Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0140 - Teoria das Estruturas Aplicada aos Aviões
Static of Aircraft Structures

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1976 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno condições de analisar a perda de estabilidade elástica de vigas e placas. Além da solução exata, também serão vistas formulações do método dos elementos finitos para análise desses problemas.
 
 
 
Programa Resumido
Método de energia: aplicações ao cálculo de estabilidade de vigas. Teoria das placas delgadas. Instabilidade de placas. Aplicação do método dos elementos finitos ao cálculo de placas. Deslocamentos de vigas e tubos oriúndos do cisalhamento.
 
 
 
Programa
Método de energia: aplicações ao cálculo de estabilidade de vigas. Teoria das placas delgadas. Instabilidade de placas. Aplicação do método dos elementos finitos ao cálculo de placas. Deslocamentos de vigas e tubos oriúndos do cisalhamento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As aulas teóricas serão de exposição oral. As aulas práticas constarão da resolução, pelo docente e pelos alunos, de exercícios referentes à matéria lecionada n
Critério
1) Durante o semestre letivo serão realizadas 2 provas de modo que se possa ter uma avaliação contínua do aproveitamento. 2) Após o encerramento do semestre, se
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BRUHN, E.F.  Analysis and design of flight vehicle structures. MONTANARI, I., MARTINELLI, D.A.O.  Placas elásticas: equações gerais e placas       retangulares. Serv. de Publicações da EESC/USP, 1974 (Publ. no. 166). PAIVA, J.B. de - Instabilidade de vigas com vinculações elásticas estudada pelo método da       energia. Relatório FAPESP.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0140

Clique para consultar o oferecimento para SET0140

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP