Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0348 - Recursos Energéticos e Desenvolvimento
Energy Resources and Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Fornecer os elementos necessários para a avaliação da disponibilidade de energia em uma determinada região e dos impactos causados sobre o meio ambiente na sua geração. Apresentar as principais teorias de desenvolvimento econômico e as relações com a exploração dos recursos ambientais que elas pressupõem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2782466 - Frederico Fabio Mauad
 
Programa Resumido
Recursos energético e matriz energética do Brasil. Disponibilidade de fontes e avaliação do potencial de geração de energia. Usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares. Energia solar. Energia eólica. Energia fóssil. Energia de Biomassa. Imapctos ambientais decorrentes da geração, transmissão, disponibilidade e oferta de energia. Principais características das teorias do desenvolvimento econômico. Desenvolvimento e degradação ambiental. O desenvolvimento auto-sustentado e a economia nos países em desenvolvimento.
 
 
 
Programa
Recursos energético e matriz energética do Brasil. Disponibilidade de fontes e avaliação do potencial de geração de energia. Usinas hidroelétricas, termoelétricas e nucleares. Energia solar. Energia eólica. Energia fóssil. Energia de Biomassa. Impactos ambientais decorrentes da geração, transmissão, disponibilidade e oferta de energia Principais características das teorias de desenvolvimento econômico. Desenvolvimento e degradação ambiental. O desenvolvimento auto-sustentado e a economias nos países em desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, aulas práticas de laboratório e visitas técnicas. ATIVIDADES DISCENTES: Provas, realizações de aulas práticas, exercícios e relatórios.
Critério
MF = 0,7 MP + 0,3 ME maior ou igual a 5,0 onde: MF = média final; MP = média aritmética das quatro provas maior ou igual a 5,0; ME = média dos exercícios.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0348

Clique para consultar o oferecimento para SHS0348

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP