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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0548 - Aplicações do Pensamento Administrativo
Management Thought and Practice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
O objetivo principal da disciplina é capacitar o aluno a compreender a dinâmica e a mudança da organização, do exame de seus elementos constituintes e das escolhas para sua transformação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087508 - Edmundo Escrivao Filho
 
Programa Resumido
Pensamento administrativo. Organização. Ambiente das Organizações; Estratégia: planejamento e emersão; Estrutura organizacional; Tecnologia de produção e da informação; Comportamento organizacional; Cultura organizacional; Tomada de decisão; Dinâmica e mudança organizacional.
 
 
 
Programa
1. Pensamento administrativo: a) formação moderna e contemporânea; b) temas administrativos como síntese do estudo do pensamento administrativo; c) modelo de  diagnóstico com base nos temas administrativos e representação da organização;
2) Organização: a) tradicional; b) burocrática; c) pós-burocrática; d) simples associada à pequena empresa; d) empreendedora associada às empresas nascentes;
3) Ambiente das organizações: a) ambiente geral; b) ambiente específico; c) ambiente e competitividade; d) as incertezas ambientais; e) as teorias contemporâneas do ambiente organizacional;
4) Estratégia: a) conceito de estratégia; b) conceito de planejamento; c) processo formal de planejamento; d) tipos de planos; e) planejamento estratégico; f) tipos de estratégias deliberadas; g) vantagem competitiva; h) emersão da estratégia; i) estratégia como padrão de aprendizado;
5) Estrutura organizacional: a) conceituação de estrutura organizacional; b) tipos de estruturas organizacionais; c) critérios de departamentalização; d) estrutura mecânica x estrutura orgânica; e) estruturas verticias x horizontais;
6) Tecnologia de produção e da informação; a) conceituação de tecnologia; b) tipologias da tecnologia da informação; e) vantagem competitiva com a tecnologia da informação;
7) Comportamento organizacional: a) fundamentos do comportamento individual; b) fundamentos do comportamento do grupo; c) compreendendo as equipes de trabalho; d) comunicação; e) liderança; f) poder e política;
8) Cultura organizacional: a) conceituação de cultura organizacional; b) elementos de cultura organizacional; c) administrando a cultura organizacional; d) cultura de aprendizagem;
9) Tomada de decisão: a) metodologia da resolução de problemas; b) processo racional de resolução de problemas; c) tomada de decisão administrativa; d) racionalidade limitada da decisão administrativa; e) envolvendo a criatividade e a equipe na tomada de decisão;
10) Dinâmica e mudança organizacional: a) modelo de diagnóstico; b) representação dos componentes organizacionais; c) representação da dinâmica organizacional; d) forças propulsoras da mudança organizacional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de ensino –aprendizagem A disciplina usará o método de ensino-aprendizagem conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning) e terá como principal novidade a ênfase na aprendizagem centrada no aluno, esforçando-se em obter a participação ativa do aluno. Os objetivos e as oportunidades de aprendizagem dependem em grande parte dos próprios alunos. O professor é um facilitador da aprendizagem. Método: A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações: a) não concentrar em um único instrumento de avaliação, serão utilizados: provas, relatórios, apresentações orais, debates e auto avaliação; b) não concentrar em uma única ocasião de avaliação, os vários instrumentos serão aplicados no decorrer dos quatro módulos.
Critério
Critério: 1. Diagnóstico e solução de problemas em grupo (12 ocorrências) .......2,0 2. Provinhas: avaliações parciais (4 ocorrências) ...................................4,0 3. Auto avaliação de desempenho (1 ocorrência) ...................................1,0 4. Prova final (1 ocorrência) ....................................................................3,0
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação: 1. Prova de todo conteúdo com valor de dez pontos. Critério de Aprovação: Os conteúdos serão avaliados pela aprendizagem de conhecimentos de Administração, especialmente a atuação do administrador, e das habilidades de diagnóstico e solução de problemas administrativos. Os instrumentos de avaliação buscam a avaliar esses dois aspectos.
 
Bibliografia
     
1) NEWSTROM, J. W. Comportamento organizacional: o comportamento humano no trabalho. 12a ed. Porto Alegre, McGraw-Hill, 2008
2) ROBBINS, S. P.; DeCENZO, D. A.; WOLTER, R. M. A nova administração. São Paulo: Saraiva, 2014.
Complementar
1) CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2014.
2) CHIAVENATO, IDALBERTO, Fundamentos de administração. 1.ed. Elsevier, 2016
3) CLEGG, S.; KORNBERGER, M.; PITSIS, T. Administração e organizações. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
4) DAFT, R. L. Administração. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
5) DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira-Thomson, 2003.
6) GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY Jr., J. H.; KONOPASKE, R. Organizações: comportamentos, estrutura e processos. 12a ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2006.
7) GUERRINI, F. M.; ESCRIVÃO FILHO, E.; ROSIM, D. Administração para Engenheiros. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
8) JONES, G. R. Teoria das organizações. 6a ed. São Paulo: Pearson, 2010.
9) JONES, G. R.; GEORGE, J. M. Administração contemporânea. 4a ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2012.
10) MARCH, J. G. Como as decisões realmente acontecem: princípios da tomada de decisões. São Paulo: Editora Leopardo, 2009.
11) MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 8a ed. São Paulo: Atlas, 2014.
12) MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
13) ROBBINS, S. P.; DECENZO, D. A. Fundamentos de administração: conceitos essenciais e aplicação. São Paulo: Prentice Hall, 2014.
14) ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional. 14a ed. São Paulo: Pearson, 2010.
 

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