Desenvolver competências para a integração da sustentabilidade na Engenharia de Produção com a visão de ciclo de vida de produtos e com atitudes proativas.
1. Sustentabilidade: histórico, dimensões e conceitos 2. Evolução das atitudes nas empresas frente à questão ambiental3. A visão de ciclo de vida de produto e a gestão do ciclo de vida4. A integração com as áreas tradicionais da Engenharia de Produção 5. Casos
1. Sustentabilidade: histórico, premissas, conceitos e a dimensão ambiental, econômica e social.2. Evolução das atitudes nas empresas frente à questão ambiental: Conceitos, instrumentos e aplicações da gestão ambiental de empresas – da postura nula e reativa para a pró-ativa. Casos e exemplos.3. A visão de ciclo de vida de produto e a gestão do ciclo de vida: o ciclo de vida de produto; quadro teórico, instrumentos e aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) nas áreas da Engenharia de Produção, como no Desenvolvimento de Produto. Casos e exemplos.4. A integração com as áreas tradicionais da Engenharia de Produção: Esse desenvolvimento buscará envolver os docentes responsáveis por disciplinas do curso de Engenharia de Produção que contemplam os temas tradicionais da Engenharia de Produção, de modo a desenvolver e integrar os conceitos e métodos da Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida com as áreas tradicionais da Engenharia de Produção. 5. Casos a serem desenvolvidos com os temas de Sistema de Gestão Integrada. Logística Verde e Reversa, Ecodesign, Responsabilidade Social Corporativa, Estratégias Sustentáveis, Produção Mais Limpa e Produção e Consumo Sustentáveis, verificando como eles se relacionam.
Bibliografia (principal e complementar):ABNT. NBR ISO 14001. Sistemas de Gestão Ambiental: especificação e diretrizes para o uso. Rio de Janeiro, 2004.ABNT. NBR ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental: especificação e diretrizes para o uso. Rio de Janeiro, 2004.BARBIERI, J.C. Gestão Ambiental Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2004.DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.ELKINGTON, J. Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca. M. Books, 2011.GIANNETTI, B. F., ALMEIDA, C. M. V. B. Ecologia Industrial. Conceitos, ferramentas e aplicações. Edgard Blucher, 2006.MANZINI, E., VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis - Os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002. 367 p.OMETTO, A. R. Avaliação do Ciclo de Vida do Álcool Etílico Combustível por meio dos métodos EDIP, Exergia e Emergia. Tese (doutorado). EESC-USP. 2005.PORTER, M. E., KRAMER, M. R. Strategy and Society: A Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility. In: Harvard Business Review, Dec, 2006.SLACK, N., CHAMBERS, S., HARLAND, C., HARRISON, A., JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.UNEP. Cleaner Production: A trainning resource package. First edition. March, 1996.UNEP. UNEP Guide to Life Cycle Management: A bridge to sustainable products. 2006.UNEP. Life Cycle Management: A business guide to sustainability. 2007. Disponível em: http://www.unep.org/pdf/dtie/DTI0889PA.pdfUNEP. Life Cycle Management. How business uses it to decrease footprint, create opportunities and make chains more sustainable. Disponível em: http://www.unep.fr/shared/publications/pdf/DTIx1208xPA-LifeCycleApproach-Howbusinessusesit.pdfWENZEL, H., HAUSCHILD, M., ALTING L. Environmental Assessment of Products. Bonton/Dordrecht/London; Kluwer Academic Publihers. V.1, 1997.