Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Hidráulica e Saneamento
 
Disciplina: SHS0623 - Gestão Ambiental para Engenheiros
Environmental Management for Engineers

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos dos cursos de Engenharia subsídios para a compreensão dos principais processos e mecanismos de alteração no meio decorrentes das atividades antrópicas e sua incorporação em sistemas de gestão do meio ambiente aplicados às organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6593514 - Juliano Jose Corbi
1541913 - Marcelo Montaño
1729874 - Victor Eduardo Lima Ranieri
 
Programa Resumido
Recursos naturais e desenvolvimento. Ciclos biogeoquímicos. Impactos ambientais e poluição. Recursos hídricos - usos múltiplos e escassez. Controle da poluição hídrica. Gerenciamento de resíduos sólidos. Gestão na esfera pública e privada - instrumentos. Sistemas de gestão ambiental de empresas.
 
 
 
Programa
Recursos naturais e desenvolvimento. A evolução do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Ciclos biogeoquímicos. Interferências provocadas por ação humana. Problemas ambientais globais. Impactos ambientais e poluição. Principais poluentes gerados nas indústrias para diferentes tipologias. Recursos hídricos. Requisitos de qualidade e usos múltiplos. Escassez (quantidade x qualidade). Características e controle da poluição hídrica. Noções gerais sobre sistemas de tratamento de águas residuárias industriais. Resíduos sólidos: caracterização, classificação e fontes de geração na indústria. Gerenciamento de resíduos sólidos industriais. Problemas ambientais locais. Sistemas de gestão ambiental na esfera pública e privada. Licenciamento ambiental - fundamentos. Gestão ambiental de empresas: abordagem corretiva e preventiva. Instrumentos de gestão ambiental em empresas. Série de normas ISO 14000. Certificação ambiental de SGAs.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios de aplicação (em grupo) e avaliação individual.
Critério
Média das notas dos exercícios e da avaliação.
Norma de Recuperação
Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
     
BARBIERI, José Carlos (2004). Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo, Editora Saraiva, 328p.:
DIAS, Reinaldo (2004). Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo, Editora Atlas, 196p.;
RÖMM, Joseph J. (2003). Empresas eco-eficientes; como as melhores empresas aumentam a produtividade e os lucros reduzindo as emissões de poluentes. São Paulo, Signus Editora, 300p.;
BRAGA, Benedito et al. (2002). Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo, Prentice Hall;
DERISIO, José Carlos (2000). Introdução ao controle da poluição industrial. São Paulo, Editora Signus, 3ª edição, 192 p.
 

Clique para consultar os requisitos para SHS0623

Clique para consultar o oferecimento para SHS0623

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP