Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0625 - Projeto Integrado de Melhoria
Improvement Project

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 270 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Visa o desenvolvimento de um projeto de melhoria, num ambiente de uma organização produtiva, capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associados às seguintes disciplinas: SEP0174 Gestão de Programas e Projeto, SEP0202-Layout e Produtividade; SEP0327-Gestão de Serviços; SEP0701 Gestão da Qualidade; SEP0506 Sistemas de Apoio á Decisão e SEP0702-Sistemas de Gestão Integrados. Objetiva também a aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94228 - Marcel Andreotti Musetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos.
 
 
 
Programa
Introdução ao curso: Aprendizagem por projetos e Aprender a aprender; Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; Postura e Ética Profissional; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática; Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método utilizado é baseado na Aprendizagem Ativa e, mais especificamente, na Aprendizagem por Projetos (PBL).
Os alunos serão divididos em grupos que executarão um projeto de melhoria, junto a uma organização produtiva da região. Este projeto será o gerador de demandas para o processo de aprendizagem da disciplina. Os grupos terão que buscar conhecimento prático para serem aplicados às situações reais e buscarem melhorias para os ambientes investigados. Os projetos terão foco nas áreas de interesse das disciplinas associadas à proposta, mas também serão rica oportunidade de integração dos conhecimentos já adquiridos em outras disciplinas do curso, além de promoverem o desenvolvimento de competências transversais (aprender a aprender, trabalho em equipe, habilidades sociais, aspectos de liderança, capacidade de comunicação entre outras).
As aulas serão divididas em horários para conteúdo associado à orientação geral da disciplina e do projeto (atividades sob a responsabilidade do professor coordenador, programa do curso), aulas de laboratório (desenvolvimento das atividades do projeto - professor orientador) e atividades de orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos (atividades do professor tutor), com a ressalva de que dúvidas técnicas sobre conteúdos específicos deverão ser encaminhadas aos ministrantes das disciplinas envolvidas diretamente nesta proposta (citadas no tópico objetivo desta proposta).
Semanalmente haverá um horário para a Equipe de coordenação, composta pelos professores coordenadores e tutores, reunir-se para garantir a unidade na progressão dos projetos, a integração das disciplinas e a orientação conjunta para o encaminhamento de situações problemas.
Critério
A avaliação será individual e resultante de duas componentes:
1.Nota de Projeto: média ponderada das notas de:
-Relatórios: Estrutura; formatação e adequação às normas de redação de trabalhos técnicos/acadêmicos, qualidade gramatical e ortográfica e apresentação gráfica; cumprimento de prazos; atendimento de todos os itens solicitados, utilização dos conceitos e técnicas vinculados às disciplinas correlacionadas; foco no objetivo e análise crítica mediante às proposições do projeto;
-Apresentações (além de considerar os critérios já citados nos relatórios, também serão contemplados critérios associados à capacidade de comunicação).
2. Fator de correção: será calculado mediante a ponderação das avaliações entre pares e auto-avaliação.

O detalhamento dos pesos das ponderações e dos critérios será definido pela equipe de coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Abrahamsohn, P. A. Redação cientifica. Rio de Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009, 269 p..
Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo, Atlas, 2010. 94 p.
Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p.
Covey, S.R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2ª Edição, Campus Elsevier
Covey, S.R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes , Best Seller Ltda.
Del Prette, A. & Del Prette, Z.A.P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001, Petrópolis. Vozes Editora.
Artigos diversos sobre: “Project Based Learning” e “Team Based Learning”.
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0625

Clique para consultar o oferecimento para SEP0625

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP