Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0371 - Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais I
Application of Mitigating Actions to Environmetal Impacts: Case Studies I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O curso de Engenharia Ambiental possui Disciplinas Temáticas, responsáveis por alinhavar o conhecimento das demais disciplinas ministradas no curso. São disciplinas sem conteúdo específico, com objetivos de conectar os conteúdos ministrados no semestre. A disciplina SHS0371 é a temática do primeiro semestre do quarto ano do curso (7º período). Nessa disciplina há duas formas principais de ação: (i) projeto com aplicação de todo o conteúdo do quarto ano (mitigação de impactos ambientais) com conexão com os conteúdos anteriores (caracterização ambiental e avaliação de impactos ambientais), (ii) visitas técnicas em empresas de várias tipologias industriais e em áreas impactadas ou de risco. Essas visitas são coordenadas na disciplina de acordo com interesses de todas as outras disciplinas do quarto ano.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1532684 - Marcelo Zaiat
 
Programa Resumido
Como toda disciplina temática do curso de Engenharia Ambiental, não há conteúdo específico. O conteúdo é o ministrado em todas as disciplinas regulares do 7º período do curso.
 
 
 
Programa
Como toda disciplina temática do curso de Engenharia Ambiental, não há conteúdo específico. O conteúdo é o ministrado em todas as disciplinas regulares do 7º período do curso. O projeto tem como objetivo principal a identificação dos impactos ambientais no processo produtivo, a proposição de ações mitigadoras desses impactos e, por fim, o dimensionamento básico dos equipamentos de controle ambiental.

Passo 1. Definição da tipologia industrial
Cada grupo trabalhará com uma tipologia industrial indicada pelo professor já definida no primeiro dia de aula.
Resultado 1: Objeto de trabalho definido.

Passo 2. Definição de empresa (porte, capacidade produtiva, processo a ser utilizado) e alocação física.
O grupo deverá definir o processo a ser empregado e a capacidade produtiva da empresa. Além disso, deverá indicar a localização da empresa na bacia/microbacia hidrográfica indicada.
Resultado 2: Definição do processo, capacidade produtiva e alocação da empresa para desenvolvimento do trabalho ao longo do ano e início do levantamento de dados.

Passo 3. Caracterização do processo industrial
Os alunos deverão estudar o processo industrial completo. Nesses estudos, os alunos, os alunos deverão obter dados para elaborar um fluxograma do processo industrial completo desde a chegada ou prospecção da matéria prima até o produto acabado. As linhas de fluxo de matéria e energia deverão ser definidas, bem como a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
Resultado 3: Elaboração de fluxograma completo do processo industrial.

Passo 4. Elaboração de balanço material e energético no processo industrial
Com o fluxograma definido, com as quantidades de matéria primas processadas e energias requeridas, o grupo estará apto a elaborar os balanços materiais e energéticos no processo industrial estudado.
Resultado 4: Balanços materiais e energéticos definidos.

Passo 5. Estabelecimento dos principais impactos ambientais
Com a caracterização do processo industrial, com o fluxograma do processo definido e com os balanços materiais e energéticos elaborados, os grupos estarão aptos a avaliar os impactos ambientais gerados pelo processo estudado.
Resultado 5: Impactos ambientais avaliados.

Passo 6: Estudo aprofundado de outras empresas do mesmo ramo e de processos industriais alternativos
Por meio de busca na literatura e levantamento do estado da arte do processo estudado, o grupo poderá avaliar se o processo aplicado pela empresa estudada é moderno e eficiente ou se existem outros processos mais eficientes, mais econômicos e com menores impactos ambientais.
Resultado 6: Comparação do processo estudado com outros viáveis.

Passo 7: Proposição de ações mitigadoras dos impactos ambientais
Com base na caracterização do processo, nos balanços materiais e energético e no estudo de outros processos industriais, o grupo deverá propor quais as alternativas escolhidas peara mitigação dos impactos ambientais gerados pelo processo industrial estudado.
Resultado 7. Estabelecimento de propostas de mitigação dos impactos ambientais no meio aquático, terrestre e atmosférico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Projeto, aulas gerais de discussão e visitas técnicas.
Critério
Nota do Projeto (NP) A nota do projeto será uma composição das notas do projeto escrito (P) e seminário (S), aplicado o coeficiente alfa, atribuído nas atividades de andamento dos projetos da seguinte forma: O coeficiente alfa terá valor de 0 a 1 atribuído de acordo com o nível de cumprimento da atividade até o momento: cumpriu integralmente (1), cumpriu adequadamente (0,8), cumpriu parcialmente (0,6), cumpriu parcialmente com deficiências (0,4), cumpriu parcialmente com deficiência graves (0,2), não cumpriu (0,0). O valor final de alfa será a média dos valores atribuídos ao longo do semestre. Nota dos Relatórios de Visitas Técnicas (NR). A nota dos relatórios será uma média de todas as notas atribuídas a todos os relatórios apresentado de 0 a 10. A não participação da visita resultará em nota zero para o relatório. A entrega do relatório é obrigatória e a cada relatório não entregue haverá impacto negativo de 10% na nota final (NF). Relatórios com notas inferiores a 5,0 também penalizarão a nota final (NF) em 5%. A nota final será atribuída da seguinte forma: NF = 0,9 x (NP) + 0,1 x (NR).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia é a relacionada em todas as disciplinas do 7º período do curso.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0371

Clique para consultar o oferecimento para SHS0371

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP