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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0548 - Pensamento Administrativo: Problemas, Diagnóstico, Modelos
Management Thought: Problems, Diagnosis, Models

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é desenvolver competências de diagnóstico de problemas administrativos, examinado os temas consolidados das três visões da Administração: visão racional, visão comportamental e visão cognitiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
 
Programa Resumido
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO. VISÃO RACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO. VISÃO COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO. VISÃO COGNITIVA DA ADMINISTRAÇÃO. MODELOS ORGANIZACIONAIS.
 
 
 
Programa
 Módulo I: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
Definição de Administração. O trabalho do administrador. As funções do administrador. Os papéis do administrador. Conceito de organização burocrática. Características fundamentais. Racionalidade, autoridade, legitimidade.
 MÓDULO II: VISÃO RACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO.
Conceitos de racionalidade, homem racional, autoridade, obediência. Elementos constituintes da visão racional: Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Estrutura organizacional. Tecnologia ou organização do trabalho. Informação e gestão da informação. Tecnologia da informação. Sistemas administrativos
 MÓDULO III: VISÃO COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO.
Conceitos de necessidades humanas, homem social, satisfação. Elementos constituintes da visão comportamental: Processo de liderança. Cultura organizacional. Grupos e equipes de trabalho. Motivação no trabalho. Comunicação.
 MÓDULO IV: VISÃO COGNITIVA DA ADMINISTRAÇÃO.
Conceitos de aceitação da autoridade, persuasão, homem administrativo. Elementos constituintes da visão cognitiva: Processo de decisão. Estratégia emergente. Coalizão. Aprendizagem organizacional. Conhecimento e gestão do conhecimento.
 CONCLUSÃO: Modelos organizacionais. Modelo de congruência. Integração entre as visões de Administração. O Trabalho do administrador.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de ensino –aprendizagem A disciplina usará o método de ensino-aprendizagem conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) e terá como principal novidade a ênfase na aprendizagem centrada no aluno, esforçando-se em obter a participação ativa do aluno. Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. O professor é um facilitador da aprendizagem. Método: A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações: a) não concentrar em um único instrumento de avaliação, serão utilizados: provas, relatórios, apresentações orais, debates e auto avaliação; b) não concentrar em uma única ocasião de avaliação, os vários instrumentos serão aplicados no decorrer dos quatro módulos.
Critério
Critério: 1. Diagnóstico e solução de problemas em grupo (12 ocorrências) .......2,0 2. Provinhas: avaliações parciais (4 ocorrências) ...................................4,0 3. Auto avaliação de desempenho (1 ocorrência) ...................................1,0 4. Prova final (1 ocorrência) ....................................................................3,0
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação: 1. Prova de todo conteúdo com valor de dez pontos. Critério de Aprovação: Os conteúdos serão avaliados pela aprendizagem de conhecimentos de Administração, especialmente a atuação do administrador, e das habilidades de diagnóstico e solução de problemas administrativos. Os instrumentos de avaliação buscam a avaliar esses dois aspectos.
 
Bibliografia
     
1) NEWSTROM, J. W. Comportamento organizacional: o comportamento humano no trabalho. 12a ed. Porto Alegre, McGraw-Hill, 2008
2) ROBBINS, S. P.; DeCENZO, D. A.; WOLTER, R. M. A nova administração. São Paulo: Saraiva, 2014.
Complementar
1) CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2014.
2) CHIAVENATO, IDALBERTO, Fundamentos de administração. 1.ed. Elsevier, 2016
3) CLEGG, S.; KORNBERGER, M.; PITSIS, T. Administração e organizações. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
4) DAFT, R. L. Administração. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
5) DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira-Thomson, 2003.
6) GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY Jr., J. H.; KONOPASKE, R. Organizações: comportamentos, estrutura e processos. 12a ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2006.
7) GUERRINI, F. M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para Engenheiros. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
8) JONES, G. R. Teoria das organizações. 6a ed. São Paulo: Pearson, 2010.
9) JONES, G. R.; GEORGE, J. M. Administração contemporânea. 4a ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2012.
10) MARCH, J. G. Como as decisões realmente acontecem: princípios da tomada de decisões. São Paulo: Editora Leopardo, 2009.
11) MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 8a ed. São Paulo: Atlas, 2014.
12) MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
13) ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicação. São Paulo: Prentice Hall, 2014.
14) ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional. 14a ed. São Paulo: Pearson, 2010.
 

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