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Júpiter - Sistema de Graduação

Licenciatura em Ciências Exatas - São Carlos
 
Licenciatura em Ciências Exatas
 
Disciplina: SLC0571 - Prática do Ensino de Química
Supervised Preservice Chemistry Teaching

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 300 h ( Estágio: 180 h , Práticas como Componentes Curriculares = 120 h )
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
O programa e as atividades da disciplina Prática de Ensino para a Licenciatura têm como finalidade preparar o licenciando para o exercício do magistério em Química para o Ensino Médio, e Ciências Físicas e Biológicas para o Ensino Fundamental. O programa da disciplina tem ainda como objetivos:
1. Analisar os currículos de Química e Ciências, em vigor no ensino médio e fundamental, respectivamente.
2. Planejar e executar minicursos de Química e Ciências, juntamente com os instrumentos e processos de avaliação;
3. Produzir e aplicar nos minicursos material didático.
 
 
 
Programa Resumido
1. Projetos de ensino de Química e Ciências.
2. Guias curriculares para o Ensino Fundamental e Médio.
3. Planejamento curricular.
4. Instrumentos e processos de avaliação.
5. Avaliação e seleção de material didático.

Métodos utilizados:
1. Aulas expositivas;
2. Trabalho em grupo;
3. Seminários;
4. Trabalhos individuais.

Atividades discentes:
1. Planejamento e execução de trabalhos práticos ligados aos mini cursos.
2. Realização de estágio supervisionado em escola secundárias.
3. Realização dos trabalhos práticos programados pela disciplina.
 
 
 
Programa
1. Projetos de ensino de Química e Ciências.
2. Guias curriculares para o Ensino Fundamental e Médio.
3. Planejamento curricular.
4. Instrumentos e processos de avaliação.
5. Avaliação e seleção de material didático.

Métodos utilizados:
1. Aulas expositivas;
2. Trabalho em grupo;
3. Seminários;
4. Trabalhos individuais.

Atividades discentes:
1. Planejamento e execução de trabalhos práticos ligados aos mini cursos.
2. Realização de estágio supervisionado em escola secundárias.
3. Realização dos trabalhos práticos programados pela disciplina.
Essa disciplina não inclui atividades experimentais em laboratório didático.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, relatórios e outros trabalhos a critério do docente.
Critério
No início das aulas o aluno será informado dos critérios adotados para aprovação na disciplina.
Norma de Recuperação
Dada a natureza da disciplina, NÃO SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO.
 
Bibliografia
     
a) Textos:
ANNA M. P. DE CARVALHO - "Prática de Ensino". 2a ed. Livraria Pioneira Editora, 1987.
IRENE MELLO CARVALHO - "O Processo Didático". 6a ed. Edit. Fund. Getúlio Vargas, 1987.
MARCO ANTONIO MOREIRA e ROLANDO AXT - "Tópicos em ensino de ciências". Sagra Porto Alegre, 1991.
G.R.E.F. - "Física", vol. 1 e 2. EDUSP 1991.
J. C. LIBÂNEO - "Didática". Cortez Editora, S.Paulo, 1990.
b) Revistas dedicadas ao ensino:
"Journal of College Science Teaching", "School Science Review", "Science Education", "Science Teacher", "Physics Teacher", "Cadernos catarinenses de física", "Revista brasileira de ensino de física", "Journal of Chemical Education".
 

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