Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Geotecnia
 
Disciplina: SGS0305 - Métodos de Investigação Geológico-geotécnica em Estudos Ambientais
Methods of Geological-geotechnical investigation in Environmental Studies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Apresentar o conjunto de métodos de investigação de superfície e de sub-superfície (diretos e indiretos) utilizados nas caracterizações geológico-geotécnicas que envolvem o meio ambiente. Estabelecer análise crítica que possibilite a escolha e a utilização adequadas das técnicas de investigações disponíveis visando o estudo dos diversos tipos de problemas ambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
587120 - Edmundo Rogerio Esquivel
 
Programa Resumido
Introdução, conceitos e objetivos; Seqüência de estudos rotineiros (usuais); Etapas de Projeto x Métodos de Investigação; Estudos Corretivos e Preventivos: Investigação de Superfície; Investigação de Sub-superfícies - Aplicações/Limitações - Métodos Diretos; Métodos Indiretos (Geofísicos); Métodos Sísmicos; Métodos Elétricos e Eletromagnético; Ensaios em Furos de Sondagem; Ensaios com Traçadores; Instrumentação Hidráulica e Mecânica; Ensaios "in situ" e de Laboratório; Apresentação dos Resultados; Estudo de Casos.
 
 
 
Programa
Introdução, conceitos e objetivos; Seqüência de estudos rotineiros (usuais); Etapas de Projeto x Métodos de Investigação; Estudos Corretivos e Preventivos; Investigação de Superfície; Investigação de Sub-superfície - Aplicações / Limitações - Métodos Diretos; Métodos Indiretos (Geofísicos); Métodos Sísmicos; Métodos Elétricos e Eletromagnético; Ensaios em Furos de Sondagem; Ensaios com Traçadores; Instrumentação Hidráulica e Mecânica; Ensaios "in situ" e de Laboratório; Apresentação dos Resultados; Estudo de Casos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios, projetos e visitas didátias de campo.
ATIVIDADES DISCENTES: estudo, resolução de exercícios e projetos, trabalhos de pesquisa bibliográfica e participação em excursões didáticas (campo).
Critério
Provas, projetos e relatórios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
ATTEWELL & FARMER - 1976 - Principles of Enginnering Geology. Chapman Hall.
DUNICLIFF, J. - 1988 - Geotechnical Instrumentation for Monitoring Field Performance, Joh Willey & Sons, New York, 577 p.
HANNA, T.H. - 1996 - Field Instrumentation in Geotechnical Engineering. Trans Tech Publications, RockPort - MA, 843 p.
KELLY, W.E. e MARES S. - Applied Geophyses in Hydrogeological and Engineering Practice. Elsevier, New York - 1993, 300p.
LUIZ, J.G. - 1995 - Geofísica de Prospecção. Editora Universitária UFPA, Belém, 1995.
OLIVEIRA, A.M.S. e BRITO, S.N. - 1998 - Geologia de Engenharia. - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE). São Paulo, 584p.
SCHNAID, F. 200 - Ensaios de Campo e suas Aplicações à Engenharia de Fundações. Editora Oficina de Textos. São Paulo, 185p.
VOGELSAND, D. - 1995 - Environmental Geophysics. Springer - Verlag, Berlin, 171p.
 

Clique para consultar os requisitos para SGS0305

Clique para consultar o oferecimento para SGS0305

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP