Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0372 - Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais II
Application of Mitigating Actions to Environmetal Impacts: Case Studies II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O curso de Engenharia Ambiental possui Disciplinas Temáticas, responsáveis por alinhavar o conhecimento das demais disciplinas ministradas no curso. São disciplinas sem conteúdo específico, com objetivos de conectar os conteúdos ministrados no semestre. A disciplina SHS0371-Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais I é a temática do primeiro semestre do quarto ano do curso (7º período). Nessa disciplina há duas formas principais de ação: (i) projeto com aplicação de todo o conteúdo do quarto ano (mitigação de impactos ambientais) com conexão com os conteúdos anteriores (caracterização ambiental e avaliação de impactos ambientais), (ii) visitas técnicas em empresas de várias tipologias industriais e em áreas impactadas ou de risco. Essas visitas são coordenadas na disciplina de acordo com interesses de todas as outras disciplinas do quarto ano.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1532684 - Marcelo Zaiat
 
Programa Resumido
Como toda disciplina temática do curso de Engenharia Ambiental, não há conteúdo específico. O conteúdo é o ministrado em todas as disciplinas regulares do 8º período do curso.
 
 
 
Programa
Como toda disciplina temática do curso de Engenharia Ambiental, não há conteúdo específico. O conteúdo é o ministrado em todas as disciplinas regulares do 8º período do curso. O projeto tem como objetivo principal a identificação dos impactos ambientais no processo produtivo, a proposição de ações mitigadoras desses impactos e, por fim, o dimensionamento básico dos equipamentos de controle ambiental. Os passos de 1 a 7 foram cumpridos na disciplina SHS0371-Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais I: Passo 1. Definição de tipologia industrial Passo 2. Definição de empresa (porte, capacidade produtiva, processo a ser utilizado) e alocação física Passo 3. Caracterização do processo industrial Passo 4. Elaboração de balanço de material e energético no processo industrial Passo 5. Estabelecimento dos principais impactos ambientais Passo 6. Estudo aprofundado de outras empresas do mesmo ramo e de processos industriais alternativos Passo 7. Proposição de ações mitigadoras dos impactos ambientais Nesse curso o objetivo será cumprir o último passo: 8. Dimensionamento dos equipamentos de controle ambiental definidos no passo 7 Todas as tecnologias propostas para mitigação dos impactos ambientais deverão ser dimensionadas, levando-se em conta os balanços materiais e energéticos estabelecidos no passo 4. As eficiências necessárias em cada sistema empregado devem levar em consideração os padrões de emissão de poluentes definidos pela legislação. Resultado 8: Dimensionamento de todos os equipamentos e definição de todas as ações para mitigação dos impactos ambientais do processo estudado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Projeto, aulas gerais de discussão e visitas técnicas.
Critério
Nota do Projeto (NP) A nota do projeto será uma composição das notas do projeto escrito (P) e seminário (S), aplicado o coeficiente alfa, atribuído nas atividades de andamento dos projetos da seguinte forma: O coeficiente alfa terá valor de 0 a 1 atribuído de acordo com o nível de cumprimento da atividade até o momento: cumpriu integralmente (1), cumpriu adequadamente (0,8), cumpriu parcialmente (0,6), cumpriu parcialmente com deficiências (0,4), cumpriu parcialmente com deficiência graves (0,2), não cumpriu (0,0). O valor final de alfa será a média dos valores atribuídos ao longo do semestre. Nota dos Relatórios de Visitas Técnicas (NR). A nota dos relatórios será uma média de todas as notas atribuídas a todos os relatórios apresentado de 0 a 10. A não participação da visita resultará em nota zero para o relatório. A entrega do relatório é obrigatória e a cada relatório não entregue haverá impacto negativo de 10% na nota final (NF). Relatórios com notas inferiores a 5,0 também penalizarão a nota final (NF) em 5%. A nota final será atribuída da seguinte forma: NF = 0,9 x (NP) + 0,1 x (NR).
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia é a relacionada em todas as disciplinas do 8º período do curso.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0372

Clique para consultar o oferecimento para SHS0372

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP