Capacitar o aluno a explorar os principais conceitos microeconômicos, tornando possível explicar e prever o comportamento das empresas, dos consumidores e dos mercados.
Os conceitos tratam o Mercado - Estruturas e Mecanismos Básicos, Os Comportamentos dos Consumidores e Produtores, o Mercado sob Concorrência Perfeita, O Monopólio e o Oligopólio, a Eficiência Social das Diferentes Estruturas.
São apresentados os principais conceitos relacionados à escolha de quais bens e serviços produzir, como produzir esses bens e serviços e para quem produzir esses bens e serviços, a partir da perspectiva de mecanismo de mercado, para as estruturas de mercado perfeitamente competitivo, monopólio e oligopólio. 1. Teoria do consumidor e da demanda. Função demanda, Elasticidade preço da demanda, Elasticidade renda da demanda, Elasticidade cruzada, Utilidade marginal,Teoria das curvas de indiferença, Reta de possíveis combinações, Maximização da satisfação do consumidor e Derivação da curva de demanda. 2. Teoria da firma e da oferta. Função oferta, Elasticidade preço da oferta, Equilíbrio entre oferta e demanda, Desequilíbrios via fator preço e fator renda, Produção total, média e marginal, Lei dos rendimentos decrescentes. 3. Custos e formação de preços. Custos no curto prazo, Custo total, fixo e variável, Custos unitários, Taxa ideal de produção, Custos no longo prazo, Relações entre custos e funções de produção. 4. Mercado perfeitamente competitivo. Caracterização do mercado e concorrência perfeita, Comportamento da firma e da indústria, Formação de preço, Maximização de lucro pelas curvas totais, Maximização de lucro pelas curvas unitárias, Relação entre as curvas totais e unitárias. 5. Monopólio. Caracterização do monopólio, Fatores de condução, Diferença entre monopolista e competidor perfeito, Funções do monopólio, Maximização de lucro pelas curvas totais, Maximização de lucro pelas curvas unitárias, Regulamentação do monopólio. 6. Oligopólio. Caracterização do oligopólio, Elementos de estabilização, Oligopólio natural, Oligopolista como pesquisador de preço, Conluio ou coalizão, Curva de demanda quebrada.
Bibliografia Fundamental CUNHA, F.C. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 2000. ROSSETTI, J.P. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2002. PINDYCK, R.; RUBINFELD, D. Microeconomia. São Paulo: Prentice Hall, 2002. Bibliografia Complementar FORTUNA, E. Mercado Financeiro, Rio de Janeiro: Qualitymark, 14. edição, 2001. GREMAUD, A.P. et al. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2007.