Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0628 - Projeto Integrado de Inovação
Innovation Project

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 255 h
Carga Horária de Extensão: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Visa o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento de produto, dentro de um contexto real (empresa e usuários), capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associadas às seguintes disciplinas: SEP0152-Processo de Desenvolvimento de Produto; SEP0571-Projetos de Investimento; SEP0493-Ergonomia; e SEP0600-Engenharia do Ciclo de Vida. Objetiva também a aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3026366 - Aldo Roberto Ometto
2807942 - Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
601737 - Daniel Capaldo Amaral
4492289 - Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
 
Programa Resumido
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos.
 
 
 
Programa
Conceitos básicos de empreendedorismo; Projetos de inovação; Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; Postura e Ética Profissional; revisão da cadeia de disciplinas; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática;
Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).

OBSERVAÇÃO para alunos estrangeiros e que optem pela disciplina como optativa. 
Tem sido comum a ocorrência de alunos que se inscrevem nesta disciplina de maneira isolada, especialmente no caso de alunos estrangeiros, o que causa constrangi-mento para o docente e a instituição. Como eles escolhem as disciplinas utilizando as ementas, entende-se como importante a presença do comunicado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método utilizado é baseado na Aprendizagem Ativa e, mais especificamente, na Aprendizagem por Projetos (PBL). Os alunos serão divididos em grupos que executarão um projeto de melhoria, junto a uma organização produtiva da região. O projeto é o gerador de demandas para o processo de aprendizagem da disciplina. Os grupos terão que buscar conhecimento prático para serem aplicados às situações reais e buscarem melhorias para os ambientes investigados. Contempla visitas técnicas e estudos dirigidos sobre o tema. Os projetos terão foco nas áreas de interesse das disciplinas associadas à proposta, mas também serão rica oportunidade de integração dos conhecimentos já adquiridos em outras disciplinas do curso, além de promoverem o desenvolvimento de competências transversais (aprender a aprender, trabalho em equipe, habilidades sociais, aspectos de liderança, capacidade de comunicação entre outras). As aulas serão divididas em horários para conteúdo associado à orientação geral da disciplina e do projeto (atividades sob a responsabilidade do professor coordenador, programa do curso), aulas de laboratório (desenvolvimento das atividades do projeto - professor orientador), visitas técnicas e atividades de orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos (atividades do professor tutor), com a ressalva de que dúvidas técnicas sobre conteúdos específicos deverão ser encaminhadas aos ministrantes das disciplinas envolvidas diretamente nesta proposta (citadas no tópico objetivo desta proposta)> Semanalmente haverá um horário para a Equipe de coordenação, composta pelos professores coordenadores e tutores, reunir-se para garantir a unidade na progressão dos projetos, a integração das disciplinas e a orientação conjunta para o encaminhamento de situações problemas.
Critério
A avaliação será individual e resultante de duas componentes: 1. Nota de Projeto: média ponderada das notas de: - Relatórios: Estrutura; formatação e adequação às normas de redação de trabalhos técnico/acadêmicos, qualidade gramatical e ortográfica e apresentação gráfica; cumprimento de prazos; atendimento de todos os itens solicitados, utilização dos conceitos e técnicas vinculados às disciplinas correlacionadas; foco no objetivo e análise crítica mediante às proposições do projeto; - Apresentações (além de considerar os critérios já citados nos relatórios, também serão contemplados critérios associados à capacidade de comunicação). 2. Fator de correção: será calculado mediante a ponderação das avaliações entre pares e auto-avaliação. O detalhamento dos pesos das ponderações e dos critérios será definido pela equipe de coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação na disciplina.
 
Bibliografia
     
Abrahamsohn, P. A. Redação científica. Riode Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009, 269 p.
Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Pauo, Atlas, 2010. 94 p.
Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p.
Covey, S. R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2ª Edição, Campus Elsevier
Covey, S. R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Best Seller Ltda.
Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001, Petrópolis. Vozes Editora.
Artigos diversos sobre: "Empreendedorismo" e "Gestão da Inovação". 
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Empresas públicas ou privadas, órgãos públicos, instituições públicas ou filantrópicas, entidades civis organizadas, cooperativas e outras, prioritariamente localizadas na cidade de São Carlos ou dentro de sua região ou proximidades.
Objetivos da atividade
Para o grupo social alvo (chamado em nosso contexto, como Parceiro) o resultado esperado é um conjunto de propostas de novos produtos, viáveis tecnicamente, economicamente e aderentes ao conceito de economia circular, meta de impacto zero no meio ambiente e que possa impactar positivamente e eticamente na vida do usuário. Os alunos, organizados em equipe, desenvolvem a proposta de novo produto, sendo que todas devem versar sobre um mesmo problema de projeto, definidos em comum acordo com parceiros externos à universidade. Os produtos dos alunos deverão contribuir para a solução destes problemas, necessariamente reais para a comunidade, que será o público alvo do projeto. A solução não serve apenas a este público local, mas poderá ser estendida para outras populações semelhantes, com impactos positivos como viabilizar fontes de emprego e renda, oportunidades para novos empreendedores, melhorar a qualidade de vida ou a qualidade no trabalho, sempre buscando o impacto efetivo no desenvolvimento social. Cada proposta deverá conter a descrição de mercado-alvo, estudos de necessidades com métodos centrados no usuário (dados primários incluindo observações em campo sobre os problemas da comunidade, combinados com dados secundários), desenvolvimento de ideias de produto, geração de concepções alternativas, desenvolvimento de protótipos e testes com usuários e especificação final da concepção do produto, com listas de materiais e plano macro de processo. O projeto de produto acompanha um relatório completo de Análise de Viabilidade Econômica do Projeto contendo desde o levantamento da demanda, descrição das alíneas de investimento e custo, fluxo de caixa, indicadores financeiros e análises de risco e sensibilidade, resumindo a viabilidade econômica. Também possui a descrição do Modelo de Negócio Circular para a comercialização do produto, isso é, que inclui estratégias para a sustentabilidade com vistas aos ciclos de recuperação dos valores ao longo do ciclo de vida do produto. Os resultados e a oportunidade de acompanhar o processo de projeto, é uma fonte rica de aprendizado e transferência de conhecimentos aos parceiros e especialistas que aderem à proposta. Os parceiros podem acessar um conjunto rico de dados e análises, conhecer a viabilidade financeira das propostas e ter contato com estratégias para economia circular e novos métodos de geração de conhecimentos e de projeto. As informações específicas dos relatórios dos alunos podem ainda ser utilizadas em ações futuras como replicação dos protótipos para uso ou doação, criação de nova propriedade intelectual ou até a geração de novos negócios. Aos alunos, o projeto significa a oportunidade de conhecer em profundidade os problemas sociais ligados ao tema de projeto, especialmente por meio das atividades de campo para coleta de requisitos e entendimento das necessidades dos usuários. Poderão desenvolver empatia e consciência social observando problemas sociais e compreendendo como a engenharia pode transformar a vida da população. Por exemplo, já foram tema da disciplina equipamentos hospitalares, dispositivos para mitigar as enchentes e problemas de reciclagem, entre outros desafios reais e importantes para a comunidade que habita o entorno da universidade.
Descrição da atividade
A disciplina se desenvolve em ciclos, que são apresentados a seguir, discriminando suas respectivas durações médias em dias, metas e principais atividades. Ciclo 1 - Introdução ao problema de projeto – duração: 2 semanas Meta. Compreender o problema do projeto. Atividades. Apresentações técnicas dos parceiros, especialistas externos no tema e palestras com depoimentos de pessoas que vivenciam a situação problema. Levantamentos de dados secundários orientados pela equipe de docentes.. Ciclo 2 - Desenvolvimento da lista de ideias de projeto – duração: 2 semanas Metas. Desenvolver uma lista de ideias de novos produtos a partir das informações coletadas na fase anterior utilizando as técnicas e métodos de criatividade, usabilidade e diretrizes sobre circularidade apresentadas pelos docentes. Escolha de uma das ideias para ser desenvolvida até o final da disciplina. Atividades. Trabalho de campo com previsão de contato com usuários e pessoas que vivenciam o problema definido como tema para o projeto. Apresentação dos resultados à equipe dos professores Ciclo 3: Gate 1 – Projeto Informacional– duração: 4 semanas Metas: Relatórios técnicos contendo informações coletadas e sistematizadas com as ideias, requisitos, especificações-meta, preço-meta, horizonte de planejamento e princípios de sustentabilidade possíveis, para a ideia de produto proposta. Apresentação para os parceiros da ideia proposta, devidamente justificada por dados e observações em campo. Avaliação dos parceiros com aprovação ou não das propostas e redirecionamento, se não aprovada.Atividades: Identificação das necessidades dos usuários, dores e sua sistematização. Desdobramento das necessidades dos usuários em requisitos e especificações-meta do projeto. Análise ergonômica do trabalho executado pelos usuários. Definição do preço-meta e horizonte de planejamento. Informações ambientais e princípios de circularidade que podem ser utilizados no projeto Ciclo 4: Desenvolvimento de soluções alternativas e prototipação duração - 4 semanas Metas. Apresentar alternativas técnicas para o projeto de engenharia, projeto de viabilidade econômica, para o modelo de negócio circular e um protótipo desenvolvido e avaliado segundo métodos de usabilidade e técnicas de ergonomia de produto. Atividades. Elaborar relatórios técnicos nas áreas de engenharia, ergonomia, viabilidade econômica e sustentabilidade. Desenvolvimento de protótipos e planos de teste. Ciclo 5: Gate 2 – Projeto Conceitual – 3 semanas Metas: Preparação do relatório final com o arquivo completo do projeto, sintetizando todas as informações coletadas ao longo de todo o trabalho. Apresentar os resultados para a comunidade.Atividades. Trabalho de síntese das informações e preparação de apresentações. Realizar a apresentação do protótipo para os usuários e coleta de feedback. Apresentação dos protótipos para os usuários. Apresentação do relatório aos representantes dos parceiros para a avaliação e feedback.
Indicadores de avaliação da atividade
Comprometimento dos alunos. O comprometimento e motivação dos alunos é monitorado ao longo da disciplina com as Auto-Avaliações. Comprometimento e engajamento dos parceiros. A coordenação acompanha a interação entre alunos e parceiros de forma a garantir e manter a motivação e abertura dos parceiros e especialistas envolvidos no projeto. O indicador será a participação nas atividades de trabalho em campo e gates. Potencial de impacto no usuário. Nas apresentações de gate, os parceiros externos avaliam o nível de impacto das propostas na solução do problema do usuário. Viabilidade econômica das propostas. Nas apresentações de gate, há um acompanhamento constante para garantir a viabilidade econômica. O indicador mais importante, porém, é o relatório final de Plano de Investimentos entregue pelos alunos no Gate 2, contendo uma descrição com indicadores econômicos e análise de risco da viabilidade do produto. Viabilidade tecnológica da proposta. Durante as apresentações de gate, os parceiros externos avaliam o nível de viabilidade técnica ao verificarem as propostas dos alunos, especialmente no gate 2 com a observação dos protótipos. Potencial de melhoria no impacto ambiental e circularidade. Nas apresentações de gate, os parceiros externos avaliam o nível de impacto ambiental na perspectiva do cliente. No gate 2, o relatório de Modelo de Negócio Circular permite avaliar a qualidade da proposta quanto a este quesito. Satisfação geral dos parceiros. A apresentação final dos projetos é aberta à comunidade do campus e, ao final dos trabalhos, é dada a oportunidade para os parceiros e especialistas externos manifestarem-se sobre o projeto. Depoimentos positivos e possíveis desdobramentos práticos do projeto são as metas de avaliação.

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