Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0192 - Sistemas Estruturais I-A
Structural Systems I-A

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo fornecer aos alunos do curso de arquitetura os tópicos básicos relativos ao cálculo de esforços solicitantes e de tensões, necessários ao entendimento da mecânica das estruturas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
423707 - Antonio Alves Dias
1062210 - Jorge Munaiar Neto
 
Programa Resumido
Isostática: definição de estrutura. Estudo dos vínculos, movimento dos corpos no plano, representação gráfica, equilíbrio do ponto e dos corpos, definição de esforço solicitante, cálculo de esforços e reações. Resistência dos materiais: conceito de tensão e deformação, lei de Hooke, diagrama tensão-deformação, flexão e linha elástica, flambagem.
 
 
 
Programa
A disciplina busca abordar os conceitos voltados basicamente à Isostática e à Resistência dos Materiais. No referente à Isostática são abordados assuntos voltados à definição de estrutura quanto à determinação geométrica, cuja análise se faz com base no estudo dos vínculos associados aos elementos estruturais de interesse, ao tipo de movimento dos corpos no plano, equilíbrio do ponto e dos corpos em função das forças aplicadas (concentradas ou distribuídas). Também, em função das forças aplicadas e do tipo de elemento em análise, são apresentados os tipos de reações nos apoios (vínculos) e definição dos esforços solicitantes de interesse, cuja representação se faz de forma pontual (localizada), ou então geral por meio de representação gráfica com base em diagramas de esforços solicitantes. No referente à resistência dos materiais, são apresentados conceitos de flexão, tensão e deformação, considerando as informações obtidas por meio dos esforços solicitantes, cuja relação entre ambos os parâmetros (tensão e deformação) está diretamente relacionada à resposta dos materiais, admitido em regime elástico linear (lei de Hooke), relação essa que também pode ser expressa na forma de diagrama tensão-deformação. Também são considerados conceitos voltados aos deslocamentos do eixo dos elementos no plano, linha elástica, bem como aspectos associados à instabilidade dos elementos comprimidos considerados apenas dentro dos conceitos da bifurcação do equilíbrio, flambagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e trabalhos práticos.
Critério
Serão aplicadas três provas (sendo uma delas substitutiva, abrangendo toda a matéria) sendo MP a média aritmética das duas melhores notas, e T a média aritmética das notas dos trabalhos práticos. A média final deverá ser obtida com base em MF=0,85MP + 0,15T.
Norma de Recuperação
Prova única com nota maior ou igual a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
Bibliográfia Básica:
DIAS, A.A.; MUNAIAR, N.J.; HANAI, J.B.; SALES, J.J.; MIOTTO, J.L. Introdução aos sistema estruturais. São Carlos, EESC-USP (apostila), 2007.
MACHADO JR., E.F. Introdução à isostática. São Carlos, EESC-USP, 1999.
SCHIEL, F. Introdução à resistência dos Materiais. S.Paulo, Harbra, 1984.

Bibliografia Complementar
AMARAL, O.C. Estruturas Isostáticas. Belo Horizonte, Edições Engenharia e Arquitetura, 1982.
BEER e JOHNSTON Resistência dos Materiais. McGraw-Hill, 1982.
NASH, W.A. Resistência dos Materiais. Coleção Schaum, McGraw-Hill, 1974.
PROENÇA,S.P.B. Curso de resistência dos materiais - Notas de aulas - v. I e II. São Carlos, EESC-USP,2001
SHAMES, I.H. Introdução à Mecânica dos Sólidos. Prentice Hall do Brasil, 1975.
TIMOSHENKO, S.P., GERE, J.M. Mecânica dos Sólidos. Vols. I e II, Livros Técnicos e Científicos, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0192

Clique para consultar o oferecimento para SET0192

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP