Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0588 - Interfaces entre Cultura Organizacional e Engenharia de Produção
Interfaces between Organizational Culture and Production Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Possibilitar que os graduandos da Engenharia de Produção tenham visão ampla das dez abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917778 - Fernando César Almada Santos
 
Programa Resumido
1 Métodos para identificar Abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de Produção 
2. As dez Abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção
 
 
 
Programa
1 Métodos para identificar Abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de Produção na base de dados Web of Science (THOMSON REUTERS, 2015).
2 Análise de artigos diretamente relacionados à interface entre Engenharia de Produção e Cultura Organizacional (KHAZANCHI; LEWIS; BOYER, 2007; BATES; AMUNDSON, SCHROEDER, 1995; NARANJO‐VALENCIA; JIMÉNEZ-JIMÉNEZ; SANZ-VALLE, 2011).
3 As dez Abordagens da Cultura Organizacional predominantemente usadas na Engenharia de Produção
4 Elementos e níveis de Cultura Organizacional de Schein (1985).
5 Valores e Dimensões Culturais de Schwartz (1999).
6 Dimensões Culturais de Hofstede (HOFSTEDE, 2001; HOFSTEDE; HOFSTEDE; MINKOV, 2010).
7 Dimensões Culturais do Projeto Globe (HOUSE; JAVIDAN; HANGES; DORFMAN, 2002; HOUSE; HANGES;JAVIDAN; DORFMAN; GUPTA, 2004).
8 Modelos de Cultura Organizacional de Quinn e Rohrbaugh (1983).
9 Modelos de Cultura Organizacional de Denison e Spreitzer (1991).
10 Mecanismos de controle de Ouchi associados aos modelos de Cultura Organizacional (OUCHI, 1979; OUCHI; PRICE, 1978).
11 Modelos de Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006).
12 Congruência Cultural (O’REILLY; CHATMAN; CALDWELL, 1991).
13 Subculturas organizacionais (SCHEIN, 1996; HOFSTEDE, 1998).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Os estudantes, por meio de equipes, preparam um trabalho baseado nos métodos de aprendizagem baseada em problemas. As avaliações individual e coletiva são realizadas de forma continuada no decorrer do todo o semestre. Método: Aulas teóricas relacionadas a todos os tópicos do programa são apresentadas pelo professor responsável por este curso. Os estudantes, por meio de equipes, preparam um trabalho baseado nos métodos de aprendizagem baseados em problemas, por meio as seguintes fases: escolha e contextualização do problema; definição dos objetivos globais e particulares; revisão de literatura ligada ao problema escolhido; construção teórica; elaboração de métodos de pesquisa; levantamento de dados; análise de dados; principais resultados; e observações finais.unos.
Critério
Os critérios de avaliação dos trabalhos são: escolha e contextualização do problema; definição dos objetivos globais e particulares; revisão de literatura ligada ao problema escolhido; construção teórica; elaboração de métodos de pesquisa; levantamento de dados; análise de dados; principais resultados; e observações finais. Critério de Aprovação: Os alunos devem alcançar uma nota global superior a 5 pontos (de um total de 10 pontos). Zero é a nota mais baixa e 10 é a nota mais alta. Os critérios de avaliação estão diretamente ligados aos métodos de aprendizagem baseados em problemas.
Norma de Recuperação
No semestre seguinte ao oferecimento da disciplina os alunos devem rever e refazer o trabalho realizado no semestre anterior, sob a orientação contínua do professor, e alcançar uma nota global superior a 5 pontos.
 
Bibliografia
     
BATES, K. A.; AMUNDSON, S. D.; SCHROEDER, R. G. The Crucial interrelationship between manufacturing strategy and organizational culture. Management Science, v.41, n.10, p.1565- 1580, 1995.
CAMERON, K.S.; QUINN, R.E. Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
DENISON, D.R.; SPREITZER, G.M. Organizational culture and organizational development: a competing values approach. Research in Organizational Change and Development, v.5, n.1, p.1-21, 1991.
HOFSTEDE, G. Identifying organizational subcultures: an empirical approach. Journal of Management Studies, v.35, n.1, p.1-12, 1998.
HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. 2 nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2001.
HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G. J.; MINKOV, M. Cultures and organizations: software of the mind. 3rded. New York: McGraw-Hill, 2010.
HOUSE, R.; JAVIDAN, M.; HANGES, P.; DORFMAN, P. Understanding cultures and implicit leadership theories across the globe: an introduction to project GLOBE. Journal of World Business, v.37, n.1, p.3-10, 2002.
HOUSE, R. J.; HANGES, P. J.; JAVIDAN, M.; DORFMAN, P.; GUPTA, V. (Eds.). Culture, leadership, and organizations: the GLOBE study of 62 societies. Thousand Oaks: Sage, 2004.
KHAZANCHI, S.; LEWIS, M.W.; BOYER, K.K. Innovation-supportive culture: the impact of organizational values on process innovation. Journal of Operations Management, v.25, n.4, p.871-884, 2007.
NARANJO‐VALENCIA, J. C.; JIMÉNEZ‐JIMÉNEZ, D.; SANZ‐VALLE, R. Innovation or imitation? The Role of organizational culture. Management Decision, v.49, n.1, p.55-72, 2011.
O’REILLY, C.A.; CHATMAN, J.; CALDWELL, D.F. People and organizational culture: a profile comparison approach to assessing person-organization fit. Academy of Management Journal, v.34, n.3, p. 487-516, 1991.
OUCHI, W.G. A Conceptual framework for the design of organizational control mechanisms. Management Science, v.25, n.9, p.833-848, 1979.
OUCHI, W.G.; PRICE, R.L. Hierarchies, clans, and theory Z: a new perspective on organization development. Organizational Dynamics, v.7, n.2, p.25-44, 1978.
QUINN, R.E.; ROHRBAUGH, J. A Spatial model of effectiveness criteria: towards a competing values approach to organizational analysis. Management Science, v.29, n.3, p.363-377, 1983.
SANTOS, Fernando César Almada. Investigação histórica das abordagens da Cultura Organizacional usadas na Engenharia de Produção. In: MACHADO, Marcos William Kaspchak (org.). A Engenharia de Produção na contemporaneidade. Ponta Grossa - PR: Atena, 2018. V. 5, cap.1, p. 1-20. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/wp-
content/uploads/2018/12/E-book-A-Engenharia-de-Produ%C3%A7%C3%A3o-na-Contemporaneidade-5-3.pdf>. Consulta em 17.01.2019.
SCHEIN, E.H. Three cultures of management: the key to organizational learning. Sloan Management Review, v.38, n.1, p.9-20, 1996.
SCHEIN, E.H. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.
SCHWARTZ, S. H. A Theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology: an international review, v.48, n.1, p.23-47, 1999.
THOMSON REUTERS. Web of Science - Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI). Disponível em: hlt;https://www.webofscience.com/wos/woscc/basic-search>. Acesso em: de 2 Jan. 2015 a 31 July 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0588

Clique para consultar o oferecimento para SEP0588

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP