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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0588 - Interfaces entre Cultura Organizacional e Engenharia de Produção
Interfaces between Organizational Culture and Production Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Possibilitar que os graduandos da Engenharia de Produção tenham visão ampla das dez abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção.
 
The course introduces students to the evolution of work organization in Production Engineering, in broad terms, and the evolutionary stages of human resource management and people managemewnt and Production Engineering sub-areas (product and process engineering, logistics and quality), in particular. This course aims to enable students to understand the purposes of the programs in these areas and to identify the work organization context in which they apply.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917778 - Fernando César Almada Santos
 
Programa Resumido
1 Métodos para identificar Abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de
Produção 
2. As dez Abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção.
 
Parameters of organizational design. Work organization configurations in organizations. Evolutionary stages of work organization in the functional areas of human resources and production. Common aspects between the evolution of management areas.
 
 
Programa
1 Métodos para identificar Abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de Produção na base de dados Web of Science (THOMSON REUTERS, 2015).
2 Análise de artigos diretamente relacionados à interface entre Engenharia de Produção e Cultura Organizacional (KHAZANCHI; LEWIS; BOYER, 2007; BATES; AMUNDSON, SCHROEDER, 1995; NARANJO‐VALENCIA; JIMÉNEZJIMÉNEZ; SANZVALLE, 2011).
3 As dez Abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção. A habilidade desenvolvida é a consciência das inúmeras abordagens de cultura organizacional que são usadas na Engenharia de Produção.
4 Elementos e níveis de Cultura Organizacional de Schein (1985). A habilidade desenvolvida é a capacitação para análise e uso dos elementos da cultura em seus diferentes níveis.
5 Valores e Dimensões Culturais de Schwartz (1999). A habilidade desenvolvida é a capacitação para uso análise e uso de valores e dimensões culturais.
6 Dimensões Culturais de Hofstede (HOFSTEDE, 2001; HOFSTEDE; HOFSTEDE; MINKOV, 2010). A habilidade desenvolvida é a capacitação para uso análise e uso de dimensões culturais.
7 Dimensões Culturais do Projeto Globe (HOUSE; JAVIDAN; HANGES; DORFMAN, 2002; HOUSE; HANGES;JAVIDAN; DORFMAN; GUPTA, 2004 A habilidade desenvolvida é a capacitação para uso análise e uso de dimensões culturais.
8 Modelos de Cultura Organizacional de Quinn e Rohrbaugh (1983). A habilidade desenvolvida é tornar a cultura coerente com o ambiente externo das organizações.
9 Modelos de Cultura Organizacional de Denison e Spreitzer (1991). A habilidade desenvolvida é tornar a cultura coerente com o ambiente externo das organizações.
10 Mecanismos de controle de Ouchi associados aos modelos de Cultura Organizacional
(OUCHI, 1979;OUCHI; PRICE, 1978). A habilidade desenvolvida é tornar a cultura coerente com o ambiente externo das organizações.
11 Modelos de Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006). A habilidade desenvolvida é tornar a cultura coerente com o ambiente externo das organizações.
12 Subculturas organizacionais (SCHEIN, 1996; HOFSTEDE, 1998). A habilidade desenvolvida é compreender a subculturas dentro de uma organização.
13 Congruência Cultural (O’REILLY; CHATMAN; CALDWELL, 1991). 13 Subculturas organizacionais (SCHEIN, 1996; HOFSTEDE, 1998). A habilidade desenvolvida é buscar a congruência entre culturas e subculturas organizacionais e nacionais em seus diferentes elementos e níveis.
 
1 Methods to identify Organizational Culture Approaches used in Industrial Engineering in the Web of Science database (THOMSON REUTERS, 2015). 2 Analysis of articles directly related to the interface between Industrial Engineering and Organizational Culture (KHAZANCHI; LEWIS; BOYER, 2007; BATES; AMUNDSON, SCHROEDER, 1995; NARANJO-VALENCIA; JIMÉNEZ-JIMÉNEZ; SANZ-VALLE, 2011). 3 The ten Organizational Culture Approaches predominantly used in Industrial Engineering (SANTOS, 2018). The skill developed is awareness of the numerous organizational culture approaches that are used in Production Engineering. 4 Schein's (1985) elements and levels of Organizational Culture. The skill developed is the ability to analyze and use the elements of culture at its different levels. 5 Values and Cultural Dimensions by Schwartz (1999). The skill developed is the ability to use analysis and use of cultural values and dimensions. 6 Hofstede's Cultural Dimensions (HOFSTEDE, 2001; HOFSTEDE; HOFSTEDE; MINKOV, 2010). The skill developed is the ability to use analysis and use cultural dimensions. 7 Globe Project's Cultural Dimensions (HOUSE; JAVIDAN; HANGES; DORFMAN, 2002; HOUSE; HANGES;JAVIDAN; DORFMAN; GUPTA, 2004). The skill developed is to make the culture consistent with the organizations external environment. 8 Quinn and Rohrbaugh's (1983) Organizational Culture Models. The skill developed is to make the culture consistent with the organizations external environment. 9 Organizational Culture models by Denison and Spreitzer (1991). The skill developed is to make the culture consistent with the organizations external environment. 10 Ouchi's control mechanisms associated with Organizational Culture models (OUCHI, 1979; OUCHI; PRICE, 1978). The skill developed is to make the culture consistent with the organizations external environment. 11 Cameron and Quinn's (2006) models of Organizational Culture. The skill developed is to make the culture consistent with the organizations external environment. 12 Organizational Subcultures (SCHEIN, 1996; HOFSTEDE, 1998). The skill developed is to sunderstand subcultures within an organization. 13 Cultural Congruence (O'REILLY; CHATMAN; CALDWELL, 1991). The skill developed is to seek congruence between organizational and national cultures and subcultures in their different elements and levels.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Os estudantes, por meio de equipes, preparam um trabalho baseado nos métodos de aprendizagem baseada em problemas. As avaliações individual e coletiva são realizadas de forma continuada no decorrer do todo o semestre. Método: Aulas teóricas relacionadas a todos os tópicos do programa são apresentadas pelo professor responsável por este curso. Os estudantes, por meio de equipes, preparam um trabalho baseado nos métodos de aprendizagem baseados em problemas, por meio as seguintes fases: escolha e contextualização do problema; definição dos objetivos globais e particulares; revisão de literatura ligada ao problema escolhido; construção teórica; elaboração de métodos de pesquisa; levantamento de dados; análise de dados; principais resultados; e observações finais.unos.
Critério
Os critérios de avaliação dos trabalhos são: escolha e contextualização do problema; definição dos objetivos globais e particulares; revisão de literatura ligada ao problema escolhido; construção teórica; elaboração de métodos de pesquisa; levantamento de dados; análise de dados; principais resultados; e observações finais. Critério de Aprovação: Os alunos devem alcançar uma nota global superior a 5 pontos (de um total de 10 pontos). Zero é a nota mais baixa e 10 é a nota mais alta. Os critérios de avaliação estão diretamente ligados aos métodos de aprendizagem baseados em problemas.
Norma de Recuperação
No semestre seguinte ao oferecimento da disciplina os alunos devem rever e refazer o trabalho realizado no semestre anterior, sob a orientação contínua do professor, e alcançar uma nota global superior a 5 pontos.
 
Bibliografia
     
BATES, K. A.; AMUNDSON, S. D.; SCHROEDER, R. G. The Crucial interrelationship between manufacturing strategy and organizational culture. Management Science, v.41, n.10, p.1565- 1580, 1995.
CAMERON, K.S.; QUINN, R.E. Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
DENISON, D.R.; SPREITZER, G.M. Organizational culture and organizational development: a competing values approach. Research in Organizational Change and Development, v.5, n.1, p.1-21, 1991.
HOFSTEDE, G. Identifying organizational subcultures: an empirical approach. Journal of Management Studies, v.35, n.1, p.1-12, 1998.
HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. 2 nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2001.
HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G. J.; MINKOV, M. Cultures and organizations: software of the mind. 3rded. New York: McGraw-Hill, 2010.
HOUSE, R.; JAVIDAN, M.; HANGES, P.; DORFMAN, P. Understanding cultures and implicit leadership theories across the globe: an introduction to project GLOBE. Journal of World Business, v.37, n.1, p.3-10, 2002.
HOUSE, R. J.; HANGES, P. J.; JAVIDAN, M.; DORFMAN, P.; GUPTA, V. (Eds.). Culture, leadership, and organizations: the GLOBE study of 62 societies. Thousand Oaks: Sage, 2004.
KHAZANCHI, S.; LEWIS, M.W.; BOYER, K.K. Innovation-supportive culture: the impact of organizational values on process innovation. Journal of Operations Management, v.25, n.4, p.871-884, 2007.
NARANJO‐VALENCIA, J. C.; JIMÉNEZ‐JIMÉNEZ, D.; SANZ‐VALLE, R. Innovation or imitation? The Role of organizational culture. Management Decision, v.49, n.1, p.55-72, 2011.
O’REILLY, C.A.; CHATMAN, J.; CALDWELL, D.F. People and organizational culture: a profile comparison approach to assessing person-organization fit. Academy of Management Journal, v.34, n.3, p. 487-516, 1991.
OUCHI, W.G. A Conceptual framework for the design of organizational control mechanisms. Management Science, v.25, n.9, p.833-848, 1979.
OUCHI, W.G.; PRICE, R.L. Hierarchies, clans, and theory Z: a new perspective on organization development. Organizational Dynamics, v.7, n.2, p.25-44, 1978.
QUINN, R.E.; ROHRBAUGH, J. A Spatial model of effectiveness criteria: towards a competing values approach to organizational analysis. Management Science, v.29, n.3, p.363-377, 1983.
SANTOS, Fernando César Almada. Investigação histórica das abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de Produção. In: MACHADO, Marcos William Kaspchak (org.). A Engenharia de Produção na contemporaneidade. Ponta Grossa - PR: Atena, 2018. V. 5, cap.1, p. 1-20. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/wp-
content/uploads/2018/12/E-book-A-Engenharia-de-Produ%C3%A7%C3%A3o-na-Contemporaneidade-5-3.pdf>. Consulta em 17.01.2019.
SCHEIN, E.H. Three cultures of management: the key to organizational learning. Sloan Management Review, v.38, n.1, p.9-20, 1996.
SCHEIN, E.H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.
SCHWARTZ, S. H. A Theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology: an international review, v.48, n.1, p.23-47, 1999.
THOMSON REUTERS. Web of Science - Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI). Disponível em: hlt;https://www.webofscience.com/wos/woscc/basic-search>. Acesso em: de 2 Jan. 2015 a 31 July 2015.
 

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