração estratégica. 2ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. CHIAVENATO, I.; SHAPIRO, A. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2015. FISCHMANN, A.A.; ZILBER, M.A., 2022. Utilização de indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas: um sistema de controle. RAM. Revista de Administração Mackenzie, ano 1, n. 1, 2000, pp.9-25. GAMBLE, J. E.; THOMPSON JR., A. A. Fundamentos da administração estratégica: a busca pela vantagem competitiva. AMGH Editora, 2012. GRANT, R. M. Contemporary strategy analysis. John Wiley & Sons, 2021. HERRERO, Emílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. Financial Times/Prentice Hall, 2001. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, v. 74, n. 1, jan-feb 1996, p.75-85. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2019. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. KLUYVER, C. A.; PEARCE III, J. A. Estratégia: uma visão executiva. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2012. MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J. B.; GHOSHAL, S. O processo da estratégia. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman Editora, 2004. PICKTON, D. W.; WRIGHT, S. What's swot in strategic analysis? Strategic change, v. 7, n. 2, 1998, p.101-109. PORTER, M. E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005. PORTER, M. E. What is strategy? Harvard Business Review, v. 74, n. 6, p. 61-78, 1996. PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Elsevier: 1999. PORTER, M. E. The five competitive forces that shape strategy. Harvard Business Review, v. 86, n. 1, 2008, p.78-97. VASCONCELOS, F. C.; CYRINO, A. B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de empresas, v. 40, 2000, p. 20-37. THOMPSON Jr., A. A.; STRICKLAND III, A. J.; GAMBLE, J. E. Administração estratégica. 15ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.