Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0184 - Mecânica dos Sólidos II
Solid Mechanics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre mecânica dos sólidos, destacando aplicações em Engenharia Mecânica, Produção Mecânica, Mecatrônica e Materiais e Manufatura, visando prepará-los para as demais disciplinas relacionadas à área de projeto mecânico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5486885 - André Teófilo Beck
5188851 - Edson Denner Leonel
 
Programa Resumido
Flexão geral, Estudo das tensões, Estudo das deformações, Elasticidade linear, Critérios de resistência, Mecânica dos materiais compostos, Deslocamento transversal de vigas de seção simétrica, Noções de estabilidade. Noções sobre métodos energéticos.
 
 
 
Programa
Flexão geral: Eixos principais de inércia, cálculo das tensões normais e seções compostas. Estudo das tensões: Estado de tensão em um ponto, equações de equilíbrio, estado plano de tensão, tensões sobre planos inclinados, tensões principais, círculo de Mohr. Estudo das deformações: Deformação em um ponto, estado plano de deformação, deformações principais, círculo de Mohr, extensometria. Elasticidade Linear: Princípio da superposição, Lei de Hooke generalizada, noções de anisotropia. Critérios de resistência: Conceito de falha do material, critérios clássicos para sólidos isotrópicos. Deslocamentos transversais em vigas de seção simétrica: Equação da linha elástica, cálculo de deslocamentos por integração, método da superposição, vigas estaticamente indeterminadas. Noções de estabilidade: flambagem de barras prismáticas, hipérbole de Euler, flexo-compressão. Noções sobre Métodos Energéticos: Energia de deformação, Potencial de forças externas, Energia cinética. Conservação da energia potencial total.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exemplos e exercícios práticos resolvidos pelo professor e alunos em sala de aula. Listas de exercícios disponibilizadas para resolução fora da sala de aula. ATIVIDADES DISCENTES: participação nas aulas teóricas, resolução dos exercícios recomendados pelo professor.
Critério
Média ponderada das notas das provas e/ou testes e/ou listas de exercícios realizados durante o semestre maior ou igual a 5,0 (cinco). Ao final do semestre será realizada prova, versando sobre todo o conteúdo ministrado, que poderá substituir a menor nota obtida nas avaliações durante o semestre.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Gere, J.M., Barry, G., Mecânica dos Materiais, Ed. Cengane, 2010.
Hibbeler, R.C., Resistência dos Materiais, 7ª Ed. Prentice Hall Brasil, 2010.
Beer, F.P. & Johnston, E.R., Resistência dos Materiais, 3ª Makron, 1995.
Schiel, F., Introdução à Resistência dos materiais, EESC-USP, 1984.
Higdon, Ohlsen, Stiel, Weese, Riley. - Mec. dos Materiais. Guanabara Dois, 1982.
Popov, E.P. - Introdução à Mecânica dos Sólidos. São Paulo, Edgard Blücher, 1978.
Feodosiev, V.I. - Resistência dos Materiais, Portugal, Ed. Lopes da Silva, 1977.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0184

Clique para consultar o oferecimento para SET0184

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP