Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0314 - Ecologia Geral e Aplicada
General and Apllied Ecology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos um maior conhecimento dos conceitos ecológicos e suas aplicações na manutenção do equilíbrio dinâmico do ambiente (modificações naturais e antrópicas), envolvendo aspectos teóricos e práticos, com ênfase na ciclagem de materiais e energia nos diferentes ecossistemas, visando reconhecer as relações existentes, a capacidade suporte do ambiente e a proposição do desenvolvimento sustentável.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2801320 - Evaldo Luiz Gaeta Espindola
 
Programa Resumido
Ecologia, Ecossistemas, Cadeias e redes alimentares. Estrutura trófica, Pirâmides ecológicas, Fatores limitantes, Dinâmica das populações, Interações ecológicas, Conceitos de habitat e nicho ecológico, Estrutura das comunidades e sucessão, Princípios de fluxo de energia, Energia e diversidade, Modelos de fluxo de energia em diferentes ecossistemas (sistemas terrestre e aquático, áreas urbanas e rurais), Aplicações de ecologia.
 
 
 
Programa
Ecologia, Ecossistemas, Cadeias e redes alimentares. Estrutura trófica, Pirâmides ecológicas, Fatores limitantes, Dinâmica das populações, Interações ecológicas, Conceitos de habitat e nicho ecológico, Estrutura das comunidades e sucessão, Princípios de fluxo de energia, Energia e diversidade, modelos de fluxo de energia em diferentes ecossistemas (sistemas terrestre e aquático, áreas urbanas e rurais), Aplicações de ecologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, experimentos e visitas técnicas. ATIVIDADES DISCENTES: Participar das aulas expositivas, fazer lista de exercícios, relatórios e provas, desenvolver pesquisa experimental e de campo.
Critério
Relatórios, lista de exercícios e provas.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Corson, W. (1993) Manual global de ecologia: o que você pode fazer a respeito da crise do Meio Ambiente. São Paulo, Editora Augustus, 412p.
Gliessman, S.R. (2001) Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável, 2 ed. Porto Alegre, Ed. Universidade/UFRGS
Margalef, R. (1991) - Teoria de los sistemas ecológicos. Universitat de Barcelona. Barcelona. 290p.
Odum, E.P. (1988) - Ecologia. Editora Guanabara S.A. Rio de Janeiro. 434p
Odum, H.T. & Odum, E.C. (1976) - Energy basis for man and nature. McGraw-Hill, inc.. New York. 297p.
Odum, H.T. (1988) - Environmental systems and public policy. University of Flórida. USA. 296p.
Peters, R.H. (1991) - A critique for ecology. Cambridge University Press. Canadá. 366p.
Phillipson, J. (1927) Ecologia energética. Tradução de José Galizia Tundisi. São Paulo, Editora Nacional e Editora da USP, 1969, 93p.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0314

Clique para consultar o oferecimento para SHS0314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP