Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0605 - Estruturas de Concreto C
Concrete Structures C

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos fundamentais sobre instabilidade, dimensionamento e verificação de pilares esbeltos, estabilidade global de estruturas de concreto armado, modelos de bielas e tirantes e punção em lajes.
 
 
 
Programa Resumido
Instabilidade, dimensionamento e verificação de pilares esbeltos. Estabilidade global de estruturas de concreto armado. Modelos de bielas e tirantes. Punção em lajes.
 
 
 
Programa
Apresentação da disciplina. Não linearidade física e geométrica. Modelo simplificado de instabilidade. Curvatura. Diagramas de momento fletor, força normal, curvatura. Método geral. Método do pilar padrão acoplado a diagramas de momento fletor, força normal, curvatura. Flexão composta oblíqua. Instabilidade na flexão composta oblíqua. Dimensionamento e verificação de pilares esbeltos. Estabilidade global de estruturas de concreto armado, parâmetros alfa e gama-z, método P-delta. Modelos de bielas e tirantes: fundamentos, regiões B e D, parâmetros de resistência das bielas, tirantes e nós, exemplos de aplicações. Punção em lajes: formas de ruptura de punção, armaduras de punção, método das superfícies críticas e exemplos de aplicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios propostos durante a disciplina.
Critério
Média maior ou igual a 5,0 (cinco) nos exercícios propostos.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ABNT NBR 6118 (2007) - Projeto de estruturas de concreto – Procedimento.
IBRACON (2007). Comentários técnicos e exemplos de aplicação da NB-1, São Paulo, Editora Ibracon.
FUSCO, P. B. (1981). Estruturas de concreto – solicitações normais. Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro.
SANTOS, L. M. (1987). Estado limite último de instabilidade. M-03/87. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
KIMURA, A. (2007). Informática Aplicada em Estruturas de Concreto – Cálculo de Edifícios com o Uso de Sistemas Computacionais. Pini. São Paulo.
VENTURINI, W. S. RODRIGUES, R. O. (1987) Dimensionamento de Peças Retangulares de Concreto Armado Solicitadas à Flexão Reta. EESC/USP, São Carlos.
INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO (1997). Coletânea de trabalhos sobre estabilidade global e local das estruturas de edifícios. São Paulo.
PINHEIRO, L. M., ET AL. (2009) Estruturas de concreto: ábacos para flexão oblíqua. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0605

Clique para consultar o oferecimento para SET0605

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP