Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0570 - Economia da Produção II
Economics of Production II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a inferir nas relações estruturais estabelecidas para a ação econômica, tanto pela atuação profissional como pelas atividades inerentes ao exercício da cidadania. Propiciar a ancoragem dos conceitos e teorias na vida prática, estabelecendo relação entre os fundamentos macroeconômicos e o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2807942 - Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
 
Programa Resumido
Dentre os conceitos clássicos focados no curso estão: Produto Nacional, os Equilíbrios Clássico e Keynesiano, as Políticas Fiscal e Monetária, a Economia Mundial e o Comércio Internacional.
 
 
 
Programa
Macroeconomia. São desenvolvidos conceitos para a economia como um todo, com diferenciação dos principais fluxos econômicos e aproximação progressiva ao modelo de Contabilidade Social. Também, são apresentados o contexto histórico e as principais características dos equilíbrios clássico e keynesiano, além da caracterização e discussão das políticas fiscal, monetária e cambial. 
1. Medida do produto nacional e da renda nacional. Os principais fluxos econômicos, O modelo de Contabilidade Social, Os principais agregados macroeconômicos.
2. Equilíbrios clássicos e keynesiano. Contexto histórico, Contrastes teóricos entre o equilíbrio clássico e o keynesiano, Teoria macroeconômica clássica, Teoria macroeconômica keynesiana, Cruz keynesiana..
3. Política fiscal. Inflação, recessão e depressão, Gastos Governamentais, Impostos.
4. Política monetária. A moeda, Os bancos, Sistema Financeiro Nacional, Instrumentos de política monetária,
5. Política monetária versus Política Fiscal. Visão clássica e visão keynesiana, Política fiscal e monetária em conjunto.
6. Economia mundial e comércio internacional. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas sobre o conteúdo teórico, de acordo com a bibliografia e o conteúdo programático indicados. Paralelamente às aulas teóricas serão realizadas sessões de discussão de assuntos econômicos contemporâneos, de maneira a facilitar a ancoragem dos conceitos desenvolvidos nos problemas econômicos cotidianos do Brasil e do mundo. Além disso, na primeira metade do curso serão definidos temas de seminários que serão desenvolvidos pelos alunos, divididos em grupos, e que serão apresentados ao final do curso. Estes temas serão definidos a partir da explicitação de interesse dos alunos. Será reservado espaço para discussão periódica sobre o andamento da preparação dos seminários pelos grupos de alunos. As aulas expositivas serão acompanhadas por lâminas (slides) e textos de apoio, disponibilizados on-line. O ensino híbrido poderá ser utilizado para o aprendizado de conteúdos relacionados aos objetivos básicos da disciplina (por meio de conteúdos e/ou aulas expositivas que possam ser compartilhadas de forma assíncrona, p.e. textos, vídeo-aulas), e que permitam ao estudante o aprendizado em um espaço individual e com ritmo de absorção que seja específico de cada um. Nesses casos, o espaço coletivo (salas de aulas físicas) será utilizado para a consecução dos objetivos de aprendizagem mais avançados relacionados às competências essenciais que se espera desenvolver nos estudantes (por meio de atividades síncronas em sala de aula como desenvolvimento de exercícios, resolução de cases, jogos, individualmente ou em equipe).
Critério
Atividades Discentes: Participação nas aulas expositivas teóricas e práticas, realização de exercícios, manutenção de estado atualizado com relação aos principais problemas econômicos (por meio da leitura de jornais e revistas) e desenvolvimento e apresentação de seminário. Prova (P) e seminário (S). Nota final = P (0,8) + S (0,2) desde que P maior ou igual a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Fundamental

ROSSETTI, J.P. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2002. 
MANKIW, G. Macroeconomia. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

Bibliografia Complementar

FORTUNA, E. Mercado Financeiro, Rio de Janeiro: Qualitymark, 14. edição, 2001.
LARRAIN, F. Macroeconomia em uma economia Global. São Paulo: Makron Boocks, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0570

Clique para consultar o oferecimento para SEP0570

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP