Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0625 - Projeto Integrado de Melhoria
Improvement Project

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 270 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Visa o desenvolvimento de um projeto de melhoria, num ambiente de uma organização produtiva, capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associadas a disciplinas temáticas de matrícula conjunta ao longo do semestre envolvendo tópicos de gerenciamento de projeto, gestão da qualidade, lay-out e produtividade, sustentabilidade, automação, e sistemas de apoio à decisão. Fornece também a oportunidade de aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores do curso de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94228 - Marcel Andreotti Musetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos. 
Programa: Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender; Grupo, Equipes e Times: conceitos, diferenças e semelhanças; Propostas de papéis para a organização do trabalho em equipes; Postura e Ética Profissional; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática; Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Programa
Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender;
Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; 
Postura e Ética Profissional;
Organização do tempo: dimensão pessoal;
Técnicas para a realização de apresentações;
Técnicas para redação de relatório técnico;
Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática;
Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método utilizado é baseado na Aprendizagem Ativa e, mais especificamente, na Aprendizagem por Projetos (PBL). Os alunos serão divididos em grupos que executarão um projeto de melhoria, junto a uma organização produtiva da região (parceiro). Este projeto será o gerador de demandas para o processo de aprendizagem da disciplina. Os grupos terão que buscar conhecimento prático para serem aplicados às situações reais e buscarem melhorias para os ambientes investigados. Os projetos terão foco nas áreas de interesse das disciplinas associadas à proposta, mas também serão rica oportunidade de integração dos conhecimentos já adquiridos em outras disciplinas do curso, além de promoverem o desenvolvimento de competências transversais (aprender a aprender, trabalho em equipe, habilidades sociais, aspectos de liderança,capacidade de comunicação entre outras).As aulas serão divididas em horários para conteúdo associado à orientação geral da disciplina e do projeto (atividades sob a responsabilidade do professor coordenador, programa do curso), aulas de laboratório (desenvolvimento das atividades do projeto - professor orientador), atividades de orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos (atividades do professor tutor), com a ressalva de que dúvidas técnicas sobre conteúdos específicos deverão ser encaminhadas aos ministrantes das disciplinas envolvidas diretamente nesta proposta (citadas no tópico objetivo desta proposta). As visitas técnicas são atividades fundamentais para a condução da disciplina, pois os grupos de estudantes necessitam conhecer e coletar informações nas instalações físicas do parceiro. Tais atividades são viabilizadas por meio de viagens didáticas (viagens estruturantes). Semanalmente haverá um horário para a Equipe de coordenação, composta pelos professores coordenadores e tutores, reunir-se para garantir a unidade na progressão dos projetos, a integração das disciplinas e a orientação conjunta para o encaminhamento de situações problemas.
Critério
A avaliação será individual e resultante de duas componentes: 1A avaliação será individual e resultante de duas componentes 1 (Nota do Projeto) e 2 (Nota de Participação): 1) Nota de Projeto: média ponderada das notas 1.1 (Projeto em Equipe) e 1.2 (Fator de Correção Individual): 1.1) Projeto em Equipe: 1.1.1) Relatórios: estrutura; formatação e adequação às normas de redação de trabalhos técnicos/acadêmicos, qualidade gramatical e ortográfica e apresentação gráfica; cumprimento de prazos; atendimento de todos os itens solicitados, utilização dos conceitos e técnicas vinculados às disciplinas correlacionadas; foco no objetivo e análise crítica mediante às proposições do projeto; 1.1.2) Apresentações (além de considerar os critérios já citados nos relatórios, também serão contemplados critérios associados à capacidade de comunicação). 1.2) Fator de correção: será calculado mediante a ponderação das avaliações entre pares e auto-avaliação. 2) Nota de participação das atividades ao longo da disciplina: amplo apontamento de participação individual (frequência, entregas, discussões, pro-atividade, iniciativas, entre outras). O detalhamento dos pesos das ponderações e dos critérios será definido pela equipe de coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Abrahamsohn, P. A. Redação cientifica. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009,
269 p.
 Amaral, D. C.; Lopes, D. C., Musetti, M. A,; Gerolamo, M. C.; Bertassini, A. C.; Ospina,
D. A. C.; Morais, L. C. Manual do Projeto Integrado de Melhoria: sétimo semestre do

curso de Engenharia de Produção. Disponível em .

Acesso em 03 de maio de 2021.
 Cameron, E.; Green, M. Gerenciamento de Mudanças: um guia completo, com
modelos, ferramentas e técnicas para entender e implementar mudanças nas
organizações. São Paulo: Editora Clio, 2009. Capítulo 2: Mudanças na Equipe, p. 74-
110.
 Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p.
 Covey, S.R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2a Edição, Campus
Elsevier
 Covey, S.R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes , Best Seller Ltda.
 Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001,
Petrópolis. Vozes Editora.
 Musetti, M. A.; Lopes, D. C.; Amaral, D. C.; Bertassini, A. C.; Gerolamo, M. C.
PROJETO INTEGRADO DE MELHORIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC USP. In: Juliana Helena Daroz Gaudêncio;
Carlos Eduardo Sanches da Silva; Francisco Gaudêncio Mendonça Freires. (Org.).

Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2020. 1ed. Itajubá,: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2020, v. II, p. 87-95. Disponível em: . Acesso em 03 de maio de 2021.
 Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo, Atlas, 2010. 94 p.
 Vickberg, S. M. J.; Christfort, V. Pioneiros, Condutores, Conciliadores e Guardiões: todas es equipes coontêm uma mistura desses tipos de personalidade - saiba como extrair o melhor de qualquer combinação. Harvard Business Review – Brasil, março de 2017, p. 26-35.
Artigos diversos sobre: “Project Based Learning” e “Team Based Learning”.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0625

Clique para consultar o oferecimento para SEP0625

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP