Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0336 - Projeto de Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias
Design of Wastewater Treatment Plants

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos capacidade de elaborar projetos de sistemas de tratamento de águas residuárias, envolvendo: memorial justificativa e de cálculos, elaborar manual de operação, especificar equipamentos e elaborar planos de controle operacional e de emergência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1096729 - Luiz Antonio Daniel
 
Programa Resumido
Revisão sobre alternativas para tratamento de águas residuárias e legislação sobre padrões de emissão e de qualidade. Formas de apresentação e conteúdo de Relatórios de Avaliação Preliminar (RAP) e de projetos de sistemas de águas residuárias, com base em normas da ABNT e de órgãos de controle da poluição. Equipamentos eletromecânicos e eletrônicos mais utilizados em sistemas de tratamento de águas residuárias (STAR): especificação e manutenção. Projeto e operação de unidades que compõem sistemas de tratamento de águas residuárias. Informatização e automação de STARs. Paisagísmo de STARs. Projeto dos blocos administrativos e operacionais de STARs. Gerenciamento de STARs.
 
 
 
Programa
Revisão sobre alternativas para tratamento de águas residuárias e legislação sobre padrões de emissão e de qualidade. Formas de apresentação e conteúdo de Relatórios de Avaliação Preliminar (RAP) e de projetos de sistemas de águas residuárias, com base em normas da ABNT e de órgãos de controlede poluição. Equipamentos eletromecânicos e eletrônicos mais utilizados em sistemas de tratamento de águas residuárias (STAR): especificação e manutenção. Projeto e operação de unidades que compõem sistemas de tratamento de águas residuárias. Informatização e automação de STARs. Paisagísmo de STARs. Projeto dos blocos administrativos e operacionais de STARs. Gerenciamento de STARs.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão ministradas aulas expositivas convencionais, associadas a apresentação de vídeos e "slides"sobre sistemas de tratamento, visitas a instalações existentes e elaboração de projetos orientados. Além disso os alunos deverão acompanhar a operação (e elaborar relatórios) de estações de tratamento em funcionamento.
ATIVIDADES DISCENTES: em adição às aulas expositivas, os alunos elaborarão dois projetos hidráulicos complementos e efetuarão visitas em 4 ETEs da região (lagoas aeradas; UASB + lodos atividos; reator compartimentado + lagoa aerada e sistema de lagoas de estabilização) para acompanhamento da operação e elaboração de relatório sobre essas ETEs.
Critério
Os alunos serão submetidos a duas provas escritas, sem consulta (1 e 2 bimestres), com peso 7, e, entregarão projetos desenvolvidos durante o curso, com peso 3.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
PAGANINI, W.S. (1997). Disposição de Esgoto no Solo, AESABESP, 2a Ed., 232p.
KELLNER, E.; PIRES, E.C. (1996). Lagoas de Estabilização; projeto e Operação. Rio de Janeiro (RJ). Brasil, Ed. ABES, 241 p.
CAMPOS, J.R. (coord.) (1999). Tratamento de Esgoto Sanitário por Processo Anaeróbio e Disposição Controlada no Solo. RECOPE - PROSAB, São Carlos, SP, Brasil, 344p.
VAN HAANDEL, A.; MARAIS, G. (1999). O Comportamento do Sistema de Lodo Ativado: Teoria e Operações para Projeto e Operação. Universidade Federal da Paraíba - epgraf - Campina Grande, Pb, 477p.
Projetos, de Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias elaborados por docentes do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP a empresas e cidades.
Catálogos de fornecedores de materiais e de equipamentos utilizados em sistemas de tratamento de águas residuárias.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0336

Clique para consultar o oferecimento para SHS0336

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP