Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Geotecnia
 
Disciplina: SGS0302 - Técnicas de Representação em Engenharia Ambiental
Cartography for environmental engineering

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Fornecer os fundamentos e técnicas de representação cartográfica dos componentes do meio ambiente e noções de fotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58613 - Osni Jose Pejon
1927861 - Valeria Guimarães Silvestre Rodrigues
 
Programa Resumido
Representação dos elementos do meio ambiente. Sistemas de projeção cartográfica e orientação sobre superfície terrestre. Mapas analíticos e temáticos. Fotografias aéreas e sensoriamento remoto.
 
 
 
Programa
Elementos do meio ambiente e sua representação cartográfica. Conceitos de Geometria no espaço. Sistemas de coordenadas geográficas. Orientação sobre a superfície terrestre. Escalas. Cartografia analítica e temática - mapas topográficos, mapa de canais de drenagem, mapas geológicos, mapas de solos, mapas de relevo. Conceitos de precisão e exatidão em cartografia. Imagens de sensores remotos - imagens de satélite e radar. Fotografias aéreas - tipos, usos e aplicações, fotogrametria, fotointerpretação, ortofotos. Noções de representação cartográfica em ambiente SIG.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para se avaliar a aprendizagem do estudante, considerando-se os objetivos da disciplina, serão utilizados diferentes métodos, incluindo-se provas e exercícios.
Critério
Duas provas. Provas: 80%. Exercícios: 20%. Média Final: Prova 1 + Prova 2 dividido por 2 x 0,80 + 0,20 Média dos Exercícios. Provas: valor máximo 10. Exercícios (E) valor máximo 10.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Augusto Filho, O. Aplicação de SIG em Geotecnia Ambiental. In: Zuquette, L. V. Geotecnia Ambiental, 2015. p. 343-366.
Pejon, O. J.; Ferreira, M. D. Mapas geotécnicos e geoambientais. In: Zuquete, L. V. Geotecnia Ambiental. 2015. p. 49-80.
 

Clique para consultar os requisitos para SGS0302

Clique para consultar o oferecimento para SGS0302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP