Capacitar o aluno a inferir nas relações estruturais estabelecidas para a ação econômica, tanto pela atuação profissional como pelas atividades inerentes ao exercício da cidadania. Propiciar a ancoragem dos conceitos e teorias na vida prática, estabelecendo relação entre os fundamentos macroeconômicos e o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.
Dentre os conceitos clássicos focados no curso estão: Produto Nacional, os Equilíbrios Clássico e Keynesiano, as Políticas Fiscal e Monetária, a Economia Mundial e o Comércio Internacional.
Macroeconomia. São desenvolvidos conceitos para a economia como um todo, com diferenciação dos principais fluxos econômicos e aproximação progressiva ao modelo de Contabilidade Social. Também, são apresentados o contexto histórico e as principais características dos equilíbrios clássico e keynesiano, além da caracterização e discussão das políticas fiscal, monetária e cambial. 1. Medida do produto nacional e da renda nacional. Os principais fluxos econômicos, O modelo de Contabilidade Social, Os principais agregados macroeconômicos. 2. Equilíbrios clássicos e keynesiano. Contexto histórico, Contrastes teóricos entre o equilíbrio clássico e o keynesiano, Teoria macroeconômica clássica, Teoria macroeconômica keynesiana, Cruz keynesiana.. 3. Política fiscal. Inflação, recessão e depressão, Gastos Governamentais, Impostos. 4. Política monetária. A moeda, Os bancos, Sistema Financeiro Nacional, Instrumentos de política monetária, 5. Política monetária versus Política Fiscal. Visão clássica e visão keynesiana, Política fiscal e monetária em conjunto. 6. Economia mundial e comércio internacional.
Bibliografia Fundamental ROSSETTI, J.P. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 2002. MANKIW, G. Macroeconomia. Rio de Janeiro: LTC, 1997. Bibliografia Complementar FORTUNA, E. Mercado Financeiro, Rio de Janeiro: Qualitymark, 14. edição, 2001. LARRAIN, F. Macroeconomia em uma economia Global. São Paulo: Makron Boocks, 2000.