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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0574 - Estratégia e Cenário de Negócios
Strategy and Business Landscape

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a explorar as principais vertentes teóricas clássicas e contemporâneas sobre estratégia empresarial, tornando possível a aplicação, na atividade profissional, de estratégias empresariais compatíveis com o cenário de negócios da organização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2807942 - Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
 
Programa Resumido
Mapeamento do Cenário de Negócios, Criação de vantagem competitiva, Dinâmicas competitivas e cooperativas, Sucesso sustentável, Criação global de valor, Estratégia como prática.
 
 
 
Programa
São apresentados os principais conceitos relacionados às teorias clássicas e contemporâneas sobre estratégia empresarial e como essas teorias evoluíram a partir das alterações no ambiente no qual as empresas operam. São discutidos casos empresariais e analisadas as correlações entre os casos e a teoria desenvolvida.
1. Mapeamento do Cenário de Negócios: análise oferta-demanda, a estrutura das "cinco forças", análise da rede de valor, o processos de mapeamento de cenário de negócios.
2. Criação de vantagem competitiva: análise de custos, análise de diferenciação, custos versus diferenciação, valor agregado.
3. Dinâmicas competitivas e cooperativas: concorrência versus cooperação, dinâmicas evolucionárias, ameaças ao valor agregado (imitação/substituição), ameaças à apropriabilidade do valor agregado (violação/negligência).
4. Sucesso sustentável: visão baseada em atividades versus visão baseada em recursos, teorias  dinâmicas, desafio das mudanças (estratégia desenvolvida para eficiência e regularidade/estratégia desenvolvida para inovação e flexibilidade).
5. Criação global de valor: adaptação, agregação, arbitragem.
6. Estratégia como prática: as consultorias estratégicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será ministrada por meio de apresentações sobre o conteúdo teórico, de acordo com a bibliografia e o conteúdo programático indicados. Paralelamente às aulas teóricas serão realizadas sessões de discussão de assuntos estratégicos contemporâneos, de maneira a facilitar a ancoragem dos conceitos desenvolvidos na realidade e prática das empresas no Brasil e do mundo. Além disso, na primeira metade do curso serão definidos temas de seminários, relacionados a casos de empresas de interesse, que serão desenvolvidos pelos alunos, divididos em grupos, e que serão apresentados ao final do curso. Será reservado espaço para discussão periódica sobre o andamento da preparação dos seminários pelos grupos de alunos. O conteúdo teórico será disponibilizado em slides e textos de apoio.
Critério
Atividades Discentes: Participação nas discussões em aulas, realização de exercícios e desenvolvimento e apresentação de seminário. Participação (P) Prova (A) e Seminário (S). Nota final = P (0,2) + S (0,3) + A (0,5) Condição: Nota Prova (A) maior/igual a 5,0.
Norma de Recuperação
Não será oferecida atividade de recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Fundamental
GHEMAWAT, P.  A estratégia e o Cenário dos Negócios. Tradução de Patricia Lessa Flores da Cunha, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
GHEMAWAT, P. Redefinindo Estratégia Global. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Bookman, 2008.
MAIA, J. L., ALVES FILHO, A. G. Estratégia Competitiva na Prática - Teorias, Ferramentas, Estrategistas e Casos no Brasil. Jundiaí, 2015.
Bibliografia Complementar
AMBROSINI, V.; BOWMAN, C. What are dynamic capabilities and are they a useful construct in strategic managment?International Journal of Management Reviews, v. 11, n. 1, mar. 2009.
ARAGÃO, L. A., FORTE, S. H. A. C., OLIVEIRA, O. V. Visão Baseada em Recursos E Capacidades Dinâmicas No Contexto Brasileiro: A Produção E A Evolução Acadêmica Em Dez Anos De Contribuições, REAd, v. 16, 2, Mai-Ago 2010.
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BEINHOCKER, E.; HANAUER. N. Redefining capitalism. McKinsey Quaterley, sep. 2014.
CHUI, M.; MANYKA, J. Competition at the digital edge: 'Hyperscale' businesses, McKinsey Quaterley, mar. 2015.
HIRT, M.; WILLMOTT, P. Strategic Principles for  competing in the digital age. McKinsey Quaterley, maio 2014.
JARZABKOWSKI, P.; WHITTINGTON, R. A. Strategy-as-Practice Approach to Strategy Research and Education. Journal Of Management Inquiry, v. 17, n. 4, 282-286, dez. 2008.
KIMURA, R.; REEVES, M.; WHITAKER, K. The new Logic of Competition. Boston Consulting Group, 2019.
LANG, N.; SZCZEPANSKI, K.; WURZER, C. The Emerging Art of Ecosystem Management. Boston Consulting Group, 2019.
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