O objetivo principal da disciplina é desenvolver competências, ou seja, os saberes (conhecimentos), o saber fazer (habilidades) e o saber ser (atitudes), relacionadas ao "Processo Estratégico", de modo a contribuir para a futura atuação profissioanl e social do engenheiro de produção.
1. O processo estratégico: Arquitetura Organizacional; Organização e Ambiente; Níveis Organizacionais; Decisões Programadas e Decisões Não-Programadas.2. Estratégia: o planejamento como enfoque predominante: Origens e evolução; Planejamento Estratégico; Administração Estratégica.3. Metodologia de Planejamento Estratégico: Desenvolvendo valores; Estabelecendo alvos; Elaborando a estragégia; Implementando a estratégia; Avaliando o desempenho.4. Escolas do Processo estratégico: Escolas Prescritivas; Escolas Descritivas; Escola Integrativa. 5. Pensamento Estratégico: As falácias do Planejamento Estratégico; Visão versus Programação; Visão como síntese do aprendizado pessoal e organizacional.
1. O processo estratégico: Arquitetura Organizacional; Organização e Ambiente; Níveis Organizacionais; Decisões Programadas e Decisões Não-Programadas.2. Estratégia: o planejamento como enfoque predominante: Origens e revolução; Planejamento Estratégico; Administração Estratégica.3. Metodologia de Planejamento Estratégico: Desenvolvendo valores; Estabelecendo alvos; Elaborando a estratégia; Implementando a estratégia; Avaliando o desempenho.4. Escolas do Processo Estratégico: Escolas Prescritivas; Escolas Descritivas; Escola Integrativa.5. Pensamento Estratégico: As falácias do Planejamento Estratégico; Visão versus Programação; Visão como síntese do aprendizado pessoal e organizacional.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.SALIM, Cesar Simões; Hochman, Nelson; RAMAL, Andreia; RAMAL, Silvina Ana. Construindo Planos de Negócios. São Paulo: Campus, 2003.THOMPSON, Arthur A.; STRICKLAND III, A. J. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira e Thomson Learning, 2002.