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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0360 - Recursos Hídricos
Water Resources

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Mostrar ao aluno o rio no seu funcionamento natural e a intervenção antrópica visando o uso da água. Mostrar ao aluno os usos dos recursos hídricos, suas demandas e suas limitações. Desenvolver junto ao aluno os procedimentos quantitativos relativos ás técnicas de formação de reservatórios e da implantação dos diversos usos da água, consumptivos ou não, apontando decorrentes impactos socioeconômicos e ambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
 
Programa Resumido
O rio em Regime Natural. Barragens e Reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano e Panorama Geral da Engenharia dos Recursos Hídricos. Impactos Ambientais dos Usos da Água. Gestão dos Recursos Hídricos.
 
 
 
Programa
O rio em seu estado natural. Barragens e Reservatórios. Abastecimento Humano. Águas para Agropecuária e Industria. Hidreletricidade. Navegação Interior. Águas Subterrâneas. Gerenciamento dos Recursos Hídricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
AVALIAÇÃO Aulas expositivas e trabalhos práticos, com princípios, visão, missão, formas, itens e formato de material avaliado, conforme explicado a seguir. PRINCÍPIOS E VALORES DA AVALIAÇÃO: 1.Humanização do Aprendizado, 2. Alcance Social do Ensino-Aprendizagem, 3. Aprendizagem baseado em Problemas, 4. Mérito. VISÃO: Avaliação equilibrada das habilidades, conteúdos e atitudes promovidas na disciplina para as competências do Egresso do Curso. MISSÃO: Transformar a relação “professor-estagiário-aluno” em “ambiente de aprendizagem profissional entre pares de engenharias”. FORMAS DE AVALIAÇÃO: Equilíbrio de habilidades, conteúdos e atitudes existentes na produção do aluno, seja via grupo e/ou individual. ITENS GERAIS DE AVALIAÇÃO: Pesos às atitudes escolhidas da Tabela de Bloom identificadas e sintetizadas como: “Aprendizagem”, “Teoria”, “Originalidade”, “Práxis”, “Empirismo”, “Criatividade" FORMATO DE MATERIAL AVALIADO: Escrito e audiovisual veiculado de forma digital ou impresso. MÉTODO CÁLCULO DE CONCEITO FINAL: Relatórios: Média (entre 0 e 10) das avaliações por competências dos relatórios de todos os problemas produzidos originalmente por Alunos e Supervisionados por Professor e Estagiários Seminários: Média (entre 0 e 10) das avaliações por competências de todos os Seminários Originais por Alunos sobre conteúdo supervisionado por Professor e Estagiários. Avaliação da Disciplina : Nota (entre 0 e 10) ao completar Autoavaliação da Disciplina, de forma individual, anônima e independente. Somente para aluno que cumpriu atividades anteriores e com entregas em dia.
Critério
As experiências de aprendizagem e os conteúdos serão tratados do ponto de vista prático, a exemplo da realização de projetos, exercícios, seminários, visitas técnicas, simulações, atividade em laboratório, entre outras possibilidades, com pesos equivalentes às atitudes escolhidas identificadas e sintetizadas como: “Aprendizagem”, “Teoria”, “Originalidade”, “Práxis”, “Empirismo”, “Criatividade”. CONCEITO FINAL (MF) = 0,5. Relatórios + 0,45. Seminários + 0,05. Avaliação Disciplina Resultado: Aprovado’, se MF >= 5 (cinco).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BRASIL (2020) Lei 14.026/20 - Novo Marco de Saneamento Básico, Brasília-DF. BRASIL (2021) Lei 14.119/21 - Pagamento por Serviços Ambientais, Brasília-DF. BRASIL (2012) Lei 12.608/12, Sistema Nacional de Proteção Civil, Brasília-DF. BRASIL (2009). Lei 12.189. Política Nacional sobre Mudança do Clima, Brasília-DF.
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CALIJURI, M C, CUNHA, D F. (2021) Engenharia Ambiental - Conceitos, Tecnologias e Gestão: Conceitos, tecnologia e gestão, ASIN : B07RZ9BNJR, Editora : GEN LTC; 2o edição. 
REBOUÇAS, A. C. et alli, Águas Doces do Brasil – Capital Ecológico, Usos e Conservação, 2a. ed. Escrituras Editora, São Paulo, 2002.GARCEZ, L. N. e ALVAREZ, G. A. – Hidrologia, Editora Edgard Blücher, ISBN 8521201699, 304 pgs, 004.
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LINSLEY, R.K.; FRANZINI, J.B. - Engenharia de Recursos Hídricos, McGraw-Hill do Brasil, EDUSP, 1978: 793 p. 
DAKER, A. Hidráulica aplicada à agricultura. Livraria Freitas Bastos S.A., 1983, v.
1.MOTA, S. (1995). Preservação e Conservação de Recursos Hídricos. ABES.. edição. 
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[SEM AUTOR, SEM DATA] Taxonomia de Bloom: Orientações para redigir competências,
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MENDIONDO, E M (2019) Aprendizado de Recursos Hídricos baseado em Problemas: Antídoto ao Paradoxo da ‘Geração WIFI-Sem-Aprendiz’?, In: XXIII Simp. Bras. Rec. Hídricos, Foz de Iguaçu-PR, https://s3-sa-east-.amazonaws.com/abrh/Eventos/Trabalhos/107/XXIII- SBRH1369-1-20190507-002333.pdf
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Pró-Reitoria de Graduação (2020) Academia-Comunidade-WOW! – Waters for Our World, 1 de outubro de 2020, Disponível em: https://prg.usp.br/academia-comunidade-wow-waters-for-our-world/
 

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