Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0333 - Concepção e Projeto de Sistemas de Tratamento de Água
Water Sopply Dreatment Systems: Process Selection and Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno os critérios básicos para elaboração das estações de tratamento de água utilizando diferentes tecnologias de tratamento de água para consumo humano e dos resíduos gerados. Os estudantess irão elaborar projetos utilizando as diversas tecnologias de tratamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087710 - Benedito Aparecido dos Santos Rodrigues
 
Programa Resumido
Concepção de Sistemas de Tratamento de Água em Função da Qualidade da Água Bruta; Projeto de ETAs de Ciclo Completo com Emprego da Decantação ou da Flotação por ar Dissolvido por Clarificação; Projeto de ETAs de Filtração Direta Descendente; Projeto de ETAs de Filtração Direta Ascendente; Projeto de ETAs de Dupla Filtração; Projeto de ETAs por Floto-Filtração; Projeto de ETAs de filtração em Múltiplas Etapas - FiME; Métodos Alternativos de Desinfecção e Adsorção em Carvão Ativado; Tratamento dos Resíduos Gerados nas ETAs e Reuso da Água Recuperada.
 
 
 
Programa
1 - Concepção de Sistemas de Tratamento de Água em Função da Qualidade da Água Bruta - Tecnologias de Tratamento de Água e dos Resíduos Gerados nos ETAs; 2 - Projeto de ETAs de Ciclo Completo com Emprego da Decantação ou da Flotação por ar Dissolvido para Clarificação; Características de água bruta; características de coagulação e coagulantes; Parâmetros de projeto (obtidos em instalação Piloto e adotados); Projeto de casa de Química; 3 - Projeto de ETAs de Filtração Direta Descendente; características de água bruta; características da coagulação e da floculação; efeito da floculação; filtros com taxa constante e taxa declinante; mecanismo da coagulação e principais coagulantes; parâmetros de projeto (otimizados em instalação Piloto e adotados); 4 - Projeto de ETAs de Filtração Direta Ascendente; características de água bruta; mecanismo da coagulação e principais coagulantes; parâmetros de projeto (otimizados em instalação piloto com e sem execução de descargas de fundo intermediárias; parâmetros de projetos obtidos em instalações piloto com e sem execução de descargas de fundo intermediárias; parâmetros de projetos obtidos em instalações piloto; 5 - Projeto de ETAs de Dupla Filtração; Características de água bruta; mecanismo da coagulação e principais coagulantes; instalação com baterias independentes de filtros ascendentes e descendentes; instalação com filtros ascendentes/descendentes; variáveis envolvidas e parâmetros de projeto obtidos em instalação piloto; 6 - Projeto de ETAs por Floto-Filtração; características de água bruta; características da coagulação e da floculação; características dos filtros; parâmetros de projeto (obtidos em instalação Piloto e adotados); 7 - Projeto de ETAs de Filtração em Múltiplas Etapas - FiME; características de água bruta; instalações de pré-filtração dinâmica; pré-filtração em pedregulho com escoamento ascendente, descendente ou horizontal e filtração lenta em areia; parâmetros de projetos obtidos em instalação piloto; considerações sobre a operação e manutenção; 8 - Métodos Alternativos de Desinfecção e Adsorção em Carvão Ativado; unidades de pré e de pós-desinfecção; características da água e formação sub-produtos; isotermas de adsorção; parâmetros de projeto de adosrção e da câmara de contato; 9 - Tratamento dos resíduos Gerados na ETAs e Reuso da Água Recuperada; tecnologia de tratamento de água e características do sistema de tratamento dos resíduos; parâmetros de projeto de unidades de tratamento de resíduos; projeto de um sistema de tratamento de resíduos gerados em uma ETA.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, estudos de projetos sobre as diferentes tecnologias de tratamento; elaboração de ante-projetos das diferentes tecnologias de tratamento; visitas técnicas.
ATIVIDADES DISCENTES: elaboração de ante-projetos.
Critério
Avaliação composta por 3 (três) provas, sendo uma substitutiva, e por exercícios sobre as unidades de uma estação de tratamento de água.
Nota Final = 0,4 x MP + 0,6 x MT
MP: média das provas; ME: média de trabalhos
* valor mínimo da média das notas das provas (MP) = 5,0
* valor mínimo da média das notas dos trabalhos e projetos (MT) = 5,0
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
DI BERNARDO, L. Métodos e Técnicas de Tratamento de Água. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL & LUIZ DI BERNARDO 2 V., Rio de Janeiro, 1993 (2005)
DI BERNARDO, L. Algas e suas Influências na Qualidade da Água e nas Tecnologias de Tratamento ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL & LUIZ DI BERNARDO, Rio de Janeiro, 1995.
DI BERNARDO, L., DI BERNARDO, A., CENTURIONE, P.L. Ensaios de Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água RIMA, São Carlos, 2002.
PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO Tratamento de Água de Abastecimento por Filtração em Múltiplas Etapas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Rio de Janeiro, 1999 (Coordenador: Luiz Di Bernardo).
PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO. Noções Gerais de Tratamento e Disposição Final de Lodos de Estações de Tratamento de Água ASOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Rio de Janeiro, 2000 (Coordenação: Marco A.P. Reali).
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0333

Clique para consultar o oferecimento para SHS0333

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP