Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0366 - Modelação Matemática de Processos de Interesse para a Engenharia Ambiental
Mathematical Modelling of Environmental Systems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao estudante métodos para simulação computacional de processos que ocorrem na natureza, no tratamento de águas e resíduos. Desenvolve a capacidade do uso da simulação matemática como ferramenta auxilar do projeto e gestão de sistemas ambientais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087641 - Eduardo Cleto Pires
 
Programa Resumido
O desenvolvimento do programa se dará por meio do estudo de casos, que serão propostos pelo instrutor aos alunos, de interesse para a engenharia ambiental. Balanços de massa e energia. Cinética química e bioquímica.
 
 
 
Programa
1 - Modelos: conceitos fundamentais. 2 - Calibração e validação de modelos. 3 - Revisão de equações fundamentais: cinética química e bioquímica; conservação de massa; conservação de energia. 4 - Fundamentos do modelos de processos físico-químicos de tratamento de águas. 5 - Fundamentos dos modelos matemáticos dos tratamentos biológicos de tratamento de águas. 6 - Fundamentos de modelos predator-presa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e relatórios sobre os estudos de caso apresentados para modelação e simulação
Critério
Somatório de notas de projetos (quatro projetos) e provas (três provas). A somatória será multiplicada por 1,0 (um) se a nota do último projeto for igual ou superior a cinco e multiplicada por 0,7 (sete décimos) se a nota do último projeto for inferior a cinco.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
(principal e complementar): Pinto, José Carlos e Lage, Paulo Laranjeira C. Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia Química. Rio de Janeiro. E-papers Serviços Editoriais, 2001. Powell, S.G. e Baker, K.R. A Arte da Modelagem com Planilhas – Ciência da gestão, engenharia de planilhas e arte da modelagem. Rio de Janeiro, LTC, 2006. Von Sperling, M. Estudos e modelagem da qualidade da água de rios, Belo Horizonte, DESA-UFMG, 2007. Weber Jr., W.J. e Di/Gianno, F.ª Process Dynamics in Environmental Systems. New York. J.Wiley & Sons. 1996. Dochain, Denis e Vanrolleghem, Peter A. Dynamical Modelling and Estimation in Wastewater Treatment Processes. London, IWA Publishing, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0366

Clique para consultar o oferecimento para SHS0366

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP