Capacitar o aluno a explorar as principais vertentes teóricas clássicas e contemporâneas sobre estratégia empresarial, tornando possível a aplicação, na atividade profissional, de estratégias empresariais compatíveis com o cenário de negócios da organização.
Mapeamento do Cenário de Negócios, Criação de vantagem competitiva, Dinâmicas competitivas e cooperativas, Sucesso sustentável, Criação global de valor, Estratégia como prática.
São apresentados os principais conceitos relacionados às teorias clássicas e contemporâneas sobre estratégia empresarial e como essas teorias evoluíram a partir das alterações no ambiente no qual as empresas operam. São discutidos casos empresariais e analisadas as correlações entre os casos e a teoria desenvolvida. 1. Mapeamento do Cenário de Negócios: análise oferta-demanda, a estrutura das "cinco forças", análise da rede de valor, o processos de mapeamento de cenário de negócios. 2. Criação de vantagem competitiva: análise de custos, análise de diferenciação, custos versus diferenciação, valor agregado. 3. Dinâmicas competitivas e cooperativas: concorrência versus cooperação, dinâmicas evolucionárias, ameaças ao valor agregado (imitação/substituição), ameaças à apropriabilidade do valor agregado (violação/negligência). 4. Sucesso sustentável: visão baseada em atividades versus visão baseada em recursos, teorias dinâmicas, desafio das mudanças (estratégia desenvolvida para eficiência e regularidade/estratégia desenvolvida para inovação e flexibilidade). 5. Criação global de valor: adaptação, agregação, arbitragem. 6. Estratégia como prática: as consultorias estratégicas.
Bibliografia Fundamental GHEMAWAT, P. A estratégia e o Cenário dos Negócios. Tradução de Patricia Lessa Flores da Cunha, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. GHEMAWAT, P. Redefinindo Estratégia Global. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Bookman, 2008. MAIA, J. L., ALVES FILHO, A. G. Estratégia Competitiva na Prática - Teorias, Ferramentas, Estrategistas e Casos no Brasil. Jundiaí, 2015. Bibliografia Complementar AMBROSINI, V.; BOWMAN, C. What are dynamic capabilities and are they a useful construct in strategic managment?International Journal of Management Reviews, v. 11, n. 1, mar. 2009. ARAGÃO, L. A., FORTE, S. H. A. C., OLIVEIRA, O. V. Visão Baseada em Recursos E Capacidades Dinâmicas No Contexto Brasileiro: A Produção E A Evolução Acadêmica Em Dez Anos De Contribuições, REAd, v. 16, 2, Mai-Ago 2010. ATLURI, V.; DIETZ, M.; HENKE, N. Competing in a world of sectors without borders. McKinsey Quaterly, jul. 2017. BEINHOCKER, E.; HANAUER. N. Redefining capitalism. McKinsey Quaterley, sep. 2014. CHUI, M.; MANYKA, J. Competition at the digital edge: 'Hyperscale' businesses, McKinsey Quaterley, mar. 2015. HIRT, M.; WILLMOTT, P. Strategic Principles for competing in the digital age. McKinsey Quaterley, maio 2014. JARZABKOWSKI, P.; WHITTINGTON, R. A. Strategy-as-Practice Approach to Strategy Research and Education. Journal Of Management Inquiry, v. 17, n. 4, 282-286, dez. 2008. KIMURA, R.; REEVES, M.; WHITAKER, K. The new Logic of Competition. Boston Consulting Group, 2019. LANG, N.; SZCZEPANSKI, K.; WURZER, C. The Emerging Art of Ecosystem Management. Boston Consulting Group, 2019. MAZAREANU, E. Management consulting market siza by sector 2020. Statista, 15 de maio de 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 de set. de 2019. MACKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Playning to win: the new global compettion for corporate profits. Set. 2015. PORTER, M. E. How Competitive Forces Shape Strategy, Harvard Business Review, Mar. 1979. PORTER, M. E. The Contribuitions Of Industrial Organization To Strategic Management, The Academy Of Management Review, v. 6, n. 4, p.609-620, Out. 1981. PORTER, M. E. The Five Competitive Forces That Shape Strategy, Harvard Business Review, Jan. 2006. PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Creating Shared Value - How to reinvent capiltalsm - and unleash a wave of innovation and growth. Harvard Business Review, jan-fe. 2011. PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. The Competitive Advantage of Corporate Philantropy. Harvard Business Review, dez. 2002. PORTER, M. E.; KEPPELMANN, J. E. How Smart, Connected Products Are Transforming Competition, Harvard Business Review, nov. 2014. RAY, S.; RAMAKRISHNAN, K. Resources, Competences and Capabilities Conundrum: A Back-To-Basics Call, Decision, v. 33, n. 2, Jul-Dec 2006. REEVES, M.; STALK, G.; PASINI, F. L. S. BCG Classics Revisited: The Experience Curve, The Boston Consulting Group, Inc. 2013. VAARA, E.; WHITTTINGTON, R. Strategy-as-Practive: Taking Social Practices Serioysly. Acadeny of Management Annals, 6:1, 285-336, 2012.