1) Introduzir e discutir conceitos, métodos, técnicas e boas práticas de gestão da qualidade e da melhoria da produção; 2) Fornecer subsídios para que o aluno tenha condições de utilizar esses conceitos, métodos e técnicas na sua vida profissional futura.
Abordagem da gestão da qualidade para a gestão da rotina e para a gestão da melhoria das operações de produção de manufatura e serviços. Técnicas da gestão da qualidade e Sistema de gestão da qualidade ISO9001:2015.
1. Introdução à gestão da qualidade: abordagem e elementos; 2. Sistema de gestão da qualidade ISO9001:2015; 3. MASP; 4. Técnicas de análise de relações de causa e efeito; 5. Técnicas de priorização; 6. Benchmarking; 7. Técnicas de gestão da rotina: POPs, Gestão visual e 5S; 8. Indicadores de desempenho.
Bibliografia (principal e complementar): • Carpinetti, L.C.R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas., 3. Ed. São Paulo: Editora GEN-Atlas, 2016. • Carpinetti, L. C. R.; Gerolamo, M. C. (2016) Gestão da Qualidade ISO9001:2015 – Requisitos e Integração com a ISO14001:2015. São Paulo: Editora GEN-Atlas. • Juran, J.M. e Gryna, F. Quality analysis and planning.New York: MacGraw Hill, 1993. • Brocka, B. e Brocka, M.S. Gerenciamento de Qualidade. São Paulo: Makron Books, 1995. • Campos, V.F. TQC - controle de qualidade total (no estilo Japonês). Belo Horizonte: FCO, 1992. • Cheng, L. et al QFD: planejamento da qualidade, Belo Horizonte, UFMG, Escola de Engenharia, Fundação Cristiano Ottoni, 1995. • Kaplan, R. and Norton, D.P. A estratégia em ação. Rio de Janeito: Editora Campus, 1996. • Rotondaro, Roberto G. Seis Sigma Gerencial para a Melhoria de Processos. Editora Atlas, 2003. • Carpinetti, L.C.R. (2000). Uma proposta para o processo de identificação e desdobramento e melhorias de manufatura: uma abordagem estratégica. Tese (Livre-Docência) - EESC/USP. (TEM NA BIBLIOTECA DA EESC/USP). • Falconi, V. (2009). O Verdadeiro Poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009. • Garvin, D. A. (2002). Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Quality Mark Ed., 2002. • NBR ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade – requisitos. • NBR ISO 9004:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade - diretrizes para melhorias de desempenho. • Juran, J.M. e Gryna, F. (1993) Quality and analysis and planning. New York: McGraw-Hill. • Oakland, J. (1994). Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo: Nobel, 1994. • Oliveira, O. J. (Org.). (2004). Gestão da Qualidade – Tópicos Avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. • Montgomery, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, RJ. 2004.