Capacitar o aluno a compreender os fundamentos econômicos, relacionados a microeconomia, macroeconomia e mercado financeiro.
fundamentos da organização, modelagem organizacional, processos de negócio, atores e recursos na perspectiva da estrutura organizacional, objetivos organizacionais, regras de negócio, tecnologia e captura de requisitos organizacionais para sistemas de informação.
Teoria do Comportamento do Consumidor e da Demanda: Comportamento de Consumidor, equilíbrio do consumidor, efeito preço, renda e efeito substituição, curva de demanda, elasticidade preço da demanda, maximização da satisfação com restrição orçamentária..Teoria da Firma e da Produção: Função produção, produto total, médio e marginal, lei dos rendimentos decrescentes, estratégia de produção, isoquantas, taxa marginal de substituição técnica, estágios de produção, maximização da produção com restrição de custo.Teoria da Firma e Custos: Função custos, custo no curto e longo prazo, custo total, custo médio e marginal, isocustos, minimização dos custos com níveis de produção variávelFormação de Preço em diferentes estruturas de mercado: Determinação de preços em concorrência perfeita, determinação de preços em oligopólio, em concorrência monopolística e oligopólio e maximização dos lucros.Noções de Finanças: Sistema financeiro nacional, políticas monetária e fiscal, instrumentos de política monetária, agregados monetários e dinâmica do mercado financeiro.Noções de Macroeconomia: Medidas macroeconômicas, renda, produção e distribuição, flutuação econômicas, demanda agregada, mercado IS e LM.
FORTUNA, E. Mercado Financeiro. Rio de Janeiro : Qualitymark, 14. edição, 2001.MANKIW, G. Macroeconomia. Rio de Janeiro : LTC, 1997.PINDYCK, R. ; RUBINFELD, D. Microeconomia. São Paulo : Prentice Hall, 2002SACHS J. ; LARRAIN, F. Macroeconomia Em uma economia Global. São Paulo : Makron Books, 2000.