Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0358 - Cinética Aplicada e Cálculo de Reatores
Applied Kinetics and Reactor Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno condições para uma análise cinética global dos processos biológicos através de fundamentos de engenharia das reações bioquímicas. Desenvolver a capacidade de interpretação de dados cinéticos e dos parâmetros cinéticos obtidos através de experimentos. Capacitar o aluno a empregar os conhecimentos cinéticos para simulação, projeto e otimização de reatores biológicos para tratamento de águas residuárias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1532684 - Marcelo Zaiat
 
Programa Resumido
Conceitos Básicos de Cinética Bioquímica; Cinética Enzimática; Cinética Microbiológica; Obtenção e Avaliação de Dados Cinéticos; Introdução ao Projeto de Reatores e Biorreatores; Reatores Ideais Descontínuos e Contínuos. Escoamento Não Ideal em Reatores.
 
 
 
Programa
Parte 1. Reatores Homogêneos: Conceitos Básicos. Cinética Química. Balanço Material em Sistemas Reacionais - Reatores Ideais. Reatores descontínuos. Obtenção e Avaliação de Dados Cinéticos em Reatores Descontínuos. Introdução ao Projeto de Reatores Contínuos. Parte 2. Reações Microbiológicas: Cinética das Reações Enzimáticas. Cinética das Reações Microbiológicas. Introdução ao Projeto de Reatores para Tratamento de Águas Residuárias. Parte 3. Reatores não Ideais: Conceitos Básicos; Curvas de Distribuição de Tempo de Residência (DTR); Técnicas Experimentais de obtenção de Curvas DTR; Modelo de Dispersão; Modelo de Tanques de Mistura em Série.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e atividades de laboratório.
Critério
Avaliações: Duas avaliações serão realizadas em sala de aula, com tempo máximo de 2 horas para realização, sem consulta, e com valor total de 10 pontos cada. Relatórios: Serão formados grupos de 3 a 6 alunos, os quais receberão roteiro da aula prática, contendo material e procedimentos e normas para realização de relatórios. Os relatórios das atividades práticas deverão ser entregues duas semanas após a realização do experimento. Nota Final: A nota final será composta pelas médias das duas avaliações (0 a 10) e dos relatórios (0 a 10), sendo o peso de 80% para avaliações e de 20% para relatórios. A nota final (NF) será calculada pela seguinte expressão: NF=(0,8).(MP) + (0,2).(MR).a Na qual: MP é a média das provas, MR é a média dos relatórios e a é um coeficiente que varia de acordo com MP da seguinte forma: MP >ou= 5,0: a = 1,0 4,0
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: 1. Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 2. A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: a) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); b) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) c) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Bailey, J.E., & Ollis, D.F. Biochemical Engineering Fundamentals. 2nd edition. McGraw-Hill, New York, 1986.Borzani, W., Schmidell Netto, W., Lima, U.A., Aquarone, E. Biotecnologia Industrial: Volume 2: Engenharia Bioquímica. Edgard Blücher, São Paulo, 2001.Da Silveira, B.I. Cinética Química das Reações Homogêneas. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 1996.Fogler, H.S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. 3ª edição. LTC, RJ, 2002.Levenspiel, O. Engenharia das Reações Químicas. 3ª edição. Edgard Blücher, São Paulo, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0358

Clique para consultar o oferecimento para SHS0358

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP