Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0380 - Análise de Paisagem
Landscape Analysis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Apresentar os principais conceitos e métodos aplicados na análise de paisagem. Desenvolver no aluno de Engenharia Ambiental a habilidade para aplicar ferramentas computacionais para elaboração de diagnósticos, proposição de cenários e avaliação de alternativas de ocupação do espaço considerando a necessidade de promover a conservação da água, dos solos e da biodiversidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1729874 - Victor Eduardo Lima Ranieri
 
Programa Resumido
Paisagem: estrutura e função; Análise da paisagem por meio de índices; Análise da paisagem aplicada ao planejamento e gestão do espaço.
 
 
 
Programa
- Definição de paisagem, diferentes abordagens. Unidades e elementos de paisagem. Modelo fragmento-corredor-matriz. Implicações das modificações no arranjo estrutural da paisagem sobre processos biológicos e não-biológicos. Análise da paisagem por meio de índices: aspectos teóricos e uso de softwares de análise espacial para o cálculo de características quantitativas de paisagens. Potenciais usos dos conceitos e métodos de análise de paisagem em avaliação de impacto ambiental, planejamento e gestão de áreas protegidas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação: Será realizada uma avaliação (prova) em sala de aula, com tempo máximo de 2 horas para realização, sem consulta. Estudo dirigido: Serão formados grupos de 5 a 6 alunos que realizarão 1 estudo-dirigido a ser apresentado na forma de relatório e na forma oral.
Critério
A nota final será composta pela média da avaliação (0 a 10) e do estudo-dirigido (0 a 10), sendo a primeira peso 1 e o segundo peso 2.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
LANG, S.; BLASCHKE, T. (2009). Análise da paisagem com SIG. São Paulo: Oficina de Textos. McGARIGAL, K. (2015). FRAGSTAS Help. Disponível em: http://www.umass.edu/landeco/research/fragstats/documents/fragstats.4.2pedf METZGER, J. P. (1999). Estrutura da paisagem e fragmentação> análise bibliográfica. An. Acad. Bras, Ci. v. 71, n. 3-I, 445-463. METZGER, J. P. (2001). O que é ecologia de paisagens? Biota Neotropica, v. 1, n. 1/2. METZGER, J. P. (2006). Estrutura da paisagem: o uso adequado de métricas. In: CULLEN, Jr.; VALDARES-PÁDUA, C.; RUDRAN, R.; SANTOS, A. J. (Org.). Métodos de estudos em biologia da consevação e manejo da vida silvestre. 2ed. Curitiba: Ed. Universidade Federal do Paraná, p. 423-453. RANIERI, V. E. L.; E. M. Áreas protegidas: por que precisamos delas?. In: CALIJURI, M. C.; CUNHA, D. G. F. (Org.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. 1ed. São Paulo: Elsevier, 2012, p. 717-740. ROCHA, C. F. D.; BERGALLO, H. G.; VAN SLUYS, M.; ALVES, M. A. S. (2006). Biologia da conservação: essências. São Carlos: Rima. 582 p. VILLARD, M. A.; METZGER, J. P. (2014). Beyond the fragmentation debate: a conceptual model to predict when habitat configuration really matters. Journal pf Applied Ecology, n. 51, p. 309-318. WU, J. (2013). Key concepts and research topics in landscape ecology revisited: 30 years after the Allerton Park workshop, Landscape Ecology, n. 28, p. 1-11.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0380

Clique para consultar o oferecimento para SHS0380

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP