Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0628 - Projeto Integrado de Inovação
Innovation Project

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 255 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Visa o desenvolvimento de um projeto de desenvolvimento de produto, dentro de um contexto real (empresa e usuários), capaz de motivar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de competências, associadas às seguintes disciplinas: SEP0152-Processo de Desenvolvimento de Produto; SEP0571-Projetos de Investimento; SEP0493-Ergonomia; e SEP0600-Engenharia do Ciclo de Vida. Objetiva também a aplicação e integração de conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas de formação específica em Engenharia de Produção, além do desejado desenvolvimento de competências transversais (habilidades e atitudes).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3026366 - Aldo Roberto Ometto
2807942 - Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
601737 - Daniel Capaldo Amaral
4492289 - Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
 
Programa Resumido
Tópicos que abordem e amparem todo o trabalho de planejamento e execução do projeto em um ambiente externo ao acadêmico (ambiente de atuação profissional), promovidos por uma disciplina baseada em Aprendizagem por Projetos.
 
 
 
Programa
Conceitos básicos de empreendedorismo; Projetos de inovação; Trabalho em Grupo, Equipes e times: conceitos, diferenças e semelhanças; Postura e Ética Profissional; revisão da cadeia de disciplinas; Organização do tempo: dimensão pessoal; Técnicas para a realização de apresentações; Técnicas para redação de relatório técnico; Dinâmicas de avaliação por pares e auto-avaliação: conceitos e prática;
Tutoria de projetos (atividades de acompanhamento dos projetos).
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método utilizado é baseado na Aprendizagem Ativa e, mais especificamente, na Aprendizagem por Projetos (PBL). Os alunos serão divididos em grupos que executarão um projeto de melhoria, junto a uma organização produtiva da região. O projeto é o gerador de demandas para o processo de aprendizagem da disciplina. Os grupos terão que buscar conhecimento prático para serem aplicados às situações reais e buscarem melhorias para os ambientes investigados. Contempla visitas técnicas e estudos dirigidos sobre o tema. Os projetos terão foco nas áreas de interesse das disciplinas associadas à proposta, mas também serão rica oportunidade de integração dos conhecimentos já adquiridos em outras disciplinas do curso, além de promoverem o desenvolvimento de competências transversais (aprender a aprender, trabalho em equipe, habilidades sociais, aspectos de liderança, capacidade de comunicação entre outras). As aulas serão divididas em horários para conteúdo associado à orientação geral da disciplina e do projeto (atividades sob a responsabilidade do professor coordenador, programa do curso), aulas de laboratório (desenvolvimento das atividades do projeto - professor orientador), visitas técnicas e atividades de orientação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos (atividades do professor tutor), com a ressalva de que dúvidas técnicas sobre conteúdos específicos deverão ser encaminhadas aos ministrantes das disciplinas envolvidas diretamente nesta proposta (citadas no tópico objetivo desta proposta)> Semanalmente haverá um horário para a Equipe de coordenação, composta pelos professores coordenadores e tutores, reunir-se para garantir a unidade na progressão dos projetos, a integração das disciplinas e a orientação conjunta para o encaminhamento de situações problemas.
Critério
A avaliação será individual e resultante de duas componentes: 1. Nota de Projeto: média ponderada das notas de: - Relatórios: Estrutura; formatação e adequação às normas de redação de trabalhos técnico/acadêmicos, qualidade gramatical e ortográfica e apresentação gráfica; cumprimento de prazos; atendimento de todos os itens solicitados, utilização dos conceitos e técnicas vinculados às disciplinas correlacionadas; foco no objetivo e análise crítica mediante às proposições do projeto; - Apresentações (além de considerar os critérios já citados nos relatórios, também serão contemplados critérios associados à capacidade de comunicação). 2. Fator de correção: será calculado mediante a ponderação das avaliações entre pares e auto-avaliação. O detalhamento dos pesos das ponderações e dos critérios será definido pela equipe de coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação na disciplina.
 
Bibliografia
     
Abrahamsohn, P. A. Redação científica. Riode Janeiro, Guanabara-Koogan, 2009, 269 p.
Vergara, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Pauo, Atlas, 2010. 94 p.
Cintra, J. C. Didática e oratória com data-show. São Carlos, Compacta, 2008, 64 p.
Covey, S. R. Primeiro o Mais Importante (first Things First) 2ª Edição, Campus Elsevier
Covey, S. R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Best Seller Ltda.
Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Psicologia das Habilidades Sociais, 2001, Petrópolis. Vozes Editora.
Artigos diversos sobre: "Empreendedorismo" e "Gestão da Inovação". 
 

Clique para consultar os requisitos para SEP0628

Clique para consultar o oferecimento para SEP0628

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP