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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: SEP0701 - Gestão da Qualidade
Quality Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
1) Introduzir e discutir conceitos, métodos, técnicas e boas práticas de gestão da qualidade e da melhoria da produção; 
2) Fornecer subsídios para que o aluno tenha condições de utilizar esses conceitos, métodos e técnicas na sua vida profissional futura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112902 - Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
2240134 - Mateus Cecilio Gerolamo
 
Programa Resumido
Abordagem da gestão da qualidade para a gestão da rotina e para a gestão da melhoria das operações de produção de manufatura e serviços. Técnicas da gestão da qualidade e Sistema de gestão da qualidade ISO9001:2015.
 
 
 
Programa
1. Introdução à gestão da qualidade: abordagem e elementos;
2. Sistema de gestão da qualidade ISO9001:2015;
3. MASP;
4. Técnicas de análise de relações de causa e efeito;
5. Técnicas de priorização;
6. Benchmarking;
7. Técnicas de gestão da rotina: POPs, Gestão visual e 5S;
8. Indicadores de desempenho.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Recursos: o Vídeo-aulas disponibilizadas no Youtube e no e-aulas USP. o Plataforma e-disciplinas de ensino remoto. • Método: PBL com ensino híbrido combinado com aula invertida: o O PBL (Project Based Learning) é um método de ensino em que os alunos adquirem conhecimentos e habilidades por meio do desenvolvimento de um projeto. Na disciplina em questão, os alunos se dedicam ao desenvolvimento de um projeto de melhoria, proposta pela disciplina SEP0625 _ Projeto Integrado de Melhoria. o O ensino híbrido: um programa de educação formal no qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio de aprendizagem on-line. Será utilizado para o aprendizado de conteúdos relacionados aos objetivos básicos da disciplina, e que permitam ao estudante o aprendizado em um espaço individual e com ritmo de absorção que seja específico de cada um. Nesses casos, o espaço coletivo (salas de aulas físicas) será utilizado para a consecução dos objetivos de aprendizagem mais avançados relacionados às competências essenciais que se espera desenvolver nos estudantes. o Aula invertida (flipped classroom) é uma abordagem de ensino em que os alunos estudam previamente o assunto a ser tratado na aula. Durante a aula, os alunos esclarecem dúvidas com o professor e se dedicam à resolução de problemas propostos. A aula invertida tira o aluno da passividade de uma aula tradicional. Também traz outros benefícios: promove uma maior interação do professor com os alunos e aproveita melhor o tempo e o conhecimento do professor, já que o professor estará totalmente disponível para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao assunto estudado ou aos problemas propostos. o Atividades on-line assíncronas: ▪ Atividade preparatória: antecipadamente, os alunos são solicitados a assistirem ao(s) vídeo(s) da aula seguinte (link disponibilizados no moodle), além de outras atividades dirigidas, como redação de relatórios de atividades dirigidas, entre outras. o Atividade síncrona, em sala: ▪ Primeira parte: no início da aula, avaliação individual usando o recurso do e-disciplinas. ▪ Segunda parte: feedback sobre as questões da avaliação e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria da aula; ▪ Terceira parte: atividade em sala, que pode ser: 1. Apresentação e discussão entre grupos sobre alguma teoria tratada na disciplina; 2. Desenvolvimento de aplicação das técnicas da qualidade ao Projeto Integrado de Melhoria (PI). ▪ Acompanhamento: durante a aula, o professor está disponível para acompanhamento das atividades em sala, esclarecimento de dúvidas e correção dos exercícios ou atividades propostas.
Critério
Avaliação – ▪ Nota de avaliação individual AI; ▪ Nota de avaliação do grupo AG. ▪ Nota Parcial GQ = [ 0,6 * Média AI + 0,4 * Média AG] ▪ Nota Final GQ: – Se Nota Parcial GQ ≥ 5,0 – Nota Final GQ = 0,5 *[ 0,6 * Média AI + 0,4 * Média AG] + 0,5 * Nota Projeto – Se Nota Parcial GQ < 5,0 – Nota Final GQ = [ 0,6 * Média AI + 0,4 * Média AG] 1) Média final da disciplina SEP0625 - Projeto Integrado de Melhoria maior ou igual a 5,0 (cinco), e 2) Média ponderada maior ou igual a 5,0 (cinco) nesta disciplina.
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: 1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia (principal e complementar):
• Carpinetti, L.C.R. Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas., 3. Ed. São Paulo: Editora GEN-Atlas, 2016.
• Carpinetti, L. C. R.; Gerolamo, M. C. (2016) Gestão da Qualidade ISO9001:2015 – Requisitos e Integração com a ISO14001:2015. São Paulo: Editora GEN-Atlas.
• Juran, J.M. e Gryna, F. Quality analysis and planning.New York: MacGraw Hill, 1993.
• Brocka, B. e Brocka, M.S. Gerenciamento de Qualidade. São Paulo: Makron Books, 1995.
• Campos, V.F. TQC - controle de qualidade total (no estilo Japonês). Belo Horizonte: FCO, 1992.
• Cheng, L. et al QFD: planejamento da qualidade, Belo Horizonte, UFMG, Escola de Engenharia, Fundação Cristiano Ottoni, 1995.
• Kaplan, R. and Norton, D.P. A estratégia em ação. Rio de Janeito: Editora Campus, 1996.
• Rotondaro, Roberto G. Seis Sigma Gerencial para a Melhoria de Processos. Editora Atlas, 2003.
• Carpinetti, L.C.R. (2000). Uma proposta para o processo de identificação e desdobramento e melhorias de manufatura: uma abordagem estratégica. Tese (Livre-Docência) - EESC/USP. (TEM NA BIBLIOTECA DA EESC/USP).
• Falconi, V. (2009). O Verdadeiro Poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.
• Garvin, D. A. (2002). Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Quality Mark Ed., 2002.
• NBR ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade – requisitos.
• NBR ISO 9004:2000 - Sistema de Gestão da Qualidade - diretrizes para melhorias de desempenho.
• Juran, J.M. e Gryna, F. (1993) Quality and analysis and planning. New York: McGraw-Hill.
• Oakland, J. (1994). Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo: Nobel, 1994.
• Oliveira, O. J. (Org.). (2004). Gestão da Qualidade – Tópicos Avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
• Montgomery, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, RJ. 2004.
 

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