Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0617 - Pontes de Madeira
Timber Bridges

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Criar condições para que o aluno projete pontes de madeira com diversos esquemas estruturais, caracterizados pela dimensão do vão livre.
 
 
 
Programa Resumido
Deficiência da infraestrutura viária nacional. Disponibilidade e custo de madeiras nativas e de reflorestamento. Viabilidade técnica e econômica: importância da atualização tecnológica. Esquemas funcionais estruturais e arquitetônicos: harmonia estética. Materiais: preservação, industrialização, classes de resistência, especificações. Normas aplicáveis: ações e segurança, cargas permanentes, móveis, trens tipo: acidentais. Pontes em viga. Pontes em placa. Pontes em treliça. Funcionamento estrutural e dimensionamento do sistema de piso e da estrutura principal.
 
 
 
Programa
Introdução. Sistemas estruturais e construtivos de pontes de madeira. Ações, Ações usuais em pontes de madeira, Combinações de ações,  Projetos de Pontes em Madeira: Ponte em vigas com peças roliças, Ponte em vigas com peças serradas e de Madeira Laminada Colada, Pontes Placas Protendidas, Pontes em Placas Mistas de peças roliças e tabuleiro de concreto, Preservação e Proteção de Pontes em Madeira, Inspeção e Manutenção de Pontes em Madeira, Fundações de Pontes de Madeira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Preleções teóricas. Desenvolvimento de projetos, parte dentro do horário escolar (1 hora), com orientação do professor, e parte fora desse horário. Arguições. T
Critério
A avaliação é feita com base nas notas de três projetos propostos, nas notas semanais de acompanhamento dos projetos e na nota do trabalho extra (estudo alterna
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ANAIS DO I, II, III, IV e V Encontros Brasileiros em Madeiras e em estruturas de Madeira. S.Carlos, 1983 e 1986, 1989, 1992 e 1995.  BAKNT, B., JARGER, L.   Bridge analysis simplified. 1985.                                          Bridge analysis by microcomputer, 1988.  STETNMANN, D.B.  Famous bridges of the world. 1953. TBIRC Timber bridges: design, construction and maintenance. 1991.TBIRC Timber bridges: design, construccion and maintenance. 1991. ABNT NBR 7190/1996 projeto de estruturas de madeira. CALIL JR, C. OKIMOTO, F. Pontes de madeira. Notas de aulas, EESC/USP, 1997, 72p.
 

Clique para consultar os requisitos para SET0617

Clique para consultar o oferecimento para SET0617

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP