Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Geotecnia
 
Disciplina: SGS0306 - Geossintéticos em Obras de Proteção e Recuperação Ambiental
Geosynthetics applied to Environmental Protection

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno as aplicações dos geossintéticos em obras de proteção e recuperação ambiental dando ênfase às múltiplas funções dos geossintéticos. Aspectos como a drenagem e filtração, a separação, barreiras de silte, reforço de solos e os sistemas de contenção de resíduos e de efluentes que podem ser utilizados com vantagens técnicas e econômicas tanto em obras de proteção ambiental como na recuperação de áreas degradadas e/ou contaminadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5225900 - Jefferson Lins da Silva
 
Programa Resumido
Obras de proteção ambiental: sistemas de contenção de resíduos; lagoas de efluentes, remediação e mitigação de áreas degradadas; Geossintéticos: tipos e aplicações; Geotêxteis, geomantas e geocompostos para a drenagem: tipos, propriedades, ensaios caracterização e desempenho; Drenagem e filtração com geossintéticos. Critérios de filtração com geossintéticos. Detalhes construtivos de obras de drenagem com geossintéticos; Sistemas de drenagem em obras de proteção e de recuperação ambiental; Geogrelhas e geotêxteis para reforço: tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Princípios gerais de reforço de solos. Reforço de solos com geossintéticos. Estruturas em solos reforçados. Detalhamento da construção de obras em solo reforçado; Geomembranas: tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Geocomposto bentonítico: tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Barreiras impermeabilizantes de fundação e de cobertura.
 
 
 
Programa
Obras de proteção ambiental: sistemas de contenção de resíduos; lagoas de efluentes, remediação e mitigação de áreas degradadas; Geossintéticos: tipos e aplicações; Geotéxteis, geomantas e geocompostos para a drenagem: tipos, propriedades; ensaios de caracterização e de desempenho; Drenagem e filtração com geossintéticos. Critérios de filtração com geossintéticos. Detalhes construtivos de obras de drenagem com geossintéticos; Sistemas de drenagem em obras de proteção e de recuperação ambiental; Geogrelhas e geotêxteis para reforço; tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Princípios gerais de reforço de solos. Reforço de solos com geossintéticos. Estruturas em solos reforçados. Detalhamento da construção de obras em solo reforçado; Geomembranas: tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Geocomposto bentonítico: tipos, propriedades, ensaios de caracterização e de desempenho; Barreiras impermeabilizantes de fundação e de cobertura: tipos, especificações, características; Solicitações físicas mecânicas e químicas de geomembranas em sistemas de contenção de resíduos e de efluentes; Aspectos construtivos de barreiras impermeabilizantes e de cobertura; especificações de geossintéticos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas e práticas; microcomputadores; seminários; visitas técnicas.
ATIVIDADES DISCENTES: realizar exercícios, seminários e projetos e participar de visitas técnicas.
Critério
Média ponderada de notas de provas, projetos e seminários.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
SHARMA, H. D. & LEWIS, S.P. (1994) Waste Containement Systems, Waste Stabilization and Landfils. Design and Evaluation - Joh Willy & Sons, Inc. New York;
KOERNER. R.M. (1997) Designing with Geosynthetics, Prentice Hall Inc.;
QIAN, X/; KOERNER, R.M. & GRAY, D.H. (2002) Geotechnical Aspects of Landfill Design and Construction - Prentice Hall, Upper Saddle Riner, New Jersey 07458;
Manual Brasileiro de Geossintéticos, ABINT, 2004;
INGOLD, T.S. (1994) The Geotêxtiles and Geomembranes. Manual, Elsevier, London, 610p.;
VAN ZATEN, R.V. (1986) Geotextiles and Geomembranes in Civil Engineering. A.A. Balkema, Rotherdam, netherlands, 654p.
 

Clique para consultar os requisitos para SGS0306

Clique para consultar o oferecimento para SGS0306

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP