Visa o desenvolvimento de um projeto de melhoria, num ambiente de uma organização produtiva, capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associadas a disciplinas temáticas de matrícula conjunta ao longo do semestre envolvendo tópicos de gerenciamento de projeto, gestão da qualidade, lay-out e produtividade, sustentabilidade, automação, e sistemas de apoio à decisão. Fornece também a oportunidade de aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores do curso de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos. Programa: Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender; Grupo, Equipes e Times: conceitos, diferenças e semelhanças; Propostas de papéis para a organização do trabalho em equipes; Postura e Ética Profissional; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática; Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender; Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; Postura e Ética Profissional; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática; Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
Abrahamsohn, P. A. Redação cientifica. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009, 269 p. Amaral, D. C.; Lopes, D. C., Musetti, M. A,; Gerolamo, M. C.; Bertassini, A. C.; Ospina, D. A. C.; Morais, L. C. Manual do Projeto Integrado de Melhoria: sétimo semestre do curso de Engenharia de Produção. Disponível em . Acesso em 03 de maio de 2021. Cameron, E.; Green, M. Gerenciamento de Mudanças: um guia completo, com modelos, ferramentas e técnicas para entender e implementar mudanças nas organizações. São Paulo: Editora Clio, 2009. Capítulo 2: Mudanças na Equipe, p. 74- 110. Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p. Covey, S.R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2a Edição, Campus Elsevier Covey, S.R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes , Best Seller Ltda. Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001, Petrópolis. Vozes Editora. Musetti, M. A.; Lopes, D. C.; Amaral, D. C.; Bertassini, A. C.; Gerolamo, M. C. PROJETO INTEGRADO DE MELHORIA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA EESC USP. In: Juliana Helena Daroz Gaudêncio; Carlos Eduardo Sanches da Silva; Francisco Gaudêncio Mendonça Freires. (Org.). Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2020. 1ed. Itajubá,: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2020, v. II, p. 87-95. Disponível em: . Acesso em 03 de maio de 2021. Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo, Atlas, 2010. 94 p. Vickberg, S. M. J.; Christfort, V. Pioneiros, Condutores, Conciliadores e Guardiões: todas es equipes coontêm uma mistura desses tipos de personalidade - saiba como extrair o melhor de qualquer combinação. Harvard Business Review – Brasil, março de 2017, p. 26-35. Artigos diversos sobre: “Project Based Learning” e “Team Based Learning”.