Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0374 - Caracterização Ambiental: Bacia Hidrográfica II
Environmental Characterization: River Basin

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
- Identificar, a partir da análise de dados ambientais, sociais e econômicos, as fragilidades e aptidões das bacias hidrográficas em decorrência de seus atributos naturais e da influência das atividades humanas.
- Aplicar metodologias de caracterização ambiental para análise do efeito das atividades antrópicas sobre os meios físico e biótico.
- Utilizar estudos de caso para demonstrar a influência dos padrões de uso e ocupação do solo sobre a qualidade ambiental, integrando noções iniciais de climatologia e hidrologia;
- Integrar a aprendizagem propiciada pelas demais disciplinas do curso de Engenharia Ambiental da EESC oferecidas no mesmo período da matriz curricular (integração horizontal) e pelas disciplinas temáticas anteriores (integração vertical), articulando a transmissão dos conhecimentos e fornecendo elementos de ligação entre os fundamentos teóricos e a sua aplicação prática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5140295 - Davi Gasparini Fernandes Cunha
3665025 - Eduardo Mario Mendiondo
 
Programa Resumido
determinação das suscetibilidades e vocações do meio ambiente e o conceito de sustentabilidade ambiental. Aplicações gerais: aplicar o conteúdo das demais disciplinas do segundo período em exercícios ou estudos de casos que possibilitem o entendimento global da caracterização ambiental.
 
 
 
Programa
características dos meios físico, biológico e antrópico. Formas de representação e apresentação das informações das características ambientais. Caracterização ambiental e sua aplicação em uma bacia hidrográfica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Para se avaliar a aprendizagem do estudante, considerando-se os objetivos da disciplina, serão utilizados diferentes métodos, incluindo-se provas e trabalhos (tais como exercícios e aplicações em estudos de caso).
Critério
Duas provas (P) e trabalhos práticos (T), cada item com valores variando de zero a dez e considerados como sua média aritmética. Provas: 60%. Trabalhos: 40%. Média Final (MF): P x 0,60 + T x 0,40. Aprovação: Média das provas (P) maior ou igual a 5,0. Média Final (MF) maior ou igual a 5,0. Prova substitutiva: valerá a nota obtida na prova substitutiva, independente se menor que a nota da prova que estiver substituindo.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
Mendiondo, E.M. (2006) Novas técnicas de percepção ambiental na bacia hidrográfica para o ensino das engenharias, In: Nídia Pavan Kuri; Antonio Nelson Rodrigues da Silva. (org.). O ensino no campus USP de São Carlos: inovações e inovadores. São Carlos: CETEPE, 2006, v., p. 51-66.

 

Clique para consultar os requisitos para SHS0374

Clique para consultar o oferecimento para SHS0374

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP