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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0359 - Hidrologia
Hydrology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Desenvolver junto ao aluno a Hidrologia Quantitativa: usar fundamentos de balanços de massa e de energia, com métodos numéricos e de otimização, a solução de problemas hidrológicos considerando os fenômenos de transporte em bacias altamente impactadas, abrangendo a obtenção de dados e o seu tratamento determinístico e estatístico; analisando o comportamento dinâmico da água nas diversas etapas do ciclo hidrológico através de métodos numéricos; identificando a importância da água, em termos quantitativos, no ambiente físico e como recurso econômico, visando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e diálogo multi-disciplinas com disciplinas 
Reconhecer e identificar problemas hidrológicos em necessidades interdisciplinares de usuários possibilitando soluções técnicas diversas com aprendizagem contínua e autônoma Compreender processos e variáveis hidrológicas em problemas associados aos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável considerando sólidos fundamentos da teoria e com ciência
aberta.
Aplicar cálculos determinísticos e probabilísticos para dimensionamento hidrológico e seus fatores e margens de segurança, empreendendo atuação profissional original e com ciência cidadã.
Analisar fundamentos hidrológicos para resolver problemas de adaptação, mitigação e resiliência à não-estacionariedade das mudanças globais, promovendo práxis de soluções baseadas em maturidade e equilíbrio profissional.
Avaliar a otimização e a eficiência econômica de projetos, com sustentabilidade ecológica e justiça hidrossocial, implantando, supervisionando e controlando soluções com habilidade empírica própria frente aos grandes desafios globais.
Formular e conceber soluções hidrológicas inovadoras, úteis para estágios supervisionados e de trabalhos de conclusão de curso (TG), compreendendo as demandas dos usuários da engenharia ambiental e priorizando o espírito criativo, inovador e empreendedor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
 
Programa Resumido
História da Hidrologia. Reservatórios globais da água. Circulação global e regional. Ciclo hidrológico. Balanço Hídrico. Precipitação. Evapotranspiração. Escoamento Superficial. Hidrologia Estatística. Tempo de retorno. Distribuições de probabilidade. Dimensionamento hidrológico. Fator e margem de segurança hidrológicas. Curvas IDF. Solução de problemas hidrológicos para bacias impactadas. Otimização de soluções visando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e áreas multidisciplinares afins.Associar o conteúdo
resumido aos objetivos de aprendizagem com a bibliografia de referência.
 
 
 
Programa
Hidrologia Programa Hidrológico Intergovernamental UNESCO PHI Fase IX (2022-2029). Alcances interdisciplinares: Ecohidrologia, Previsão em Bacias sem Dados (PUB/IAHS), Sociohidrologia e Mudanças (Panta Rhei/IAHS). Reservatórios e componentes. Água Doce no Brasil e no Mundo. Hidrologia, Recursos Hídricos e Balanço Hídrico. Definições básicas. Gerações de balanços com componentes reais e virtuais. Métodos de representação de balanços. Caracterização de impactos ambientais hidrológicos. Fundamentos e instrumentos no arcabouço legal recente. Exemplos hidrológicos de otimização numérica, eficiência econômica de projetos, sustentabilidade ecológica e justiça hidrossocial. Águas Atmosféricas.
Umidade Atmosférica e Precipitação. Precipitação Máxima Provável (PMP). Evaporação e Evapotranspiração. Balanço de Thornthwaite e de Penman-Monteith. Dados Hidrológicos. Análise de consistência. Método de dupla-massa. Modelos de escoamento superficial. Método CN(SCS). Método Green-Ampt. Método de Horton. Hidrograma Unitário. Hidrologia Estatística. Distribuições de probabilidade aplicadas à Hidrologia: Gumbel, log-Pearson III, log-normal. Tempo de retorno. Chuvas Intensas. Curvas IDF. Ietograma e hidrograma de projetos. Dimensionamento hidrológico. Fator e margem de segurança hidrológicas. Curvas de permanência. Fatores de não-estacionariedade. Impactos na sustentabilidade. Exemplos de aplicação de hidrologia para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Resolução de problemas para casos no Brasil e no mundo. Exemplos de impactos ambientais e de medidas de adaptação com base Soluções baseadas na Natureza conforme práticas nacionais internacionais visando infraestrutura hídrica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Aulas expositivas e trabalhos práticos, com princípios, visão, missão, formas, itens e formato de material avaliado, conforme explicado a seguir. PRINCÍPIOS E VALORES DA AVALIAÇÃO: 1.Humanização do Aprendizado, 2. Alcance Social do Ensino-Aprendizagem, 3. Aprendizagem baseado em Problemas, 4. Mérito. VISÃO: Avaliação equilibrada das habilidades, conteúdos e atitudes promovidas na disciplina para as competências do Egresso do Curso. MISSÃO: Transformar a relação “professor-estagiário-aluno” em “ambiente de aprendizagem profissional entre pares de engenharias”. FORMAS DE AVALIAÇÃO: Equilíbrio de habilidades, conteúdos e atitudes existentes na produção do aluno, seja via grupo e/ou individual. ITENS GERAIS DE AVALIAÇÃO: Pesos às atitudes escolhidas da Tabela de Bloom identificadas e sintetizadas como: “Aprendizagem”, “Teoria”, “Originalidade”, “Práxis”, “Empirismo”, “Criatividade" FORMATO DE MATERIAL AVALIADO: Escrito e audiovisual veiculado de forma digital ou impresso. Método: CÁLCULO DE CONCEITO FINAL: Relatórios: Média (entre 0 e 10) das avaliações por competências dos relatórios de todos os problemas produzidos originalmente por Alunos e Supervisionados por Professor e Estagiários Seminários: Média (entre 0 e 10) das avaliações por competências de todos os Seminários Originais por Alunos sobre conteúdo supervisionado por Professor e Estagiários Avaliação da Disciplina : Nota (entre 0 e 10) ao completar Autoavaliação da Disciplina, de forma individual, anônima e independente. Somente para aluno que cumpriu atividades anteriores e com entregas em dia.
Critério
CONCEITO FINAL (MF) = 0,5.Relatórios + 0,45.Seminários + 0,05.Avaliação/Disciplina Resultado: Aprovado’, se MF > = 5 (cinco) As experiências de aprendizagem e os conteúdos serão tratados do ponto de vista prático, a exemplo da realização de projetos, exercícios, seminários, visitas técnicas, simulações, atividade em laboratório, entre outras possibilidades, com pesos equivalentes às atitudes escolhidas identificadas e sintetizadas como: “Aprendizagem”, “Teoria”, “Originalidade”, “Práxis”, “Empirismo”, “Criatividade”.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BALLARIN et al (2022) The Impact of an Open Water Balance Assumption on Understanding the Factors Controlling the Long-Term Streamflow Components, Wat. Res. Res. 58(10): e2022WR032413
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BRASIL (2012) Lei 12.608/12, Sistema Nacional de Proteção Civil, Brasília-DF.
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Complementar
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MENDIONDO, E M (2019) Aprendizado de Recursos Hídricos baseado em Problemas: Antídoto ao Paradoxo da ‘Geração WIFI-Sem-Aprendiz’?, In: XXIII Simp. Bras. Rec. Hídricos, Foz de Iguaçu-PR, https://s3-sa-east-l.amazonaws.com/abrh/Eventos/Trabalhos/107/XXIII- SBRH1369-1-20190507-002333.pdf
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Pró-Reitoria de Graduação (2020) Academia-Comunidade- WOW! – Waters for Our World, 1 de outubro de 2020, Disponível em: https://prg.usp.br/academia-comunidade-wow-waters-for-our-world/
Responsável: Eduardo Mario Mendiondo - USP 3665025
 

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