O objetivo principal da disciplina é capacitar o aluno a compreender a dinâmica e a mudança da organização, do exame de seus elementos constituintes e das escolhas para sua transformação.
Pensamento administrativo. Organização. Ambiente das Organizações; Estratégia: planejamento e emersão; Estrutura organizacional; Tecnologia de produção e da informação; Comportamento organizacional; Cultura organizacional; Tomada de decisão; Dinâmica e mudança organizacional.
1. Pensamento administrativo: a) formação moderna e contemporânea; b) temas administrativos como síntese do estudo do pensamento administrativo; c) modelo de diagnóstico com base nos temas administrativos e representação da organização;2) Organização: a) tradicional; b) burocrática; c) pós-burocrática; d) simples associada à pequena empresa; d) empreendedora associada às empresas nascentes;3) Ambiente das organizações: a) ambiente geral; b) ambiente específico; c) ambiente e competitividade; d) as incertezas ambientais; e) as teorias contemporâneas do ambiente organizacional;4) Estratégia: a) conceito de estratégia; b) conceito de planejamento; c) processo formal de planejamento; d) tipos de planos; e) planejamento estratégico; f) tipos de estratégias deliberadas; g) vantagem competitiva; h) emersão da estratégia; i) estratégia como padrão de aprendizado; 5) Estrutura organizacional: a) conceituação de estrutura organizacional; b) tipos de estruturas organizacionais; c) critérios de departamentalização; d) estrutura mecânica x estrutura orgânica; e) estruturas verticias x horizontais;6) Tecnologia de produção e da informação; a) conceituação de tecnologia; b) tipologias da tecnologia da informação; e) vantagem competitiva com a tecnologia da informação;7) Comportamento organizacional: a) fundamentos do comportamento individual; b) fundamentos do comportamento do grupo; c) compreendendo as equipes de trabalho; d) comunicação; e) liderança; f) poder e política;8) Cultura organizacional: a) conceituação de cultura organizacional; b) elementos de cultura organizacional; c) administrando a cultura organizacional; d) cultura de aprendizagem;9) Tomada de decisão: a) metodologia da resolução de problemas; b) processo racional de resolução de problemas; c) tomada de decisão administrativa; d) racionalidade limitada da decisão administrativa; e) envolvendo a criatividade e a equipe na tomada de decisão;10) Dinâmica e mudança organizacional: a) modelo de diagnóstico; b) representação dos componentes organizacionais; c) representação da dinâmica organizacional; d) forças propulsoras da mudança organizacional.
BATEMAN, Thomas S. & Sneel, Scott A. Administração. São Paulo: Atlas, 1998.DAFT, Richard L. Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. Pioneira Thomson Learning, 2003.HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Prentice Hall, 2004.HAMPTON, David R. Administração contemporânea. São Paulo: Pearson MAKRON Books, 1992.HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH; Marshall; BECKARD, Richard. A organização do futuro. São Paulo: Futura, 1997.MINTZBERG, Henry. Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa (Portugal): Dom Quixote, 1999.MONTANA, Patrick J. & CHARNOV, Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 1998.MOTTA, P.R. Transformação organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.NADLER, D.A. & TUSHMAN, M.L. in: NADLER, D.A.; GERSTEIN, M.S.; SHAW, R.B. % ASSOCIADOS, Arquitetura Organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1994.ROBBINS, Sthepehn & COULTER, Mary. Administração. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1998.ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.SCHERMERHORN, JR, John R. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.STONER, James A.F. & FREEMAN, R. Edward. Administração. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1999. WOOD, Jr.; T. Mudança organizacional. São Paulo: Atlas, 1995.