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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0625 - Projeto Integrado de Melhoria
Improvement Project

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 270 h
Carga Horária de Extensão: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Visa o desenvolvimento de um projeto de melhoria, num ambiente de uma organização produtiva, capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associadas a disciplinas temáticas de matrícula conjunta ao longo do semestre envolvendo tópicos de gerenciamento de projeto, gestão da qualidade, lay-out e produtividade, sustentabilidade, automação, e sistemas de apoio à decisão. Fornece também a oportunidade de aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores do curso de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94228 - Marcel Andreotti Musetti
 
Programa Resumido
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos. 
Programa: Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender; Grupo, Equipes e Times: conceitos, diferenças e semelhanças; Propostas de papéis para a organização do trabalho em equipes; Postura e Ética Profissional; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática; Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Programa
Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender;
Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; 
Postura e Ética Profissional;
Organização do tempo: dimensão pessoal;
Técnicas para a realização de apresentações;
Técnicas para redação de relatório técnico;
Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática;
Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método utilizado é baseado na Aprendizagem Ativa e, mais especificamente, na Aprendizagem por Projetos (PBL). Os alunos serão divididos em grupos que executarão um projeto de melhoria, junto a uma organização produtiva da região (parceiro). Este projeto será o gerador de demandas para o processo de aprendizagem da disciplina. Os grupos terão que buscar conhecimento prático para serem aplicados às situações reais e buscarem melhorias para os ambientes investigados. Os projetos terão foco nas áreas de interesse das disciplinas associadas à proposta, mas também serão rica oportunidade de integração dos conhecimentos já adquiridos em outras disciplinas do curso, além de promoverem o desenvolvimento de competências transversais (aprender a aprender, trabalho em equipe, habilidades sociais, aspectos de liderança,capacidade de comunicação entre outras).As aulas serão divididas em horários para conteúdo associado à orientação geral da disciplina e do projeto (atividades sob a responsabilidade do professor coordenador, programa do curso), aulas de laboratório (desenvolvimento das atividades do projeto - professor orientador), atividades de orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos (atividades do professor tutor), com a ressalva de que dúvidas técnicas sobre conteúdos específicos deverão ser encaminhadas aos ministrantes das disciplinas envolvidas diretamente nesta proposta (citadas no tópico objetivo desta proposta). As visitas técnicas são atividades fundamentais para a condução da disciplina, pois os grupos de estudantes necessitam conhecer e coletar informações nas instalações físicas do parceiro. Tais atividades são viabilizadas por meio de viagens didáticas (viagens estruturantes). Semanalmente haverá um horário para a Equipe de coordenação, composta pelos professores coordenadores e tutores, reunir-se para garantir a unidade na progressão dos projetos, a integração das disciplinas e a orientação conjunta para o encaminhamento de situações problemas.
Critério
A avaliação será individual e resultante de duas componentes: 1A avaliação será individual e resultante de duas componentes 1 (Nota do Projeto) e 2 (Nota de Participação): 1) Nota de Projeto: média ponderada das notas 1.1 (Projeto em Equipe) e 1.2 (Fator de Correção Individual): 1.1) Projeto em Equipe: 1.1.1) Relatórios: estrutura; formatação e adequação às normas de redação de trabalhos técnicos/acadêmicos, qualidade gramatical e ortográfica e apresentação gráfica; cumprimento de prazos; atendimento de todos os itens solicitados, utilização dos conceitos e técnicas vinculados às disciplinas correlacionadas; foco no objetivo e análise crítica mediante às proposições do projeto; 1.1.2) Apresentações (além de considerar os critérios já citados nos relatórios, também serão contemplados critérios associados à capacidade de comunicação). 1.2) Fator de correção: será calculado mediante a ponderação das avaliações entre pares e auto-avaliação. 2) Nota de participação das atividades ao longo da disciplina: amplo apontamento de participação individual (frequência, entregas, discussões, pro-atividade, iniciativas, entre outras). O detalhamento dos pesos das ponderações e dos critérios será definido pela equipe de coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Abrahamsohn, P. A. Redação cientifica. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009,
269 p.
 Amaral, D. C.; Lopes, D. C., Musetti, M. A,; Gerolamo, M. C.; Bertassini, A. C.; Ospina,
D. A. C.; Morais, L. C. Manual do Projeto Integrado de Melhoria: sétimo semestre do

curso de Engenharia de Produção. Disponível em .

Acesso em 03 de maio de 2021.
 Cameron, E.; Green, M. Gerenciamento de Mudanças: um guia completo, com
modelos, ferramentas e técnicas para entender e implementar mudanças nas
organizações. São Paulo: Editora Clio, 2009. Capítulo 2: Mudanças na Equipe, p. 74-
110.
 Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p.
 Covey, S.R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2a Edição, Campus
Elsevier
 Covey, S.R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes , Best Seller Ltda.
 Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001,
Petrópolis. Vozes Editora.
 Musetti, M. A.; Lopes, D. C.; Amaral, D. C.; Bertassini, A. C.; Gerolamo, M. C.
PROJETO INTEGRADO DE MELHORIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC USP. In: Juliana Helena Daroz Gaudêncio;
Carlos Eduardo Sanches da Silva; Francisco Gaudêncio Mendonça Freires. (Org.).

Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2020. 1ed. Itajubá,: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2020, v. II, p. 87-95. Disponível em: . Acesso em 03 de maio de 2021.
 Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo, Atlas, 2010. 94 p.
 Vickberg, S. M. J.; Christfort, V. Pioneiros, Condutores, Conciliadores e Guardiões: todas es equipes coontêm uma mistura desses tipos de personalidade - saiba como extrair o melhor de qualquer combinação. Harvard Business Review – Brasil, março de 2017, p. 26-35.
Artigos diversos sobre: “Project Based Learning” e “Team Based Learning”.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Empresas públicas ou privadas, Órgãos públicos, Instituições públicas ou filantrópicas, Entidades Civil Organizada, Cooperativas e outras, prioritariamente localizadas na cidade de São Carlos ou dentro de sua região ou proximidades.
Objetivos da atividade
Para o grupo social alvo (chamado em nosso contexto, como Parceiro) o resultado esperado é um detalhado diagnóstico sobre uma situação “problema”, indicada pelo próprio parceiro e um conjunto de soluções possíveis para a situação foco, ambos elaborados por uma equipe de estudantes do sétimo semestre do curso de Engenharia de Produção da EESC. Um dos resultados secundários é o contato direto do parceiro externo com as equipes de estudantes e a possibilidade de seleção de algum deles, para atuar parceiro como estagiário, num próximo período, dando continuidade ao que foi proposto no desenvolvimento do projeto. Um outro resultado secundário é a possibilidade de estreitamente de vínculos com a universidade, podendo surgir desse relacionamento inicial, o desdobramento de projetos de pesquisa conjuntos. Já para os discentes envolvidos, o ganho é muito significativo, pois o foco deste semestre de Projeto Integrado, coordenado pela disciplina SEP0625, é promover o aprendizado, desenvolvendo a completude de algumas competências por meio de metodologia de aprendizagem ativa, o PjBL (Project Based Learning). Diferente de uma abordagem tradicional de aula expositiva, o PjBL permite o desenvolvimento de competências, que além dos conteúdos, trabalha habilidades e atitudes, entre as quais destacam-se: a organização e o trabalho em equipe, a comunicação por meio de linguagem gráfica e oral em apresentações profissionais, a pró-atividade, o agir com postura e ética profissional, o aprender a aprender, o colocar em prática o saber fazer, as habilidades interpessoais no trato com a equipe e com os parceiros, a imersão num ambiente real profissional, com foco em atividades do Engenheiro de Produção.
Descrição da atividade
A disciplina se desenvolve em ciclos, que são apresentados a seguir, discriminando suas respectivas: durações médias em dias, metas e principais atividades. Ciclo 1: definição do problema e escopo – duração: 15 dias Meta: compreender o problema do projeto e transformá-lo em uma proposta de projeto de melhoria bem definida, descrita na forma de declaração de escopo. Atividades: entendimento do Termo de Abertura do Projeto - TAP apresentado pelos profissionais das organizações parceiras; discussões com docentes e tutores sobre as questões relacionadas com o problema; desenvolvimento da declaração de escopo por parte dos estudantes (versão inicial); realização do Gate 1. Ciclo 2: diagnóstico da situação atual – duração: 45 dias Metas: obter um diagnóstico preciso das causas dos problemas na organização parceira,baseada em dados, fundamentados e analisados com técnicas e engenharia. Atividades: revisão dos objetivos do projeto e planejamento da equipe conforme considerações e resultados do Gate 1; escolha de métodos e ferramentas de diagnóstico; estudo dos métodos e execução; realização do Gate 2. Ciclo 3: proposição da situação futura – duração: 45 dias Metas: realização de uma proposição técnica para a solução dos problemas e obtenção de melhoria na organização Atividades: revisão dos objetivos do projeto e planejamento da equipe conforme considerações e resultados do Gate 2; escolha de métodos e ferramentas para a realização da proposição da situação futura; estudo dos métodos e execução; realização do Gate 3 Ciclo 4: encerramento – duração: 15 dias Metas: apresentar os projetos e seus principais resultados alcançados por todas as equipes da turma, encerrando o semestre de Projeto Integrado de Melhoria. Atividades: Elaboração dos relatórios: final (incorporando contribuições do Gate 3) e executivo (entregue ao parceiro); preparação do Gate 4 (conforme demandas do semestre vigente: poster e apresentação “pitch”); apresentações do Gate 4.
Indicadores de avaliação da atividade
Seguindo os ciclos da disciplina, apresentam-se as principais entregas e como e por quem serão avaliados. A disciplina se desenvolve em ciclos, que são apresentados a seguir, discriminando suas respectivas: durações médias em dias, metas e principais atividades. Ciclo 1: definição do problema e escopo Entregas/avaliação: o relatório técnico v1 RT1 é o próprio documento de Declaração de escopo do projeto e anexos afins. A Declaração de escopo deverá estar aprovada e assinada pelas partes envolvidas e interessados (principalmente com aceite do parceiro externo). A avaliação da Declaração de Escopo será realizada pelos docentes responsáveis pela disciplina SEP0625 Projeto Integrado de Melhoria em conjunto com o ministrante da disciplina SEP0174 Gestão de Programas e Projetos. Ciclo 2: diagnóstico da situação atual Entregas/avaliação: relatório técnico v2 – RT2 que deve conter o histórico do desenvolvimento das atividades no período, documentação de dados (Protocolos de observação – documentos que evidenciam coleta de dados de campo, por exemplo, roteiros de entrevista, transcrição, modelos de processos de negócio etc.); diagnóstico da situação atual (relato detalhado do problema principal e objetivos de melhoria); apresentação dos resultados (slides: Gate 2). A avaliação do ciclo 2 será realizada ponderando-se os resultados do Gate 2 (banca composta por: professor de disciplina temática, professor responsável pela disciplina SEP0625 Projeto Integrado de Melhoria, membro do parceiro externo e tutores das equipes) com a avaliação do relatório, realizada em conjunto pelo professor responsável pela disciplina SEP0625 e os tutores das equipes. Ciclo 3: proposição da situação futura Entregas/avaliação: relatório técnico v3 – RT3 - dar continuidade ao RT2, sendo que deve conter: o histórico do desenvolvimento das atividades no período e a proposição da situação futura (conjunto de documentos que descrevem de maneira lógica e completa a solução para o problema de projeto. Pode ser formado por layouts, estudos de simulação, mapa de fluxo de valor futuro, memorial descritivo de equipamentos etc.),apresentação dos resultados (slides: Gate 3). A avaliação do ciclo 3 será realizada ponderando-se os resultados do Gate 3 (banca composta por: professor de disciplina temática, professor responsável pela disciplina SEP0625 Projeto Integrado de Melhoria, membro do parceiro externo e tutores das equipes) com a avaliação do relatório, realizada em conjunto pelo professor responsável pela disciplina SEP0625 e os tutores das equipes. Ciclo 4: encerramento Entregas/avaliação: relatório técnico versão 4, incorporando as correções e sugestões da avaliação do Gate 3, incluindo análise crítica e lições aprendidas; apresentação final (slides e outros materiais para a apresentação pública em auditório com a presença de todos os envolvidos na proposta, comunidade uspiana e parceiros externos – Gate 4). Elaboração de relatório executivo para o parceiro. A avaliação do ciclo 4 será baseada no Gate 4 (relatório final e apresentações finais), responsabilidade dos professores da disciplina SEP0625 Projeto Integrado de Melhoria, somada a avaliação do relatório executivo, contando com a colaboração dos parceiros externos (interessados diretos). Observações Gerais: Existem critérios bem definidos para cada uma das avaliações propostas (relatórios, apresentações e Gates – direcionados a cada um deles e a cada ciclo).

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