Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Geotecnia
 
Disciplina: SGS0329 - Geologia e Solos I
GEOLOGY AND SOILS I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Propriciar os conceitos básicos sobre os materiais terrestres (em particular solos e rochas) e os processos geológicos, abordando suas origens, composições e propriedades.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3090341 - Rogério Pinto Ribeiro
 
Programa Resumido
Introdução. Tempo geológico. Geosferas. Estrutura interna. Campos naturais. Minerais e rochas. Estruturas geológicas. Classificação de maciços rochosos. Relevo. Intemperismo. Solos classificação genética
 
 
 
Programa
1) Apresentação do curso, Geociência, geotecnia, mio ambiente e engenharia ambiental. Fundamentos; 2) Sistema Terra: Origem e Tempo Geológico; 3) Sistema Terra: Geoesferas. Litosfera. Estrutura interna do Planeta. Gravidade. Magnetismo. Calor interno, Radiação Solar; 4) Sistema Terra: Composição (minerais e rochas). Minerais: origem, propriedades e classificação; 5) Ciclo das rochas. Rochas ígneas. 6) Rochas sedimentares; 7) Rochas metamórficas; 8) Estruturas geológicas. Princípios mecânicos da deformação; regimes rúptil e dúctil; 9) Classificação de maciços rochosos/engenharia e estudos ambientais; 10) Relevo e interação com aspectos geológicos e ambientais; 11) intemperismo e formação dos solos. Perfil de Alteração. Maciços terroso e rochoso; 12) Solos: Classificação genética.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina está estruturada em aulas teóricas e práticas, envolvendo a manipulação de amostras em laboratório, a realização de estudos dirigidos e de viagem didática.
Critério
Média ponderada das notas de prova e das atividades práticas
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Montgomery, C.W. 1992. Environmental geology. W.M.C. Brown Publishers.
Oliveira,A.M.S.; Brito, S.N.A (Eds.). 1988. Geologia de engenharia. ABGE. São Paulo. 586p.
Paraguaçu et al. 1973. Curso prático de geologia geral. São Carlos. EESC/USP. Apostila.
Teixeira et al. (Eds.). 2000. Decifrando a Terra. Oficina de Textos. São Paulo. 558p.
 

Clique para consultar os requisitos para SGS0329

Clique para consultar o oferecimento para SGS0329

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP