Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0360 - Recursos Hídricos
Water Resources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Mostrar ao aluno o rio no seu funcionamento natural e a intervenção antrópica visando o uso da água. Mostrar ao aluno os usos dos recursos hídricos, suas demandas e suas limitações. Desenvolver junto ao aluno os procedimentos quantitativos relativos ás técnicas de formação de reservatórios e da implantação dos diversos usos da água, consumptivos ou não, apontando decorrentes impactos socioeconômicos e ambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
85725 - Luisa Fernanda Ribeiro Reis
 
Programa Resumido
O rio em Regime Natural. Barragens e Reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano e Panorama Geral da Engenharia dos Recursos Hídricos. Impactos Ambientais dos Usos da Água. Gestão dos Recursos Hídricos.
 
 
 
Programa
O rio em seu estado natural. Barragens e Reservatórios. Abastecimento Humano. Águas para Agropecuária e Industria. Hidreletricidade. Navegação Interior. Águas Subterrâneas. Gerenciamento dos Recursos Hídricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e trabalhos práticos.
Critério
A avaliação do aluno será realizada através de notas de duas provas escritas e notas de trabalhos práticos. Sendo P a média aritmética das provas e T a média aritmética dos trabalhos práticos. A avaliação final será dada pela média ponderada M= 0,8P + 0,2T. Para aprovação em primeira avaliação, o aluno deverá satisfazer os critérios M>=5,0 e P>=5,0. Os alunos que não forem aprovados em primeira avaliação terão direito ao regime de recuperação definido pela USP desde que M>= 3,0. Ou seja: em data marcada pela EESC/USP se realizará Prova de Recuperação, extensiva, visando toda a matéria, cujo resultado deverá ser igual ou maior que 5,0 para levar à aprovação. Caso contrário se estabelece a reprovação. Ao final do semestre haverá prova substitutiva, que será realizada exclusivamente com vistas à reposição de prova normal a que o aluno não compareceu.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
REBOUÇAS, A. C. et alli, Águas Doces do Brasil – Capital Ecológico, Usos e Conservação, 2a. ed. Escrituras Editora, São Paulo, 2002.GARCEZ, L. N. e ALVAREZ, G. A. – Hidrologia, Editora Edgard Blücher, ISBN 8521201699, 304 pgs, 2004.TUCCI, C.E.M. (organizador) - Hidrologia, Ciência e Aplicação, Coleção ABRH de Recursos Hídricos, vol. 4, EDUSP/ABRH, 1993: 943 p.VILLELA, S.M. & MATTOS, A. - Hidrologia Aplicada, McGraw-Hill do Brasil, 1975: 245 p.LINSLEY, R.K.; FRANZINI, J.B. - Engenharia de Recursos Hídricos, McGraw-Hill do Brasil, EDUSP, 1978: 793 p.DAKER, A. Hidráulica aplicada à agricultura. Livraria Freitas Bastos S.A., 1983, v.1.MOTA, S. (1995). Preservação e Conservação de Recursos Hídricos. ABES. sq. edição.FEITOSA, F. A. C. e MANOEL FILHO, J. - "Hidrogeologia - Conceitos e Aplicações, CPRM, Fortaleza, 391 p., 2000.SCHREIBER, G,.P. - Usinas Hidrelétricas - Editora Edgard Blucher, São Paulo.TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água.2 ed. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 643 p. 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0360

Clique para consultar o oferecimento para SHS0360

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP