Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0415 - Estática 1
Structural Analysis 1

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre a análise de estruturas hiperestáticas visando viabilizar o cálculo de esforços e deslocamentos, para os diversos tipos de solicitações que podem afetar esse tipo de estrutura, e com isso bem compreender seu comportamento. Desenvolver formulações que permitam tanto o cálculo manual quanto a programação em computador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3582350 - Rodrigo Ribeiro Paccola
5332372 - Rogério Carrazedo
 
Programa Resumido
Hipóteses do Método Clássico. O princípio dos Trabalhos Virtuais. Cargas móveis. Linhas de influência em estruturas isostáticas. Diagramas de valores extremos e envoltórias. Deslocamentos em estruturas isostáticas. Processo dos Esforços.
 
 
 
Programa
Apresentação das Hipóteses do Método Clássico e discussões das simplificações envolvidas na aplicação das teorias. O princípio dos Trabalhos Virtuais aplicado aos corpos rígidos e deformáveis. Efeitos de cargas móveis em estruturas isostáticas. Linhas de influência em estruturas isostáticas: aplicação do Teorema de Müller-Breslau e do processo cinemático para determinação de linhas de influência. Conceito de polos absoluto e relativo. Traçado de diagramas de valores extremos e envoltórias. Cálculo dos deslocamentos em estruturas isostáticas submetidas a diferentes causas físicas: cargas, recalques, variação de temperatura, retração e defeitos de fabricação. Processo dos Esforços: resolução de estruturas hiperestásticas submetidas a cargas, recalques, variação de temperatura, retração e defeitos de fabricação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exemplos e exercícios práticos resolvidos pelo professor e alunos em sala de aula. Listas de exercícios disponibilizadas para resolução fora da sala de aula.
Critério
Média ponderada das notas de provas e/ou testes e/ou listas de exercícios realizados durante o semestre maior ou igual a 5,0 (cinco). Ao final do semestre será realizada prova, versando sobre o conteúdo ministrado, que poderá substituir a menor nota obtida nas avaliações feitas durante o semestre.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Martha, L. F.. Análise de estruturas: conceitos e métodos básicos. Rio de Janeiro, ELSEVIER, 2010.
SOUZA, J.C.A.O., ANTUNES, H.M.C.C. Processos Gerais da Hiperestática Clássica. São Carlos, EESC-USP.
SOUZA, J.C.A.O., ANTUNES, H.M.C.C. Cargas Móveis em Estruturas Lineares. São Carlos, EESC-USP.
SUSSEKIND, J.C. Curso de Análise Estrutural. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro, Ed. Globo.
CAMPANARI, F.A. Teoria das Estruturas. Vol. 1, 2, 3 e 4. Rio de Janeiro. Guanbara 2.
BORESI, A.P., SCHIMIDT, R.J. Estática. São Paulo. Thompson.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0415

Clique para consultar o oferecimento para SET0415

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP